terça-feira, 22 de julho de 2014

7.ª EUSÉBIO CUP : PERFIL DO "PANTERA NEGRA"

7.ª Eusébio Cup: Perfil do “Pantera Negra”

Jogo com o Ajax

7.ª Eusébio Cup: Perfil do “Pantera Negra”

No próximo dia 26 de Julho, o Estádio da Luz recebe a 7.ª edição da Eusébio Cup, a primeira após o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira a 5 de Janeiro último.

O adversário escolhido é o Ajax. O clube de Amesterdão é um colosso na Holanda, conta com 33 Campeonatos no currículo – os mesmos do Benfica – e já venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus em quatro ocasiões.

No dia 26 de Julho, o protagonista é Eusébio! O “Pantera Negra” nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo, em Moçambique a 25 de Janeiro de 1942.

Chegado a Portugal em Dezembro de 1960, Eusébio jogou de “águia ao peito” em 15 épocas consecutivas, conquistou 11 Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Taças de Honra e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus.

No Benfica completou 614 jogos e logrou 638 golos, terminando a carreira no Clube com uma estrondosa média de mais de um golo por jogo. Na Selecção Nacional fez 41 golos em 64 internacionalizações e foi o único português melhor marcador de um Mundial, em Inglaterra, em 1966.

Transversal às gerações e ao País, Eusébio era conhecido mesmo por quem nunca o viu jogar e recordado por quem, um dia, teve a sorte de contemplar a rara beleza de ver a forma elegante como o “King” percorria todos os centímetros de um campo de Futebol com a bola junto ao pé. Técnica apuradíssima, explosão, velocidade estonteante, força e remate poderoso fizeram da Glória do Benfica um dos maiores executantes do Século XXI. Era conhecido por muitos em todo o Mundo, mas Inglaterra era Inglaterra. Aí era idolatrado, por miúdos e graúdos como poucos, mas nada é comparável com Portugal. Para o Mundo, Eusébio tinha sido um jogador de Futebol de craveira, em Portugal era muito mais do que isso e não há adjectivos que qualifiquem as imagens que se difundiram no dia 5 de Janeiro e nos seguintes.

“King” faleceu, mas perdurará para sempre na memória dos benfiquistas e dos portugueses.

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário