terça-feira, 30 de abril de 2019

BENFICA SEM PAVOR


"Celebrando o dia em que Giraldo Sem Pavor conquistou Évora, o Benfica conquistou-o

Decorria o ano de 1165 quando, pela mão de Giraldo Geraldes, Évora foi conquistada aos mouros. Oitocentos anos depois, foi o Benfica que o conquistou, não pela espada, mas pela bola, e Giraldo, o Sem Pavor, rumou à Luz.
Se o meu nome era Giraldo ou Geraldo, se era nobre ou salteador, não o sabemos. Certo é que a si se deve a reconquista cristã da cidade alentejana, cidade que eterniza o sei feito no brasão e perpetua o seu nome na praça central, a Praça do Giraldo.
A 5 de Outubro de 1966, para encerrar as comemorações do oitavo centenário da sua elevação a cidade, Évora foi palco de um torneio quadrangular de futebol. Em homenagem ao herói da reconquista foi instituído um troféu com o seu nome, o Troféu Giraldo Sem Pavor.
O torneio agendado para as 13h30, obedecia a três regras simples: através de sorteio era determinado quem alinharia contra quem nos primeiros dois desafios; os jogos tinham a 'duração de quarenta minutos, divididos em duas partes de vinte, sem intervalo, apenas com troca de campos'; e, em caso de empate, 'o desempate fazia-se por série de três grandes penalidades'.
O público acolheu de bom grado a iniciativa. Motivado pelos 'moldes originais em que se disputou' e pela 'categoria dos conjuntos intervenientes', compareceu 'em grande número no Campo Estrela'. Era a possibilidade de 'ver em acção o seu clube (o Lusitano GC) em destaque com três dos principais grupos portugueses': Sport Lisboa e Benfica, Vitória de Setúbal e CF 'Os Belenenses'.
O primeiro jogo da tarde foi disputado entre o Benfica e o Vitória de Setúbal, seguido do Belenenses - Lusitano. O apuramento dos terceiros e quatro classificados foi entre os grupos de Évora e Setúbal. Mas o encontro final, entre as duas equipas de Lisboa, foi o que mais entusiasmo despertou. O Benfica, dando 'o melhor do seu esforço, da sua juventude e também da sua força futebolistica', conseguiu vencer o Belenenses e regressou à Luz com o Troféu Giraldo Sem Pavor na bagagem.
O Troféu Giraldo Sem Pavor é um dos muitos objectos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontram em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário