segunda-feira, 7 de outubro de 2024

VITÓRIA PECA POR ESCASSA



 A equipa feminina do Benfica superou o Marítimo, por 2-0, em jogo da 5.ª jornada da Liga BPI.

A equipa feminina de futebol do Benfica recebeu neste sábado, 5 de outubro, o Marítimo, no Benfica Campus, em jogo da 5.ª jornada da Liga BPI. As tetracampeãs nacionais venceram por 2-0, com golos de Marie Alidou e Cristina Prieto.
Antes de a bola começar a rolar, momento especial para Andreia Faria, que recebeu das mãos do vice-presidente Fernando Tavares uma placa alusiva aos 200 jogos de águia ao peito, atingidos no duelo com o Famalicão. Atualmente, a média totaliza 202 encontros.
Houve ainda um minuto de silêncio em memória do antigo árbitro Veiga Trigo e também de João Rodrigues, emérita figura do futebol português, ambos recém-falecidos.
Com o esférico em ação, não foi preciso esperar muito para que as encarnadas inaugurassem o marcador. Nycole Raysla, no lado esquerdo do ataque, assistiu Marie Alidou, e esta, com um toque de classe, picou a bola por cima do corpo da guardiã do Marítimo, fazendo assim o 1-0, aos 6'. Uma oportunidade, um golo.
Instaladas no meio-campo contrário, as águias pressionaram em busca de aumentar a contagem. O lado direito foi o preferido, com Chandra Davidson como principal agitadora.
O balanceamento ofensivo das jogadoras orientadas por Filipa Patão não permitiu às madeirenses grandes subidas à área encarnada.
Aos 23', o 2-0 esteve, mais uma vez, à vista. Andreia Norton ganhou a bola em plena grande área, tirou duas adversárias da frente, atirou, mas viu o esférico ser bloqueado por uma defensora contrária.
No minuto seguinte foi Cristina Prieto a estar muito perto do segundo. Novamente Nycole Raysla na jogada, pela ala esquerda, com a jogadora brasileira a dar para a avançada espanhola, que rematou ao lado. Cheirava a golo no Benfica Campus...
No mesmo minuto 32, duas oportunidades para as tetracampeãs nacionais. Primeiro, Andreia Norton, no coração da área, a atirar na direção do alvo, mas a ver o esférico ser desviado por Sade Henrichs, cedendo canto.
Na sequência do pontapé de canto, Marit Lund colocou, de forma tensa, a bola na área, mas não surgiu ninguém para a emenda.




Pouco depois (33'), a nota negativa do encontro, com Pauleta a lesionar-se sozinha, e a ser obrigada a abandonar o terreno de jogo, cedendo o lugar a Anna Gasper.
A dois minutos dos 45', golo anulado ao Benfica. A guardiã Nicole Panis não conseguiu segurar uma bola oriunda da esquerda do ataque encarnado, o esférico sobrou para Cristina Prieto, que o colocou no fundo das redes. Contudo, antes, Chandra Davidson terá atingido a guarda-redes, ainda que "a meias" com uma atleta do Marítimo. O VAR confirmou a decisão da árbitra.
Assim, o intervalo chegou com uma vantagem mínima para as águias (1-0), que foram para os balneários com a sensação de que o resultado pecava por muito escasso.
A segunda parte começou com novo golo não validado ao Benfica. No lado direito do ataque encarnado, Marit Lund cruzou para o interior da área, Carole Costa desviou, mas viu a guarda-redes defender para o lado esquerdo. A defesa foi em busca da recarga, captou a bola e colocou-a na pequena área, onde apareceu Marie Alidou a desviar para o fundo das redes.
Porém, no momento em que Carole Costa captou o esférico, este teria já transposto a linha final, num lance que deixa muitas dúvidas. A decisão não foi alterada pelo VAR.
Mas à terceira foi de vez. Lançada por Nycole Raysla, Anna Gasper serviu Cristina Prieto, e esta recebeu a bola, parou-a, rodou sobre si e atirou a contar (2-0, aos 60'). Mais um jogo, mais um golo para a avançada espanhola, que leva 12 tentos em 11 desafios de águia ao peito.
Cinco minutos volvidos, grande defesa de Nicole Panis. Em zona frontal, Marie Alidou recebeu o esférico e desferiu um forte e colocado remate, que só não deu em golo devido a uma excelente estirada da guarda-redes do Marítimo (65').
Menos intenso do que os primeiros 45 minutos, o segundo tempo teve poucas oportunidades, mas as encarnadas mantiveram sempre o controlo total do jogo.
O melhor que o Marítimo conseguiu em todo o jogo foi enviar uma bola à barra, num balão de Paula Fernandes, em que o esférico desceu e bateu na trave (72').
Já dentro do período de compensação, Marie Alidou voltou a ficar muito perto de bisar. Primeiramente de cabeça, com a guardiã contrária a defender para a frente. Depois, na recarga, a jogadora canadiana atirou a rasar o poste (90'+6').
Um minuto depois, apito final no Benfica Campus, com as águias a vencerem por 2-0, um resultado que sabe a pouco, tal o seu domínio e caudal ofensivo.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Dar os parabéns ao Marítimo, é sempre uma equipa que tenta criar problemas, muito organizada e com muito bons princípios. Sabíamos que era importante entrarmos fortes, com intensidade, com velocidade, com as nossas dinâmicas. Estamos em crescendo e vamos querer continuar este processo de evolução e desenvolvimento para ter ainda melhores jogos. [O resultado] Pecou por escasso, mas foi um muito bom jogo da nossa parte. Estamos melhor, de dia para dia, e é esse o nosso objetivo. Continuar a crescer para atingir o ponto que queremos na época, que é um jogo com mais golos, um jogo com maior domínio, mas hoje estou muito contente com as minhas atletas."
Marie Alidou (média do Benfica): "Estou feliz pela vitória. Era importante, para nós, voltar a vencer depois do que nos aconteceu na Champions. É bom vencer, estamos felizes pela vitória."
Segue-se agora uma deslocação a Vila Verde, para defrontar o Länk Vilaverdense, em desafio da 6.ª jornada da Liga BPI, agendado para sábado, 12 de outubro, às 11h00.
Liga BPI | 5.ª jornada | 05/10/2024
Benfica-Marítimo
2-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Pauleta (Anna Gasper, 36'), Marit Lund, Marie Alidou, Andreia Norton (Letícia Almeida, 73'), Beatriz Cameirão, Nycole Raysla (Joana Silva, 73'), Chandra Davidson (Jody Brown, 73') e Cristina Prieto (Lara Martins, 77')
Suplentes
Rute Costa, Laís Araújo, Joana Silva (73'), Anna Gasper (36'), Andreia Faria, Letícia Almeida (73'), Neide Guedes, Lara Martins (77') e Jody Brown (73')
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Marítimo
Nicole Panis, Jenna Holtz, Sade Henrichs, Paula Fernandes, Joana Silva (Catarina Abreu, 84'), Telma Pereira (Inês Freitas, 64'), Shelby High, Jana Radosavljevic (Lara Costa, 74'), Sara Ferreira (Sara Bermell, 74'), Érica Costa (Fatumata Siesse, 64') e Sofia Lewis
Suplentes
Bárbara Santos, Carla Gonçalves, Diana Freitas, Catarina Abreu (84'), Lara Costa (74'), Inês Freitas (64'), Sara Bermell (74') e Fatumata Sisse (64')
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica: Marie Alidou (6') e Cristina Prieto (60')

Sem comentários:

Enviar um comentário