sexta-feira, 1 de junho de 2018

SCP: DERROTADO Nº 1


"Da 'pole-position' para 'suicídio': 3 meses em que BdC lançou tremor de terra e seguiu para terrível sismo/maremoto. Imparável!

Saldo da luta entre os 3 gigantes: FC Porto campeão com justiça indiscutível; e... qual o derrotado n.º 1, Benfica ou Sporting? Apetece dizer: ambos! Porém, embora aparentemente igualados na amargura de fiascos, adapto Orwell: um mais igual do que o outro... E atribuo tão triste título ao... Sporting.
Empataram em troféus: Supertaça para o Benfica; Taça da Liga para o Sporting. Na Europa, digna carreira sportinguista: da Champions, num grupo dificílimo, para a Liga Europa - nesta, com brindes em dois sorteios até à fava Atlético de Madrid, a qual até esteve pertinho de ser digerida... (versus desastre benfiquista, tão escandaloso!). Contraponto: Benfica vitorioso no sprint pelo 2.º lugar subitamente importantíssimo - possível acesso a Champions mais multimilionário do que nunca:€41 milhões, como mínimo!

Pratos da balança equilibrados? Não, face a enormíssima diferença na grelha de partida!:
- Muito forte desinvestimento na Luz: saída de 4 titularíssimos; sem uma aquisição - uma que fosse - capaz de se impor; Krovinovic chegou para ser operado, esteve meses em baixa clínica e teve a infelicidade de, numa ápice, cair noutra, que ainda dura.
- Fortíssimo investimento em Alvalade - vincadamente, o maior desde há largos anos. No tudo por tudo pelo título, qual vai ou racha!, entraram Piccini, Mathieu, Coentrão, André Pinto, Ristovski, Battaglia, Mattheus, Doumbia, Acuña, Bruno Fernandes... (10!; e quase, quase todos foram titulares). Em Janeiro, contratação de mais 5: Rùben Ribeiro, Lumor, Misic, Wendel, Montero. Total: 15! (no Benfica, a meio da época que tão mal lhe corria, zero! Categórica confirmação de desinvestimento como irreversível palavra de ordem).
Portanto, o Sporting, logo por aí, é o maior derrotado. Logo por aí, mas... falta máxima evidência: desvairado egocentrismo do presidente provocou terramoto a partir de Fevereiro (destruição de si próprio ao destruir a equipa!). Desestabilização em duas AG (tumultuosas, após dividir sócios entre os meus e os sportingados, para mudar Estatutos e Regulamento Disciplinar, exacerbado opositores - e fê-lo num tempo incrivelmente despropositado, com a equipa taco a taco na discussão do títulio). Depois, BdC conseguiu passar do tremor de terra a terrível sismo com maremoto. Imparável!
Estapafúrdio público ataque aos jogadores! Reacção de todo o plantel (copo transbordou, pois vinha muito de trás a presidencial falta de inteligência emocional - acusação que BdC viria a desferir sobre Rui Patrício!) e fulgurante rábula: «estão todos suspensos»! Jorge Jesus pegou no leme, evitou imediato naufrágio. Só que... presidente a anos luz de, no mínimo, não insistir em crasso erro. SMS aos jogadores: «Após o jogo com o Paços, vamos ter a conversa mais séria que vocês tiveram na vida. Vão perceber de vez o vosso lugar. Crianças amuadas não pertencem ao Sporting, a não ser o da Covilhã»! Soma e segue! Jorge Jesus aguentou outro ataque BdC - por via do pai deste... E o presidente não parou de demolir: nova investida sobre treinador e jogadores, em entrevista na véspera do decisivo jogo no Funchal! Decerto, passou de excelente para óptimo o estado de espírito da equipa... No dia seguinte, JJ convocado para BdC lhe comunicar despedimento após final da Taça, 6 dias depois. Equipa ainda mais feliz...
E, 24 horas decorridas, o terror! Tochas já tinham sido atiradas para Rui Patrício, ia começar o derby! (na direcção, silêncio...). Jogadores já insultados e alvos de tentativas de agressão, num local do estádio onde adeptos não poderiam ter acesso (da direcção, silêncio...). Faltava terror no seio da Academia e no coração de uma equipa: o seu balneário! BdC, sempre tão eloquente, soltou «Foi chato»... E, mais tarde, apogeu de despautério (se ainda possível!): responsável pelo que acontecera foi Rui Patrício, pois, na véspera, não poderia ter respondido a insultos de adeptos! Insistentemente perseguida, vilipendiada e até alvo de física violência - ainda mais terrível porque na sua casa, que o comando directivo tinha escrita obrigação de garantir inexpugnável! - ficando impossibilidade de se treinar toda a semana, eis equipa em perfeitíssimas condições para ganhar a final da Taça..
Difo, preto no branco: impensável que BdC possa ter ordenado tal nível de horror sobre jogadores e técnicos; mas é ele, sim - ele e o elenco directivo que tudo lhe aceita -, o responsável moral face a tamanha indignidade. Por vasto lote de acções e de... omissões. Descurando como grupos de claques - não só no Sporting - são manipuláveis/influenciáveis.
E assim, lá se foi a Taça de Portugal... O presidente que construíra o melhor plantel levou os últimos 3 meses a dar brilhantes aulas, consecutivas, de como se destruir ao destruir uma equipa! Mas as lapas são... lapas."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário