quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BENFICA 109.º ANIVERSÁRIO : O ORGULHO DE TODOS

109.º Aniversário: É o orgulho de todos!


Fundação do Clube

109.º Aniversário: É o orgulho de todos!

Faz hoje, 28 de Fevereiro de 2013, 109 anos que um grupo nobre e brioso, de jovens rapazes, se reuniu, na Farmácia Franco, em Lisboa, para fundar o Clube, cujos nomes constam na lista da acta de constituição do Sport Lisboa e Benfica. A ideia tinha-se desenvolvido nos dois meses anteriores, seguindo-se,  posteriormente, a definição dos três símbolos - emblema, nome e equipamento - que permitiram o nascimento do Glorioso...

Belém o dia 28 de Fevereiro amanheceu com a expectativa, entre alguns rapazes do bairro da criação de um novo clube desportivo. É uma ideia que foi reforçada nos últimos dias. Este bairro da cidade vai finalmente ter um grupo de futebol em condições de lançar reptos e aceitar desforras em jogos com outros grupos da cidade. Os preparativos decorreram com entusiasmo no sentido de dotar este grupo com condições para vingar. Desde há alguns dias que foi marcado para este domingo a sua constituição. Para contrariar as dificuldades em encontrar um espaço próprio, os proprietários da Farmácia Franco, Sr. Inácio José Franco, ilustre 2.º Conde do Restelo, e seu irmão Pedro Augusto Franco cederam uma das dependências da Farmácia para a dita reunião. (…)


A Fundação na Farmácia Franco
 pós o almoço, os vários elementos dirigem-se para a Farmácia Franco. A atmosfera é a dos grandes dias. Algo de grandioso está a ser feito. A glória de um clube de futebol vai ter o seu início.

Os fundadores reúnem-se à volta da mesa. Cosme Damião tem junto a si um rectângulo de papel branco, para escrever a primeira acta do clube, onde começa a anotar: Grupo Sport Lisboa. 28/2/904. Funda-se em Belém este grupo... Cosme Damião prossegue anotando os sócios fundadores por ordem alfabética: Abílio Meireles, Amadeu Rocha, António Rosa Rodrigues, António Severino, Cândido Rosa Rodrigues, Carlos França, Daniel Brito, Eduardo Corga, Francisco Calisto, Francisco Reis, João Ignácio Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Augusto Sousa, Jorge da Costa Afra, José Linhares, José Rosa Rodrigues, Manuel Gourlade, Manuel França, Raul Empis, Henrique Teixeira, Virgílio Cunha. São 24 os magníficos, sabe-se que nos próximos dias muitosmais se seguirão, em particular os ex-casapianos da Associação do Bem.

Organização do nosso Clube
 Assente a constituição do clube, resolve-se também confiar a sua organização e gerência a uma Comissão Administrativa escolhida por acordo entre os  presentes.

Como Presidente, José Rosa Rodrigues, que presidia ao Grupo dos Catataus. Para os lugares de secretário e tesoureiro são escolhidos respectivamente, Daniel dos Santos Brito e Manuel Gourlade. Como os dois últimos estão empregados na Farmácia Franco, decidiu-se instalar, provisoriamente, a sede do clube neste estabelecimento. (…)

Fundado o Clube, não houve a preocupação de aparecer em público, mas a ideia de preparar uma boa equipa, que correspondesse ao propósito inicial de formar um grande “team” com os elementos que andavam dispersos pelos terrenos de Belém onde se tornava possível treinar. Após 29 treinos, 24 na época de 1903/04 e cinco na temporada de 1904/05 aceitámos o primeiro jogo, que apenas seria disputado no 1.º de Janeiro de 1905, ou seja quase um ano depois da fundação!

Leia os 109 anos de História do Glorioso, na íntegra, na edição desta sexta-feira do seu Jornal “O Benfica”!

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário