quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

MACHOS


"1. A liga portuguesa está na cauda da Europa em termos de tempo médio de jogo efectivo, mas a discussão tem sido feita ao contrário. Mais do que a quantidade, importa a qualidade, caso contrário os jogos com prolongamento seriam sempre os melhores. O importante é que o que se joga seja bom. Perguntem a um adepto de álcool de prefere meio copo de cerveja ou um copo cheio de água.
2. Penálti não assinalado de Felipe sobre Nakajima: quem não consegue distinguir entre um leitão de Negrais e um frango da Guia, dificilmente tem lugar num campo de futebol e seguramente que não pode estar numa sala de VAR. O que está em causa, com o que temos visto, além da verdade desportiva, é a descredibilização da arbitragem portuguesa e de uma ferramenta que custa milhões e que deveria apontar para o futuro. Há questões que são meramente do campo da competência (ou falta dela, neste caso) e não há maquilhagem estatística que possa disfarçar isso.
3. A minha mulher às vezes vai ao guarda-redes e diz-me: «Adoro estes sapatos, tenho de usá-los mais». E no dia seguinte compra outros. Não conheço a fundo Luiz Phellype (6 golos em 51 remates na Liga 2...), avançado de 25 anos de P. Ferreira que está a ser cobiçado pelo Benfica (e Sporting), mas lembro o clube da Luz que para apostar na formação não basta ter bons talentos e um treinador que neles aposte, é preciso deixar de contratar quem lhes tira o lugar sem ter mais qualidade (risco por risco...). Para não falar nos ChiquinhosJoão AmaraisPedros NunosArangos ou Agras, que antes de chegarem já partiram. Para quê?
4. Lembram-se do filme Este País Não é Para Velhos, dos irmãos Coen? Ganhou o Óscar para melhor película em 2008. Pois bem, vem aí uma sequela denominada Este Futebol Não é Para Machos, com a realização de Lito Vidigal.
5. Disse David Luiz, há dias, que um avançado nunca perde jogos, a culpa é sempre dos outros. Se trocarmos a palavra avançado por José Mota, a frase continua a fazer sentido."

Gonçalo Guimarães, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário