quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JORGE JESUS CHEGA AO JOGO 250

Jorge Jesus (foto ASF)
Jorge Jesus, 59 anos, vai cumprir esta noite, na Luz, com o PAOK, o jogo 250 no comando técnico do Benfica, em todas as competições, desde que o treinador chegou à Luz, na temporada 2009/10. Um registo notável em quase 110 anos de história do clube - o aniversário será assinalado amanhã.

Com o V. Guimarães, Jesus igualou o registo do brasileiro Otto Glória (249), já depois de ter ultrapassado o sueco Sven-Goran Eriksson (234), o português Toni (216) e o inglês John Mortimore (200). A tabela continua a ser liderada pelo húngaro Janos Biri, que orientou o Benfica entre 1939 e 1947. Todavia, Jesus já é o treinador na história do Benfica com mais jogos a nível nacional, já que Biri orientou as águias em 80 partidas do Campeonato de Lisboa, uma prova regional.

A carreira de Jesus no Benfica está relacionada com Biri, já que o português persegue o recorde de vitórias do húngaro. Em 249 encontros no comando do Benfica, Jesus tem 174 triunfos, menos vinte do que as 194 vitórias de Janos Biri, em 272 jogos. Um registo que pode ser ultrapassado esta época, em caso de apuramento, hoje, para os oitavos de final da Liga Europa, já que o Benfica pode ter, no máximo, mais 22 jogos esta época.

As águias têm dez encontros por jogar para a Liga, estão nas meias-finais da Taça de Portugal - se forem à final serão mais três encontros -, estão na semifinal da Taça da Liga - se passarem serão mais dois jogos - e têm um pé nos oitavos de final da Liga Europa. Eliminando o PAOK podem ter mais sete encontros na prova europeia: dois nos oitavos, mais dois nos quartos de final, outros tantos nas meias-finais e a final.
Com o jogo 250 desta noite, Jesus só igualará os 272 encontros de Biri se fizer mais 22 encontros. Para isso, o Benfica terá de chegar às finais da Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário