terça-feira, 7 de abril de 2026

A SAGA DOS EMPATES



 Em desafio da 28.ª jornada da Liga Betclic, e após desperdiçar várias oportunidades de golo, o Benfica empatou (1-1) na visita ao Estádio Municipal de Rio Maior, onde defrontou o Casa Pia, nesta segunda-feira, 6 de abril.

Naquele que foi o seu jogo 50 enquanto treinador do Sport Lisboa e Benfica, José Mourinho lançou Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Schjelderup, Lukebakio, Rafa e Pavlidis.
Em relação ao último encontro, frente ao Vitória SC (3-0), António Silva, Lukebakio e Rafa entraram no onze; Tomás Araújo, Prestianni e Sudakov saíram.
Em Rio Maior – onde a maioria das cadeiras estava pintada de vermelho e branco –, foi de Richard Ríos o primeiro lance de frisson. Servido por Dahl, o internacional colombiano, ainda distante das redes e descaído no lado esquerdo do ataque, atirou muito forte e colocado, valendo aos anfitriões uma boa estirada de Patrick Sequeira (9').




Muito disputado a meio-campo, o jogo foi decorrendo com a bola longe das balizas, embora o Benfica passasse mais tempo nas imediações da área do Casa Pia.
Numa das suas várias incursões no ataque, Bah combinou com Pavlidis, recebeu do avançado grego, e, no momento em que controlou a bola, foi desarmado pela abordagem ríspida de David Sousa, que tocou para canto. O lance foi analisado pelo VAR, que não viu motivos para grande penalidade (26').
Na sequência do canto – cobrado por Lukebakio –, na tentativa de afastar o esférico, David Sousa cabeceou para o poste da própria baliza. No ressalto, o esférico acabou por resvalar no braço do jogador casapiano. O árbitro mandou jogar, após indicação do VAR (27').
O Benfica voltou a estar muito próximo de marcar, corria o minuto 40. No lado esquerdo, Dahl serviu Rafa no interior da área. Com um toque de cabeça, o camisola 27 lançou Schjelderup, que recebeu, controlou e cruzou para Pavlidis cabecear ao lado.
Aos 44', oportunidade de golo em dose dupla. Num livre cobrado por Lukebakio, Bah falhou o remate, mas a bola foi na direção de Pavlidis, que, com um pontapé acrobático, só não marcou porque Patrick Sequeira fez uma defesa por instinto.
A bola continuou jogável, regressou aos pés de Bah, e este serviu Rafa, que, à entrada da área, colocou a pedir um desvio, que nem António Silva, nem Richard Ríos conseguiram fazer. Antes, o esférico tocou num adversário, tendo sido assinalado pontapé de canto.




Já dentro dos 4 minutos de compensação concedidos pelo árbitro, Schjelderup voltou a estar em evidência. Lukebakio recebeu de Rafa, ensaiou o remate, mas escorregou. A bola sobrou para o camisola 21, que trabalhou e conseguiu arranjar uma nesga de espaço para visar a baliza, atirando rente à barra (45'+3').
No último lance do 1.º tempo, a única situação de perigo para o Casa Pia. Rosas surgiu na grande área encarnada, tentou fazer a bola passar por Trubin, mas o guarda-redes encarnado fez uma boa intervenção. O esférico continuou na posse dos casapianos, com Morais a rematar e Barrenechea a afastar, numa altura em que era o último jogador antes da linha de golo.
Pouco depois, soou o apito para o final da 1.ª parte, e era o nulo que imperava.
Sempre com um forte apoio vindo da bancada, aos 48', os encarnados estiveram muito perto de fazer mexer o marcador. Passe de Bah na direção da área, Pavlidis simulou e deixou passar para Rafa, colocando-o em excelente posição. O avançado luso recebeu, controlou e rematou cruzado, mas ao lado do poste esquerdo.
Dez minutos depois, José Mourinho mexeu pela primeira vez na equipa, colocando Prestianni no lugar de Lukebakio.
Foi já com o internacional argentino em campo que as águias voltaram a cheirar o golo. Canto no lado direito do ataque, e a bola afastada pela defensiva anfitriã a chegar aos pés de Rafa. De trivela, o camisola 27 chamou Otamendi a jogo, com o capitão a desviar para a boca da baliza, onde Richard Ríos e Pavlidis chegaram ligeiramente atrasados para a emenda (61').
O Benfica insistia no ataque e usava o corredor esquerdo como o caminho preferencial para chegar à área do Casa Pia. Foi exatamente por aí que Schjelderup surgiu para, após trabalhar bem perante um adversário, colocar a bola rasteira para Richard Ríos. Porém, por muito pouco, o médio não conseguiu desviar para a baliza (64').
Mas foi pelo lado direito que as águias chegaram ao golo. Richard Ríos lançou Prestianni, o argentino, com uma finta desconcertante, tirou Rosas da jogada e cruzou para Schjelderup cabecear para a... cabeça de Richard Ríos, que emendou para dentro (0-1, aos 68'). Foi o 5.º golo do médio internacional colombiano com a camisola do Benfica.




Quando o jogo retomou, já Sudakov estava em campo, rendendo Rafa (70').
O Benfica parecia ter o comando do jogo, mas, aos 78', o Casa Pia chegou à igualdade. Pontapé de baliza de Patrick Sequeira, Cláudio Mendes ganhou a bola no miolo do terreno, e, após uma sucessão de ressaltos, Livolant entrou na área e, numa tentativa de corte de António Silva, o esférico sobrou para os pés de Rafael Brito, que rematou para o fundo das redes (1-1, aos 78').
Na resposta, Schjelderup apareceu em excelente posição, tirou 2 adversários do caminho, mas, na hora de atirar à baliza, escorregou e a bola ficou nas mãos do guardião Patrick Sequeira (80').
À procura de maior frescura e presença na área, José Mourinho lançou Ivanovic para o lugar de Bah, e Anísio Cabral para o de Barrenechea, esgotando, assim, as alterações, aos 81'.
Três minutos após entrar em campo, Anísio Cabral ficou perto de voltar a colocar o Benfica na frente. Pela esquerda, Pavlidis endossou para Dahl, o sueco colocou no interior da área, onde, após alguma confusão, a bola chegou ao jovem avançado, que rematou em direção à baliza. O esférico sofreu um desvio num defensor contrário, mas o árbitro assinalou pontapé de baliza (84').
O Casa Pia ia gastando tempo, o árbitro deixava e o jogo entrou nos 6 minutos de tempo adicional. Neste período, as águias tentaram de todas as formas chegar à área adversária, mas os casapianos, muito compactos a defender e em grande número, conseguiram manter a sua baliza a salvo até ao final do encontro (1-1).
Os encarnados voltam a entrar em campo às 18h00 de domingo, 12 de abril. No Estádio da Luz, o Benfica recebe o Nacional da Madeira, em partida da 29.ª jornada da Liga Betclic.
SL Benfica

AS NOTAS DOS JOGADORES DO BENFICA

O melhor em campo: Richard Ríos (7)
Acordou os benfiquistas ao minuto 9, com disparo forte de fora da área, que obrigou Sequeira a entrar ao serviço com uma boa parada. Aos 18 minutos assumiu a execução de um livre, mas a bola saiu um pouco acima da trave. Entre os remates, foi organizando e controlando a construção ofensiva do Benfica, estava em todo o lado. Aos 23', recuperou a bola no seu meio-campo, disparou, fuga vertical, mas no momento de fazer o passe fatal junto à área do Casa Pia errou. Empurrou a bola de Schjelderup para o 1-0, bem merecido por tudo o que fez em campo. Não foi perfeito, mas foi o jogador que assumiu, que arriscou, que nunca se escondeu e deixou a pele em campo. Mesmo depois de 1-1 foi ele quem mais trabalhou para levar a equipa até à área do Casa Pia.






Trubin (6) — Saiu da baliza do Benfica para intercetar um cruzamento para a área, aos 19', e aos 45+5' foi rápido a fazer a mancha, neutralizando a melhor tentativa de golo do Casa Pia na primeira parte. Depois, na recarga, contou com a preciosa ajuda de Barrenechea. Segundo tempo ainda menos trabalhoso, mas amargo em função do golo sofrido.
Bah (5) — Começou por sobressair com um cruzamento mal medido e aos 26' caiu na área do Casa Pia e os benfiquistas ficaram a pedir penálti. Foi subindo de produção e aos 44' quase fazia assistência com o joelho para Pavlidis. Aos 48' meteu bola boa em Rafa e foi combinando coisas boas com coisas (muito) menos boas.
António silva (5) — Competente do ponto de vista defensivo e com vontade de fazer qualquer coisa no ataque. Foi inglória a forma como se envolveu no lance do 1-1, pois deu um toque na bola que acabou por ser a assistência involuntária para Rafael Brito materializar o 1-1.
Otamendi (5) — As palavras boas dedicadas a António Silva servem-lhe na perfeição. Mas também teve as suas questões. Aos 61' surgiu nas costas da defesa do Casa Pia e não se percebeu bem se tentou passar ou rematar, mas a bola não foi ter com um colega e também não entrou na baliza, só andou lá perto. E errou alguns passes.
Dahl (5) — Aos 34' errou passe e permitiu contra-ataque do Casa Pia, que acabaria por neutralizar, beneficiando de boa reação defensiva e de um mau passe do adversário. Envolveu-se mais no ataque no segundo tempo, algumas combinações com Schjelderup.
Barrenechea (5) — É o seu estilo, corta, passa, ocupa espaço, faz marcação. Muitos não gostam, pois não acrescenta o suficiente ao futebol ofensivo, mas deu jeito em cima do intervalo, pois estava no sítio certo para intercetar bola disparada para a baliza.
Lukebakio (5) — Apontou um canto ao minuto 27' que ia dando golo de... David Sousa. Jogador do Casa Pia acertou no próprio poste, que sorte! Aos 35' assumiu a finalização e disparou de longe, mas a bola saiu longe do alvo. Aos 37', em posição frontal, a bola foi ter com ele, mas tratou-a mesmo mal com o pé direito, mal lhe acertando. Aos 45+4' entrou na área com a bola controlada, esperou, esperou e quando pensou rematar... escorregou. Saiu aos 58'.
Rafa (5) — Uma tabela com Schjelderup, um toque de calcanhar na área, mais uma tabela com Schjelderup. Foi a primeira parte. Aos 48', isolado, atirou ao lado, aos 61' o melhor momento no jogo: que passe para Otamendi! E foi tudo.
Schjelderup (7) — Dinâmico, confiante, criativo, todos os caminhos do ataque do Benfica foram ter com ele. Aos 40' trabalhou bem e colocou a bola, com qualidade, à disposição de Pavlidis, que errou o alvo. Teve a sua oportunidade de visar a baliza em cima do intervalo e não errou por muito. Bom passe para Rafa aos 58' e assistiu, de cabeça, Ríos para o 1-0, aos 68'. Aos 80' simulou, simulou e caiu, perdendo grande ocasião. Foi o desequilibrador principal.
Pavlidis (5) — Sofreu três faltas nos primeiros 27 minutos, sinal da marcação impiedosa do Casa Pia, mas continua pouco inspirado. Aos 40' atirou ao lado, de cabeça, aos 44' rematou de costas para a baliza, só não celebrando porque Sequeira fez bela defesa. Aos 48' abriu as pernas, deixando passar a bola e enganando os adversários, que deixaram fugir Rafa, mas não voltou a sobressair.
Prestianni (6) — Entrou aos 58' e entrou bem. Dez minutos depois construiu na direita o início do lance do 1-0.
Sudakov (4) — Entrou aos 70'. Um remate e pouco mais.
Ivanovic (4) — Entrou aos 81', pressionado, sem soluções.
Anísio Cabral (4) — Entrou aos 81' e disparou com perigo aos 84', era canto, juiz deu pontapé de baliza. Ansioso e algo nervoso.
A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário