quarta-feira, 23 de novembro de 2016

UMA EQUIPA, DUAS CARAS!


AGUENTA CORAÇÃO!

Líder do Grupo B, com sete pontos, a par do Nápoles, o SL Benfica visitou esta quarta-feira o terreno do Besiktas à passagem da 5.ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Na Besiktas Arena, em Istambul (Turquia), Rui Vitória promoveu duas alterações face ao último onze, com Ederson na baliza e Fejsa no meio do terreno, para os lugares de Júlio César e Samaris, respetivamente.
Já com a presença na Liga Europa assegurada, o objetivo era claro: vencer em Istambul para garantir desde logo um lugar nos oitavos da Champions.
As contas eram fáceis de fazer, três pontos asseguravam imediatamente a presença na fase seguinte pelo segundo ano consecutivo (algo inédito até então), em caso de empate ou derrota ficava tudo em aberto para o dia 6 de dezembro, data da derradeira ronda da fase de Grupos, com o Tricampeão a receber o Nápoles na Luz.
Entrada fortíssima de ambas as equipas, com o perigo a rondar de imediato as balizas… Primeiro Eliseu a rematar com estrondo ao ferro à guarda de Fabricio; depois Aboubakar a rematar para o fundo das redes de Ederson, com o golo a ser anulado pelo esloveno Damir Skomina devido a posição irregular.
Mas não foi preciso esperar muito para se gritar golo em Istambul…
Minuto nove, enorme jogada de Salvio que, com um passe milimétrico, isola Gonçalo Guedes. O jovem internacional português, com muita classe e frieza, senta o guardião da formação turca, e remata para a vantagem dos encarnados!

Em vantagem, por 0-1, o Benfica controlava e dominava na Besiktas Arena. Consistência, humildade, foco, coesão… que Benfica este!!!
O segundo golo não tardaria e surgiu de forma natural… e que golo! Minuto 25’, outra vez Salvio a fazer o último passe, Nélson Semedo recebe e atira de pé esquerdo ao ângulo… Indefensável. Primeiro tento do jovem na Champions, a colocar o SL Benfica a vencer, por 0-2.
Se o cenário já era positivo, melhor ficou em cima da meia hora de jogo. E que lance… no mínimo caricato! Livre apontado por Pizzi, Mitroglou cabeceia à trave, na recarga, Mitroglou… outra vez à trave, Salvio, numa nova recarga, atira ao poste… e, finalmente, Fejsa remata para o 0-3. Não foi à primeira, nem à segunda, nem à terceira… foi à quarta, mas foi! Primeira parte brilhante!
Da vitória… ao empate!
A vencer por 0-3, engane-se quem pensou que este Benfica ia tirar o pé do acelerador! Bem pelo contrário… reatar avassalador.
Salvio é o primeiro a tentar a sorte, para defesa de Fabricio; seguiu-se Mitroglou, a desperdiçar – quiçá! – um dos golos mais fáceis da carreira. O argentino isola o grego que, na cara do guardião, desvia, com o esférico a passar milimetricamente ao lado.
Que não marca… reação turca e que golaço! Cruzamento de Beck e Tosun a rematar de forma acrobática, todo no ar, para um grande golo. Ao minuto 58’, o Besiktas reduziu para o 1-3.
Os turcos acreditaram, o Benfica teve oportunidade(s) para dilatar, contudo, não o fez e, aos 80’, grande penalidade cometida por Lindelof, com Ricardo Quaresma a reduzir para o 3-2… aguenta coração!
Com dez minutos para jogar o Benfica acusou os golos sofridos e o pior cenário acabaria por se concretizar, com Aboubakar, aos 89’, a fazer o 3-3. Incrível!
Tudo em aberto nas contas do Grupo B, com as decisões a ficarem adiadas…
O SL Benfica alinhou de início com Ederson; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Eliseu; Fejsa, Pizzi, Salvio e Cervi (Rafa, 64’); Gonçalo Guedes (Samaris, 74’) e Mitroglou.
No próximo fim de semana o chip muda, com as atenções a centrarem-se no regresso ao Campeonato Nacional. O SL Benfica recebe a formação do Moreirense, uma partida referente à 11.ª jornada, agendada para as 18h00 de domingo.
Segue-se a deslocação à Madeira, sexta-feira, dia 2 de dezembro, com o Marítimo a receber os encarnados (20h30), à passagem da 12.ª ronda da Liga NOS, com a Liga dos Campeões a surgir na semana posterior.
Dia 6 de dezembro, pelas 19h45, o SL Benfica recebe o Nápoles, na 6.ª e derradeira jornada da Fase de Grupos da competição.

1 comentário: