Nesta fase é normal alguns jogadores acharem que o onze já está definido pelo treinador e que só lesões ou castigos podem trazer uma oportunidade. Os próximos meses podem ser uma verdadeira tortura para os que não jogam, sendo que normalmente acabam por colocar a atenção naquilo que menos os ajuda. Uns queixam-se das opções do treinador, outros pedem aos empresários para sair, outros acomodam-se.
Quando os resultados não são os esperados, é normal o treinador ser sacrificado. E, na mesma semana em que entra um novo treinador, todos os jogadores voltam a ter a mesma atitude do início da época. É como se tudo começasse do zero e pudessem novamente ter a oportunidade de mostrar o que valem. Também por isso é frequente a equipa ganhar o jogo de estreia do treinador – ou, pelo menos, fazer uma boa exibição.
Daqui podemos tirar boas pistas para quem chega a esta fase ainda sem conquistar o seu lugar no onze:
TRABALHA COMO SE ESTIVESSES NO INÍCIO DA ÉPOCA – Em vez de desanimares porque parece que "está tudo decidido", pergunta a ti mesmo se estás a ter a mesma atitude, dedicação e vontade que demonstraste no início.
VÊ A SITUAÇÃO PELOS OLHOS DO TREINADOR – Se tu fosses o treinador, também só poderias colocar 11 em campo. Quais seriam as características essenciais dos jogadores que irias escolher? Que tipo de atitude quererias ver? Como gostarias que reagissem às tuas decisões?
VAI À PROCURA DE UM EXEMPLO – Se queres um lugar no onze, procura o melhor exemplo para aquela posição. Analisa e transporta as características que encontraste para o teu treino. Muitos jogadores querem ser melhores do que o colega da mesma posição, em alguns casos sentem a concorrência. Quando a tua referência é um jogador de topo, deixas de olhar para o teu colega como uma ameaça, melhoras as relações dentro da equipa e elevas os teus padrões.
Um treinador daria tudo para ter TODOS os jogadores motivados e com as competências necessárias para fazer face aos desafios, mas a verdade é que alguns acabam por se anular ao longo da época.
Susana Tores, in Record

Sem comentários:
Enviar um comentário