terça-feira, 30 de outubro de 2012

DEUS ARGENTINO FAZ HOJE 52 ANOS


Maradona apaga as velas

Para muitos o melhor jogador de todos os tempos e um dos mais polémicos da história do futebol, Deus na Argentina e venerado um pouco por todo o Mundo: Diego Armando Maradona celebra hoje 52 anos.

Atualmente desempregado (mas apontado como possível novo treinador de Nuno Gomes no Blackburn, de Inglaterra), «El Pibe», ele que tem uma igreja batizada com o seu nome, o que atesta bem o sentimento argentino para com o menino que nasceu pobre num dos maiores bairros de lata às portas de Buenos Aires, chamado Villa Florito.

Argentinos Juniors, Boca Juniors, Barcelona, Nápoles, Sevilha e Newell`s Old Boys foram os clubes que representou ao longo de uma carreira que se iniciou em 1976 que terminou em 1997, claro, no clube do coração, o Boca. Como treinador, passou pelo Textil Mandiyu, Racing, seleção argentina e, mais recentemente, Al Wasl (Emirados Árabes).

Revolucionou o então modesto Nápoles, nos anos 80 – transferiu-se, em 1984, do Barcelona para o clube da Série A, numa transferência recorde - contribuindo de forma decisiva para quatro dos títulos que a equipa do San Paolo exibe na sala de troféus, dois campeonatos, uma Taça de Itália e uma Taça UEFA.

Foi o grande maestro da grande seleção argentina que em 1986, no México, se sagrou campeã do Mundo e vice campeã em 1990.

Teve o mundo a seus pés. E ainda tem.


A BOLA







A mão que consagrou Maradona

Sem comentários:

Enviar um comentário