sábado, 30 de janeiro de 2016

LEONOR PINHÃO BRILHANTE COMO SEMPRE


Título:
A tal capacidade crónica
Texto:
O Suk é estrangeiro, é um cidadão sul-coreano mas bastaram-lhe poucos meses entre nós para se ver na urgência de comunicar ao presidente do Vitória que, independentemente dos valores postos em causa na sua transferência, a sair de Setúbal preferia fazer-se à estrada rumo ao Porto do que rumo ao Sporting que até lhe ficava mais em caminho.
Se, em vez de ser sul-coreano, o Suk fosse norte-coreano sentir-se-ia provavelmente mais em casa em Alvalade onde encontraria, com o respeito devido, um presidente à maneira daquelas paragens, enfim, castiças. Um daqueles presidentes que já vêm com pedestal incluído, que clamam por “purgas” internas, que desterram opositores, que sonham com a aniquilação da concorrência através de bombas (mas de fumo), que dão corda a tropas fandangas e que se auto-homenageiam em cada momento oratório ou epistolar com aforismos que, normalmente, são destratados nos dias seguintes pela dura realidade.
Neste mercado de Inverno, o auto-proclamado mais esperto e ladino dos negociadores do futebol português – e, sim, é verdade que em Maio se propôs vender bifanas a 20 euros aos sócios do Sporting – voltou a perder jogadores para um rival porque esses mesmos atletas, tal como Suk na semana passada e tal como Cervi e Mitroglou no Verão passado, preferiram rumar a outras paragens sem olhar à oferta financeira.
Fernando Oliveira, o presidente do Vitória de Setúbal, explicou recentemente que “a proposta do Sporting por Suk era muito superior à do Porto” mas que não conseguiu dissuadir o jogador. Já Carlos Pereira, o presidente do Marítimo, não se alongou muito a narrar ao povo a preferência de José Sá e de Marega pelo Porto. Disse apenas que o Sporting se demorou a decidir e que a vontade dos jogadores foi tida em conta por todas as partes.
Caridosamente, evitou citar o episódio da transferência de Danilo do Funchal para o Dragão depois de ter sido dado como certo em Alvalade e, sempre contido, dispensou a benesse de relembrar a ameaça bombástica que lhe foi lançada em Junho pelo presidente do Sporting – “Carlos Pereira que espere, é só chegar da Turquia…”- quando se deu por consumada a fuga do tal Danilo.
Acontece que Bruno Miguel já chegou da Turquia há 7 meses, que o presidente do Marítimo continua de boa saúde e, por incrível que pareça, continuam em liberdade os mentores do site Football Leaks cuja prisão iminente foi anunciada já vai fazer 4 meses. Assim não vale.



Texto de Leonor Pinhão

1 comentário:

  1. Só faltou dizer: que altera estatutos à sua medida...
    Ai, esse é outro...

    ResponderEliminar