sexta-feira, 28 de agosto de 2026

EXIBIÇÃO SEGURA E OBJETIVO ALCANÇADO



O Benfica venceu o Aarhus por 1-3 na Dinamarca, confirmou a superioridade na eliminatória do play-off e garantiu a presença na fase de liga da Liga Europa.
Objetivo cumprido! Com golos de Prestianni, autor de um bis, e de Rafa, o Benfica voltou nesta quinta-feira, 27 de agosto, a superiorizar-se ao Aarhus (1-3) na 2.ª mão do play-off e garantiu o acesso à fase de liga da Liga Europa.
No Randers Stadion, casa emprestada do campeão dinamarquês, Marco Silva apresentou o mesmo onze inicial do triunfo (3-1) da 1.ª mão: Samuel Soares, Bah, Tomás Araújo, Lenglet, Dahl, Barrenechea, Barreiro, Rafa, Sudakov, Prestianni e Pavlidis voltaram a merecer a confiança do técnico.
Mesmo com a vantagem trazida do Estádio da Luz, os encarnados entraram determinados a assumir o controlo do jogo e cedo ameaçaram a baliza adversária. Aos 7', na cobrança de um livre, Sudakov colocou a bola ao segundo poste, onde Barreiro cabeceou à parte exterior do ferro.




A pressão alta e a rápida reação à perda da bola permitiram ao Benfica instalar-se no meio-campo contrário e aos 11' surgiu uma dupla oportunidade de golo. Tomás Araújo lançou Barreiro, que, já na área, tentou servir Pavlidis. O avançado grego ficou com a bola e deu para Prestianni, cujo remate foi afastado por Camara. Na insistência, Barreiro atirou ligeiramente ao lado.
A superioridade encarnada acabaria por se traduzir no marcador (0-1) aos 19'. Rafa abriu para Bah no lado direito, o lateral colocou a bola junto ao limite da grande área e Prestianni, de primeira, rematou à baliza: a bola ainda sofreu um desvio em Carstensen antes de entrar na baliza junto ao poste esquerdo.
Dois minutos volvidos (21'), o árbitro Daniel Siebert assinalou penálti a favor do Aarhus, considerando que Barrenechea impedira Anderson de chegar à bola. No entanto, após indicação do VAR, o alemão reviu as imagens, reverteu a decisão e retirou igualmente o cartão amarelo inicialmente exibido ao médio argentino.




Sem se deixar afetar pelo lance, o Benfica continuou a procurar a baliza adversária. Aos 27', um passe a rasgar de Prestianni encontrou Barreiro na área, mas o cabeceamento do médio saiu à figura de Hedenstad. Logo depois, o extremo argentino fletiu da esquerda para o corredor central e disparou para defesa a dois tempos do guardião.
Aos 35', nova grande oportunidade para as águias, novamente a nascer da pressão alta. Prestianni recuperou a bola junto à área do Aarhus e serviu Dahl. O lateral-esquerdo encontrou Rafa, que, com um passe a rasgar, descobriu Barreiro. Este deixou para Pavlidis, que tirou Hedenstad do caminho e rematou para uma defesa por instinto do guarda-redes do Aarhus. Grande jogada das águias, a arrancar aplausos das dezenas de Benfiquistas que se fizeram ouvir durante toda a partida.
A formação da casa tentou responder no final da 1.ª parte, mas os encarnados mostraram-se seguros no momento defensivo, com várias antecipações e recuperações a travarem as iniciativas anfitriãs. E, até ao intervalo, a melhor oportunidade voltou a pertencer ao Benfica. Aos 43', Barreiro, Rafa e Prestianni assinaram uma bela combinação culminada com um disparo do argentino por cima da trave.
No regresso dos balneários, o Benfica manteve a iniciativa. Aos 50', Pavlidis ganhou espaço pelo corredor esquerdo e colocou a bola na área, onde Barreiro não conseguiu finalizar. Um minuto depois, Rafa recebeu em posição frontal e rematou por cima.




O caudal ofensivo encarnado voltou a dar frutos aos 56'. Prestianni recebeu o esférico e lançou Dahl pelo lado esquerdo. O lateral sueco cruzou rasteiro e, após um corte defeituoso de Callo, a bola sobrou para Rafa, que, de primeira e em jeito, fez o 0-2. O apuramento ficava ainda mais encaminhado com o 5.º golo em 2026/27 do camisola 27 das águias, que leva 3 partidas consecutivas a faturar.
Naquele que foi o período mais frenético da partida, o Aarhus reduziu para 1-2 aos 60'. Carstensen intercetou um passe de Tomás Araújo para Sudakov, progrediu com a bola e, à entrada da área, rematou forte, com o esférico a sofrer um desvio em Dahl antes de entrar na baliza de Samuel Soares.
No entanto, a resposta das águias foi imediata e com direito a um golaço. Apenas um minuto depois (61'), Lenglet lançou Prestianni com um grande passe para o corredor esquerdo. O argentino contemporizou, tirou Carstensen do caminho e atirou em arco, sem hipóteses para Hedenstad. Estava assinado o 5.º golo do internacional argentino na presente temporada, que já é a mais concretizadora da sua carreira.
Com a eliminatória praticamente sentenciada, o Benfica continuou a jogar no meio-campo adversário e Marco Silva refrescou a equipa. Aos 65', Schjelderup e Gonçalo Moreira – que se estreou na equipa principal das águias em 2026/27 – renderam Rafa e Sudakov, respetivamente, e, aos 74', Lukebakio e Jhon Durán entraram para os lugares de Prestianni e Pavlidis.
Posteriormente, aos 77', novo lance de perigo junto à baliza anfitriã. Schjelderup trabalhou bem no lado esquerdo, trocou as voltas a Carstensen e Jorgensen e desmarcou Dahl. O sueco cruzou de pronto para o coração da área, onde surgiu Gonçalo Moreira a cabecear a rasar o poste.
Aos 83', houve espaço para uma estreia oficial: Circati substituiu Lenglet e cumpriu os primeiros minutos de águia ao peito.
Mesmo com o encontro a caminhar para o final, os encarnados continuaram à procura de mais um golo. Lukebakio tentou-o aos 83', com um remate em arco defendido por Hedenstad, e voltou a ameaçar já aos 90'+2', depois de se libertar de um adversário pela direita e obrigar o guarda-redes a uma defesa atenta.
Pouco depois, o apito final confirmou o apuramento para a fase de liga da Liga Europa com um 6-2 no conjunto das duas mãos. Inserido no pote 1 do sorteio aprazado para esta sexta-feira, 28 de agosto, no Mónaco, o Benfica vai conhecer os próximos oito adversários europeus a partir das 12h00.
Agora, segue-se o regresso ao Estádio da Luz e às contas da Liga Betclic: as águias recebem o Estoril às 20h15 da próxima segunda-feira, 31 de agosto, em duelo da 4.ª jornada da competição.
SL Benfica
  

AS NOTAS DOS JOGADORES DO BENFICA:
Prestianni não faz muitos amigos entre os adversários, mas percebe-se a paixão que está a suscitar em Marco Silva e o carinho crescente dos adeptos; Enzo Barrenechea mostra que não vai facilitar a vida a novo reforço das águias






O melhor em campo: Prestianni (8)
Assobiado desde ainda antes do apito inicial, definiu mal nas três primeiras vezes em que tocou na bola. Mas depois pediu bis. À quarta, recebeu um cruzamento de Bah que atravessou a entrada da área e rematou para golo, beneficiando do desvio num adversário. O bis surgiu na segunda parte e aí ninguém lhe pode tirar o mérito. Que monumento! Um remate em arco de fora da área, após bom trabalho individual, num lance que começa a ser imagem de marca. E Barreiro ficou a dever-lhe um golo após grande passe para as costas da defesa ainda na primeira parte. Chegou aos cinco golos, o que já é o melhor registo da carreira... ao fim de seis jogos.
Samuel Soares (6) - Seguro mas saídas a cruzamentos e no posicionamento nos remates de meia-distância. Levanta cabeça ainda antes de defender a bola para perceber por onde pode lançar o ataque rápido, beneficiando do bom jogo com os pés que tem. Contudo, comprometeu ao entregar a bola a um rival numa saída curta… com a mão. Traído pelo desvio no calcanhar de Dahl no lance do golo sofrido, não podia fazer mais nada.




Alexander Bah (7) - Bela exibição do dinamarquês no regresso a casa. Bem posicionado tanto quando a equipa defendia baixo, como quando subia a linha, não permitiu aos rivais grandes veleidades. Inteligente na forma como cruzou no lance do golo inaugural, evitando as torres dinamarquesas para encontrar Prestianni solto à entrada da área. Assustou perto do intervalo quando teve de receber assistência médica após choque com um adversário.
Tomás Araújo (6) - Estava a fazer um jogo imaculado até o mau passe que permitiu a Carstensen reduzir a desvantagem dinamarquesa. É verdade que Sudakov não colaborou ao ficar à espera da bola em vez de a atacar, mas o central não precisava de ter arriscado tanto e deixou a equipa em contrapé.
Lenglet (7) - Um patrão silencioso. Longe da impetuosidade de Otamendi, ganhou várias bolas na antecipação a adversários e foram raros os duelos que perdeu. Ainda acrescentou a assistência para o bis de Prestianni, num grande passe para as costas da defesa do Aarhus.
Samuel Dahl (7) - Sem muito trabalho defensivo, conseguiu aventurar-se muito no ataque. Na primeira parte definiu mal no último passe algumas vezes, mas na segunda recebeu de Prestianni e, tal como Bah no primeiro golo, colocou a bola rasteira com critério para Rafa marcar. Infeliz pouco depois no lance do golo dinamarquês, uma vez que o remate de Carstensen desviou no pé do sueco.
Enzo Barrenechea (7) - Está a crescer em termos de confiança na melhor altura para ele, uma vez que Palhinha já chegou. Esteve sempre bem posicionado para equilibrar a equipa, que continua a lançar-se constantemente para o ataque. Meteu-se a jeito no lance do penálti revertido pelo VAR. É óbvio que foi agarrado no início e no fim do lance, mas também fez a parte dele nos puxões. No final do jogo recebeu um 'calduço' de Marco Silva que lhe atirou um convicto «Bom jogo, pá!».
Leandro Barreiro (6) - Se o médio luxemburguês melhorasse a definição em frente à baliza, andaria entre os melhores marcadores deste Benfica, tendo em conta a facilidade com que surge em zonas de finalização.Cabeceou ao poste muito cedo, na sequência de um livre lateral. Voltou a surgir em excelente posição ainda antes dos 15’, mas rematou ao lado e perto da meia-hora não acertou na bola após belo passe de Prestianni que o isolou. Compensa essa falha com o que dá à equipa na pressão, posicionamento e nas ajudas.




Sudakov (5) - Na primeira parte, mostrou-se mais combativo a defender do que lhe é hábito, mas continua a faltar-lhe confiança para assumir o jogo. Saiu cedo na segunda parte, quando já estava claramente em declínio e já depois de ter ficado diretamente ligado ao golo do Aarhus, ao deixar-se antecipar por Carstensen.
Rafa (7) - Quando surge de frente para a baliza em zona central consegue sempre criar perigo. Fez um grande passe a isolar Pavlidis ainda na primeira parte, mas o grego desperdiçou. Já ele, quando teve oportunidade na área, não perdoou, rematando de pé esquerdo para fazer o 2-0. Aí vão cinco golos em oito jogos. E muito contributo defensivo que deve deixar Marco Silva bastante satisfeito
Pavlidis (6) - Muito solicitado nos apoios frontais na saída de bola do Benfica, ajuda a lançar os raides de Rafa e Prestianni. Na única oportunidade que teve, sentou o guarda-redes e um defesa após receber de Rafa, mas viu o guardião ainda conseguir esticar o braço direito para impedir o golo.
Gonçalo Moreira (6) - Na estreia nas competições europeias, o menino entrou para o lugar de Sudakov e deixou claro que queria agarrar a oportunidade. Mostrou-se mais ligado ao jogo e ficou perto de marcar… de cabeça.
Schjelderup (5) - Apontado como uma das figuras da equipa à partida para a nova época, chegou do Mundial e apanhou à frente o jogador em melhor forma no Benfica. No regresso à Dinamarca, onde as águias o descobriram, não foi particularmente feliz nos 25 minutos em campo.
Lukebakio (6) - Bom lance individual já no período de compensação, numa jogada sobre a direita habitual no belga, que bailou sobre um adversário antes de arriscar o remate que o guarda-redes adversário sacudiu.
Durán (5) - Andou longe da área, como o jogo de Marco Silva exige ao avançado e percebe-se que não se sente particularmente bem nessa pele.
Circati (-) - Entrou aos 83’ para fazer a estreia oficial com a camisola do Benfica jogando sobre a esquerda na dupla de centrais. Não teve grande oportunidade para mostrar o que quer que seja.
In a Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário