domingo, 21 de janeiro de 2024

NOS QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA



 Meia-dúzia de golos dá bilhete para os quartos

Benfica eliminou o Famalicão, atual detentor da Taça de Portugal.
O Benfica foi, na manhã deste domingo, 21 de janeiro, a casa do Famalicão vencer o atual detentor da Taça de Portugal feminina de futebol, por 0-6. Com este resultado, as águias avançam para os quartos de final da prova-rainha.
Depois de um pequeno imprevisto que atrasou em meia hora o início do duelo – previsto para as 11h00, começou às 11h30 –, entrou muito bem o Benfica, a pressionar, e à primeira oportunidade não desperdiçou. Remate de pé direito de Lúcia Alves no interior da área, pela direita, e, aos 3', estava feito o 0-1, o primeiro golo da conta pessoal da camisola 13 das encarnadas.
Em apuros, a formação minhota estava com sérias dificuldades em reagir e em visar a baliza de Rute Costa. Do outro lado, um Benfica com pressão alta, a chegar com alguma facilidade às redes de Luísa Pinheiro, que, aos 17', não conseguiu impedir o segundo golo da manhã, novamente por Lúcia Alves. Assistência de Ana Seiça para o remate fortíssimo da defesa do Benfica, que, com um pontapé de longe de pé direito, assinou o bis (0-2).
As oportunidades iam-se sucedendo do lado das encarnadas e, ao minuto 20, Andrea Falcón esteve muito perto do 0-3. Valeu, às minhotas, a trave para impedir o sucesso do cabeceamento da avançada.
Mas o golo chegaria 20 minutos depois. Após algum sufoco na área do Famalicão, Andreia Faria assistiu o cabeceamento de Jéssica Silva para o 0-3 (41'), resultado com que se atingiu o intervalo, mas que poderia ter sido, pelas oportunidades criadas, mais dilatado.
O Famalicão entrou mais reativo na segunda metade e, aos 50', teve a primeira boa oportunidade da manhã. Estava atenta Rute Costa, que ainda teve de se esticar para impedir o golo.
O 0-4 chegaria aos 59 minutos. Boa recuperação de bola do lado das encarnadas, com Marie Alidou, assistida por Lúcia Alves, a tentar um primeiro remate para a defesa de Luísa Pinheiro. Na recarga, a média canadiana atirou a contar.
O domínio encarnado era, nesta altura, menos acentuado, mas suficiente para dilatar a vantagem, com Andrea Falcón, de pé esquerdo, a fazer a mão-cheia de golos (0-5 aos 65').
Já nos descontos (90'+2'), Lara Martins fecharia a contagem (0-6), depois de uma boa assistência de Daniela Silva, que regressara à competição após uma longa paragem por lesão.
O Benfica venceu, garantiu presença nos quartos de final da Taça de Portugal e centra agora atenções no jogo da 5.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, diante das suecas do Rosengard. O duelo está agendado para as 17h45 de quinta-feira, 25 de janeiro, no Malmö Idrottsplats, na Suécia.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Primeiro que tudo, dar os parabéns ao Famalicão, e depois darmos também aqui a nota daquilo que tinha sido falado antes do jogo, que era a importância da resposta da equipa após o empate com o Racing Power. Acho que ficou nítido que a equipa reagiu bem a isso, está bem e conseguimos fazer um jogo bastante competente. Era um jogo que sabíamos que, sendo de Taça, seria sempre difícil. Todas as equipas querem tentar seguir em frente, e nós fomos bastante competentes na gestão da bola, do jogo, na forma como explorámos os espaços, na forma como conseguimos variar o centro do jogo. Fomos fortes em situações de cruzamento e temos de continuar a melhorar nas situações de finalização, porque continuamos a falhar bastantes golos. Mas, no cômputo geral, foi uma exibição bem conseguida da nossa parte e uma boa resposta, tendo em conta o último jogo. Mostrámos que continuamos fortes. [Regresso de Daniela Silva] É mais uma jogadora que vem ajudar e, felizmente, estamos a conseguir recuperar bastantes jogadoras que vinham da época passada com lesões. Mais uma jogadora para ajudar o grupo de trabalho a continuar a ter sucesso."
Famalicão-Benfica
0-6
Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão
Onze do Benfica
Rute Costa, Ana Seiça, Carole Costa, Laís Araújo, Andreia Faria, Andreia Norton, Anna Gasper, Lúcia Alves, Andrea Falcón, Marie Alidou e Jéssica Silva
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Christy Ucheibe, Lara Martins, Amélia Silva, Daniela Silva, Matilde Silva e Beatriz Nogueira
Onze do Famalicão
Luísa Pinheiro, Sara Monteiro, Raquel Infante, Neuza Besugo, Regina Pereira, Carolina Pocinho, Sara Pavlovic, Andrea Mirón, Patrícia Dias, Mackenzie Cherry e Sara Brasil
Suplentes
Gabrielli Croco, Mariana Lima, Matilde Fidalgo, Maria Rodrigues, Kristina Maksuti, Maria Negrão, Amber Tripp, Ana Rocha e Leandra Pereira
Ao intervalo 0-3
Golos
Benfica: Lúcia Alves (3' e 17'), Jéssica Silva (41'), Marie Alidou (59'), Andrea Falcón (65') e Lara Martins (90'+2')

Sem comentários:

Enviar um comentário