sexta-feira, 6 de maio de 2016

SOMOS E SEREMOS OS MAIORES, O RESTO, SÃO RESTOS


"O relógio é uma máquina sem piedade, nunca pára. E digo isto porque, apesar de me parecer tão próximo, já lá vão 14 anos desde que cheguei ao maior Clube Português. Mudou muita coisa no Sport Lisboa e Benfica e muita coisa vai continuar a mudar, mas aquilo que se fez nestes anos é um ganho que já não vamos perder.
Sinto-me orgulhoso porque sei qual foi o ponto de partida, porque vivi o início da recuperação do Sport Lisboa e Benfica, porque testemunhei tudo o que foi feito durante estes 14 anos, mas, principalmente, porque quando olho para trás, nada resta do clube endividado, sem prestígio europeu, sem infraestruturas, sem reconhecimento internacional. O ano que passou foi um ano de muitas emoções.
O ano que estamos a viver poderá ser de novas sensações e de renovadas alegrias, em virtude de muitas conquistas que estão no nosso horizonte. Mas é bom que todos os Benfiquistas tenham a perfeita noção de que não foi fácil chegar aqui. Lembro-me bem dos primeiros tempos quando cheguei ao Estádio da Luz, da falta de credibilidade do clube, do incumprimento com os compromissos assumidos e das dívidas acumuladas de muitos milhões. Lembro-me bem da distância, cada vez maior, entre o clube, os sócios e os adeptos.
Os mandatos que levo na presidência do Sport Lisboa e Benfica obrigam-me a reconhecer a importância de todos quantos continuaram a acreditar na solidez do projecto e no acerto do rumo traçado. Como sempre tenho dito, as conquistas do nosso clube fazem parte do passado, os títulos e troféus ganhos podem ser visitados no Museu Benfica Cosme Damião. É tempo de pensar no futuro, no que temos de fazer, no que já fizemos e podemos melhorar e, finalmente, mudar nas áreas onde não atingimos os resultados desejados.
Desde o início desta longa etapa, há 14 anos, ficou provado que a estratégia ganha sempre ao improviso e quando as bases são firmes conseguimos ultrapassar as dificuldades com maior segurança. Foi assim quando tivemos de sanear as contas do clube, foi assim com o nosso magnífico Estádio, foi assim com os nossos modernos pavilhões, foi assim com a nossa Academia de excelência, foi assim com a pioneira Benfica TV e foi assim com o nosso inovador e apaixonante museu. Tenho muito orgulho em dirigir um clube que, tendo nascido em Lisboa, fez de Portugal a sua bandeira e de todos os portugueses o seu destino final. Como tenho afirmado ao longo destes anos intensos, o Sport Lisboa e Benfica nunca será um projeto acabado. Sou optimista, mas também sou exigente e sei que teremos mais condições de continuar a ganhar, quanto maior for o apoio e a ligação dos sócios e adeptos ao clube. Tenho imenso orgulho na massa associativa do Sport Lisboa e Benfica pela sua dedicação, empenho, paixão e lealdade. Foram, e são, estas quatro características que nos permitiram atingir um estatuto muito especial - somos a organização desportiva de maior sucesso em Portugal, tanto no Futebol, como nas Modalidades e tanto na perspetiva competitiva, como na vertente económica. Não me tenho cansado de dizer que o que verdadeiramente interessa, e faz do Sport Lisboa e Benfica um clube especial e único, são as pessoas, os seus sócios e adeptos.
Para mim, a prioridade de ontem é a mesma de hoje - os sócios e adeptos. Sem eles nada disto teria razão de ser. O Benfica é hoje um clube admirado, seguido, reconhecido pela inovação, pela modernidade. É um clube global que conseguiu reinventar-se em pouco mais de uma década. Como nunca me canso de dizer, nem me cansarei de afirmar, ninguém é dispensável no Sport Lisboa e Benfica. Isto tem de ficar bem claro na cabeça de todos! O segredo da recuperação do clube, nestes últimos anos, tem sido a estabilidade e a união dos benfiquistas em torno daquilo que é essencial. Os alicerces do Sport Lisboa e Benfica estão nas suas Casas, estão a Norte, estão a Sul. Estão em todo o mundo! O Sport Lisboa e Benfica está onde estiverem os benfiquistas. Este livro é um testemunho sério e apaixonado de alguém que assistiu a muitos dos passos que foram dados ao longo destes anos."

OBS: Aposto como vai sair um comunicado de uma qualquer lagartixa a querer ser maior que uma águia, é só estar atento ao Facebook.

1 comentário:

  1. Fomos somos e seremos o maior clube de Portugal
    VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA
    OBRIGADO COSME DAMIÃO

    ResponderEliminar