sexta-feira, 24 de maio de 2019

DECISÃO INCOMPREENSÍVEL E INQUALIFICÁVEL


"A equipa de atletismo do Sport Lisboa e Benfica estará, neste fim de semana, na Taça dos Clubes Campeões Europeus (TCCE), em Espanha, a lutar pela conquista do lugar mais alto do pódio. Vai para a principal prova de clubes com a confiança conferida pelo valor dos seus atletas, pela condição de vicecampeão em seniores e por deter o título europeu de juniores, sustentado na forte aposta que, desde há muito, é feita na formação.
A menos de uma semana da partida para Playas de Castellón, o SL Benfica foi, porém, surpreendido com uma comunicação oficial da Associação Europeia de Atletismo (AEA). Refere esta entidade que o atleta Pedro Pablo Pichardo Peralta não poderá ser utilizado como português, sustentando-se numa decisão anterior da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), intermediária em todo o processo de inscrição, está a par destes desenvolvimentos burocráticos.
O SL Benfica sublinha total discordância com a estranha "deliberação", sobressaindo uma série de interrogações legítimas:
- Pedro Pichardo é português, com todos os direitos que esta cidadania lhe dá, há perto de um ano e meio. Continua o atleta a ser considerado cubano para a AEA? Ou, pura e simplesmente, é apátrida?
- Pedro Pichardo é português nas provas realizadas em Portugal, onde já saboreou vários títulos nacionais, e triunfou inclusivamente na prestigiada Liga Diamante em 2018 com a bandeira portuguesa assumida na inscrição e até nos grafismos televisivos, mas perde a nacionalidade na principal competição europeia de clubes?
- Tendo a AEA alegadamente identificado a situação na TCCE do ano passado — há um ano! —, manteve-se em total silêncio sobre o assunto, sem qualquer alerta ou iniciativa de contacto ao Benfica ou à FPA. Nem mesmo quando recebeu, no início deste ano, as inscrições preliminares enviadas pelo clube.
- Por que motivo é dirigida esta comunicação ao SL Benfica agora, a poucos dias da competição, altura em que é praticamente impossível ao clube preparar outro atleta para substituir Pichardo na ambição de triunfar no triplo-salto em Playas de Castellón?
- Terá sido a AEA influenciada por alguma das equipas competidoras? Não saberá a AEA que a decisão e respectiva comunicação no presente timing pode influenciar o potencial desportivo da equipa do Benfica no objectivo de alcançar o título europeu?
A organização está a usar para promover a TCCE nas redes sociais uma imagem de Pedro Pichardo, associada, e bem, à bandeira portuguesa.
Mas já hoje foi obtida nova resposta insatisfatória e sem sustentação nos regulamentos oficiais da competição. A AEA continua a omitir que cabe à FPA informar da elegibilidade dos atletas como nacionais ou estrangeiros. Esta informação foi reforçada pela FPA, mas a AEA prefere basear-se numa regra da IAAF que respeita à participação no âmbito das selecções nacionais e não dos clubes. 
A AEA está a refugiar-se no regulamento da IAAF para considerar o atleta como estrangeiro, mas a federação internacional não permite o uso de qualquer estrangeiro nas suas competições. Tudo isto é, no mínimo, incoerente.
Para o Sport Lisboa e Benfica configura-se aqui um enquadramento de ausência de sensibilidade e de capacidade de gestão de uma entidade que deve actuar sempre em defesa da modalidade e não alinhar em eventuais estratégias que condicionam atletas, clubes e até federações nacionais.
É difícil, neste momento, tirar outra conclusão que não seja a de que se trata de um acto de perseguição política a Portugal, ao SL Benfica, octacampeão nacional e representante luso na TCCE, e ao atleta de dimensão mundial Pedro Pichardo.
Para o Benfica, o melhor atleta do mundo no triplo salto em 2018 é cidadão português e tem os mesmos direitos que qualquer outro cidadão em espaço europeu. É isto mesmo que está legislado pelo Parlamento Europeu, e sob este aspecto está a ser avaliada intervenção na justiça comunitária. 
Pedro Pichardo será, portanto, o atleta apresentado pelo SL Benfica na disciplina do triplo-salto. 
Perante tudo o exposto, o SL Benfica informa que vai competir sob protesto nesta TCCE. Releve-se que muito tem investido e valorizado o Atletismo, modalidade histórica no clube, pela ambição europeia que a Direcção definiu.
Doa a quem doer, é com este sonho e sentimento competitivo que os campeões de Portugal estarão em pista.
#EpluribusUnum"

Sem comentários:

Enviar um comentário