domingo, 1 de outubro de 2017

DESABAFO DE UM BENFIQUISTA: DE QUE CLUBE ÉS TU AFINAL?


De Que Clube És Tu, Afinal?
Tu não gostas do presidente do teu clube. Quando não fala, é porque não fala. Quando fala, é porque devia estar calado.
Tu não gostas do treinador do teu clube. Quando ganha, é porque tem um plantel com que até tu ganhavas. Quando não ganha, é porque é uma besta arrogante e não fala tão bem português como tu.
Tu não gostas da camisola do teu clube. Porque tem um não sei quê que não te agrada e porque a alternativa não é como tu gostavas que fosse. Num clube com milhões de adeptos, era o teu bom gosto que devia ser consultado, porque tu é que percebes de moda e de marketing e de tradição e de tudo e tudo. Linda é a camisola daqueles outros gajos, mas o Benfica não se sabe impor à Adidas.
Tu não gostas dos jogadores da tua equipa. Não gostas de uns porque são muito caros, não gostas de outros porque vieram a custo zero. Não gostas dos que são sérvios, porque são muitos, nem gostas dos que são brasileiros, porque são ainda mais, nem gostas dos que são portugueses, porque nem parecem estrangeiros. Não gostas de uns porque são velhos, nem gostas de outros porque são novos. Não gostas dos que são gordos, nem gostas dos que são magros.
Não gostas da política do clube porque não aposta na formação, nem gostas da política do clube porque não compra craques de milhões. Também não gostas quando afinal se gastam milhões num craque e não gostas igualmente quando não há dinheiro para craques e tens de recorrer à formação.
A verdade é que tu não gostas de nada. Este não é o teu clube. Não te identificas com nada. Até te custa dizer-lhe o nome, chamas-lhe "Benfiquinha". Não concordas com a maioria dos teus consócios, porque são todos uns carneiros e só tu é que és iluminado.
Gostas é que o clube perca para dizeres que tinhas razão, que bem avisaste. Detestas quando o clube que tu detestas, com o presidente que tu detestas, com o treinador que tu detestas, com os jogadores que tu detestas, com as camisolas que tu detestas, seguindo a estratégia que tu detestas, limpa os troféus todos em disputa, porque não podes dizer que já sabias e que se estava mesmo a ver.
Vives para dizer mal do clube, dos que lá trabalham, dos que suam aquela camisola, dos que foram escolhidos pelos sócios. Não há um dia em que não o faças, num post do teu blog, num comentário do Facebook, numa conversa de café. Fazes eco dos que nos querem mal, citas blogs lagartos e corruptos. O Correio da Manhã é credível conforme os teus interesses.
Achas que acreditamos que és do Benfica? Achas que não te topamos? Achas que não sabemos o que andas a fazer?
Anos e anos a fazer o jogo do adversário, a fazer coro com ele nas críticas, a fazê-lo sorrir, a fazer de conta que és do Benfica. Tu achas mesmo que és do Benfica?
Viva o Benfica

Autor desconhecido.

10 comentários:

  1. No Benfica sempre imperou a democracia e a liberdade de expressão. Poderá, pois, devolver a conversa ao presidente do clube e perguntar-lhe, em acrescento, qual a razão de ciência que o levou a dizer que ainda vamos levar com ele durante muitos anos? Afinal, o clube é dele ou dos sócios?! Bem sei que, à boa maneira doutros, tem os estatutos com normas vergonhosas e assenta o poder nos votos que deu às casas do Benfica. Mas, caramba, é preciso ter lata, como lata é preciso para virem questionar o benfiquismo de um sócio/adepto que discorda do presidente. Haja decoro, que o Benfica não se chama nem FCPorto nem Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre imperou e vai imperar. O clube é de todos os benfiquistas não é do presidente. Mas também sabes que os estatutos podem ser mudados, basta requerer uma Assembleia Geral para os mudar e está o caso resolvido. Afinal o poder para os mudar está nas mãos do sócios, basta querermos...

      Eliminar
    2. Para isso acontecer são precisos 10 mil votos, ou seja;
      10 mil sócios com 1 voto cada, ou
      2 mil sócios com 5 votos cada, ou
      500 sócios com 20 votos, ou
      200 sócios com 50 votos.

      Pode ser também uma mistura de sócios. De qualquer modo, é preciso muita gente.

      Eliminar
    3. A conversa das Casas do Benfica não passa de propaganda mentirosa, não mudam nada porque não têm mais do que 15.000 votos. Nas últimas eleições dforam quase 300.000 votos.
      Eu posso ser candidato a presidente, o Rui Costa também, assim como a maioria das pessoas. Agora putos, jovens acéfalos, bombistas ou infiltrados tirem o cavalinho da chuva!!
      Os estatutos estão muito bem como estão, foram mudados numa AG e se eu mandasse nunca mais serão mudados!!
      Vão mandar areia para os olhos dos dragartos e desamparem a loja!!!

      Eliminar
  2. Conclusão do teu post. Ser bom benfiquista é aceitar tudo o que acontece no clube sem sequer perder um segundo a pensar na qualidade das decisões que são tomadas. Ser um bom benfiquista é ser acéfalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tiro conclusão nenhuma, toda a gente tem direito à sua opinião, incluindo a tua que é tão válida como as outras, isto é liberdade de expressão.
      Saudações gloriosas

      Eliminar
  3. Só uma pequena e modesta achega: o "post" está límpido e os propósitos nele descritos são mais que evidentes...mas...mas , todos aqueles que aqui o comentaram , também têm razão . A pergunta que se impõe é : em que ficamos ? E a resposta é : ficamos com cinco e três pontos de atraso, pelo menos até logo à noite. A nossa Direção tem toda a legitimidade que lhe foi conferida pelas eleições , MAS METEU O PÉ NA POÇA . É ver onde foram cometidos os erros e o que está mal ( sabendo que em matéria de recrutamento...só para Janeiro...) , e deixar de falar "para o boneco" ; uma boa dose de pragmatismo e de humildade não fica nada mal à nossa Estrutura . Os nossos inimigos "meteram a carne toda no assador" e nós escolhemos o pior "timimg" para aumentar a redução da dívida . Sobretudo que ninguém me fale dos..."andar dez anos à frente dos outros" . Um último lamento : Todos nós sabemos que o scp recomeçou com o Voleibol , e logo na 1a. divisão, sff. Não percebo estes estatutos...mas é assim. Pois no primeio desafio contra eles , mesmo sendo nós Campeões , cim novos atletas e o mesmo corpo técnico desde há TREZE anos, fomos humilhados , deixando antever o que viria a acontecer contra o Espinho . METE RAIVA .

    ResponderEliminar
  4. Pura demagogia... E pensar pela nossa própria cabeça é ser menos Benfiquista que aqueles que só sabem debitar soundbytes?
    Louvo-te a paciência papoila. As palavras dos outros são algo a que temos de estar atentos, mesmo sendo autores desconhecidos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é pura demagogia, são factos!!!! Demagogia é inventar factos para depois os ajustar à sua própria ideologia ou interesses.

      É o que muitos fazem em blogues, mesmo naquele onde escreves.

      Eliminar
  5. Agora, meu caro Viriato, é fazer as contas ao contrário. quantas casas do Benfica são necessárias para fazer o mesmo (aqui, obviamente, considerando, que os sócios dessas casas votam em consonância com a direcção das mesmas)? E, já agora, alguém acha normal que o senhor Vieira opte por vender o Mitroglou e fique com o Jimenez, quando lhe ofereceram 25 milhões por 50% do passe?!! E, já agora, o presidente poderia explicar aqui à malta "pouco Benfiquista" qual a razão científica para os direitos económicos do Ederson passarem de 100% para 50% dum exercício para o outro? Já agora, o que fazia Damásio na tribuna presidencial no jogo com o Paços?! O pior presidente da história do Benfica, que nos conduziu como carneirinhos a Vale e Azevedo, ainda é recebido com pompa e circunstância na Luz (não, não o apagaremos da história, mas daí a todas as honras...)? Quem se segue? O próprio Vale e Azevedo? Defender o Benfica é questionar os seus dirigentes; ser benfiquistas é fazê-lo. Alguém ainda acredita no penta? Da minha parte, só no pente.... tal a pobreza táctica e a inexistência de fio de jogo, o medo que se instala e o "malteses" que decidem tentar jogar depois de sofrerem um golo adversário.

    ResponderEliminar