quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

ANDEBOL : PORTUGAL PERDE VAGA NA TAÇA EHF

Portugal perde vaga na Taça EHF  (foto ASF)
Portugal terá apenas uma vaga na Taça EHF na próxima época desportiva! O ranking divulgado habitualmente em dezembro pela Federação Europeia de Andebol (EHF) mostra a perda de quatro posições - uma das maiores descidas, a par da Áustria e Islândia -, da 11.ª para a 15.ª. Uma vez que apenas os países posicionados entre os 3.º e 13.º lugares têm direito a duas vagas na segunda melhor prova europeia, Portugal apenas poderá estar representado por uma equipa: a vencedora da Taça de Portugal ou, no caso desta ser igualmente a campeã nacional, a finalista.

Portugal consegue, contudo, manter quatro vagas nas competições europeias, com o lugar perdido na EHF a passar para a Taça Challenge, que assim terá dois representantes lusos (tinha apenas um): os 2.º e 3.º classificados do grupo A do campeonato Andebol 1, caso nenhum destes vença a Taça de Portugal ou seja finalista.

Para esta descida, contribuiu fortemente o ranking ser feito mediante as três últimas épocas desportivas - neste caso 2010/11, 2011/12 e 2012/13 -, ficando de fora a vitória do Sporting na Taça Challenge, conseguida em 2009/10.

Nas três épocas acima citadas, as sete equipas portuguesas - FC Porto, Sporting, Benfica, Madeira SAD, Águas Santas, ABC e Xico Andebol - que jogaram na Europa somaram um total de 40 vitórias, cinco empates e 26 derrotas, um registo positivo. Contudo, os dois resultados mais relevantes foram na Taça Challenge (que oferece menos pontos para o ranking), com a final do Benfica em 2011, a meia-final do Sporting em 2012 e, no caso da Liga dos Campeões, o facto de o FC Porto não ter entrado na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Aliado a isto, nações que agora estão à frente de Portugal, como Suécia, Macedónia, Polónia e Bielorrússia, conseguiram sempre colocar equipas na fase de grupos...

E os polacos do Kielce ficaram em 3.º em 2013, os macedónios do Metalurg atingiram os quartos no mesmo ano e os bielorrussos do Dinamo Minsk os oitavos. Em 2012, as três equipas chegaram também a esta ronda, tal como o Wisla Plock (Polónia) e o Savehof (Suécia). O SKA Minsk venceu a Challenge em 2012/13, daí a Bielorrússia ter subido sete lugares.
fonte:abola

Sem comentários:

Enviar um comentário