sexta-feira, 15 de junho de 2018

ACREDITAR É O PRIMEIRO PASSO


O primeiro passo para ganhar o Mundial é acreditar que o podemos fazer. Não estou a ver nenhuma equipa vencer este campeonato se a sua intenção for apenas fazer o melhor que conseguir, ou ir o mais longe que puder. Se Portugal o assumiu no Europeu, e esta revelou-se uma boa estratégia, então vamos voltar a assumir que a única coisa que nos interessa é trazer esta taça, pois esta é uma oportunidade única de voltar a alcançar o sonho. Será que acreditamos mesmo que é possível? Eu acredito e por isso deixo aqui algumas notas sobre aquilo que podemos fazer para garantir que entramos neste desafio da melhor forma.

OBJETIVO. É importante entrares dentro de campo com um objetivo claro, não só o da equipa, mas também o teu objetivo pessoal. O que é importante para ti? O que queres fazer neste jogo que te vai deixar orgulhoso no fim? Aproveita e comunica esse objetivo, diz aos teus colegas aquilo que queres fazer, isso vai elevar a confiança deles em ti e aumentar o teu grau de compromisso com esse objetivo.
Elabora um SCRIPT
para o jogo. A melhor forma de conseguires manter a concentração e o foco durante o jogo, é condicionares o teu córtex pré-frontal, onde se processa a informação à qual consegues prestar atenção num determinado momento. Por isso, define e escreve onde vais decidir colocar a tua atenção durante o jogo. Parece simples, mas se não o fizeres estarás mais vulnerável a distrações e oscilações emocionais, bem como falta de concentração, se as coisas não começarem a correr como tu queres.
VISUALIZAÇÃO. Antes do jogo, investe alguns minutos a visualizar a tua prestação. É como se conseguisses ir ao futuro e ver aquilo que fizeste numa partida que, na realidade, ainda não aconteceu. Visualiza os lances, os passes, os cortes, os remates, as defesas, e visualiza também o teu comportamento, a forma como reages aos vários momentos do jogo.
Tu podes não controlar a outra equipa, podes não controlar o árbitro, mas há algo que tu controlas: a tua atitude, as tuas decisões, a forma como reages àquilo que está a acontecer e, principalmente, aquilo que queres fazer dentro de campo. Qualquer que seja o problema no jogo, vais encontrar uma solução!

Susana Torres, in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário