sábado, 1 de fevereiro de 2020

DERROTA NO DÉRBI


DÉRBI EMOTIVO DECIDIDO NOS INSTANTES FINAIS
BASQUETEBOL
Segue-se mudança de chip, com o Benfica a viajar até à Dinamarca para disputar a 6.ª jornada da 2.ª fase de grupos da FIBA Europe Cup.
Tarde de emoções no Pavilhão João Rocha, com Sporting e Benfica a enfrentarem-se na 18.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de basquetebol. Jogo intenso, triunfo para os leões por 81-75.
Frente a frente, antes da bola ao ar do dérbi, as duas equipas líderes da geral, ambas com 33 pontos e com a liderança isolada como meta no horizonte. Início emotivo, com um minuto de silêncio cumprido em memória do malogrado Kobe Bryant, num pavilhão João Rocha muito bem composto e a receber um dérbi histórico… Há mais de 20 anos que não se jogava um Sporting-Benfica em basquetebol na casa dos leões, o último datava de 15 de outubro de 1994, com triunfo para as águias na antiga Nave!
De regresso ao presente, entrada em campo algo estranha das duas equipas, com a redondinha a não cair em nenhum dos cestos. Muitas dificuldades em acertar, com os primeiros pontos a surgirem para os verdes e brancos, já com mais de dois minutos disputados e logo com um afundanço de Abu. Resposta encarnada, com o jogo exterior a ser fulcral e a dar vantagem aos encarnados (6-10), mas o muito equilíbrio em quadra a ser a nota dominante. Alternância no marcador, com sinal mais do Benfica, que chegou ao final do 1.º quarto na frente (16-20).
No 2.º quarto a toada manteve-se, com o Benfica a apresentar-se em bom nível, dilatando a vantagem para 8 pontos (19-27) logo nos primeiros minutos e a dizer claramente ao que ia. O jogo exterior continuou a fazer mossa, com um autêntico festival de triplos, e com a inteligência, raça e ambição das águias a serem determinantes. Os encarnados foram superiores e os números ao intervalo mostravam-no, e até podiam ser mais dilatados: 37-43.
Reentrada em quadra com as águias a apostarem no mesmo cinco inicial, perante um Sporting determinado em reagir rapidamente. E assim foi, com a formação comandada por Luís Magalhães a anular a desvantagem e a conseguir o empate (44-44). A partir daqui, alternância no marcador, empates sucessivos, com as duas equipas a mostrarem por que motivo eram as líderes da classificação geral. 64-62 no fecho do 3.º quarto e tudo em aberto!
E foi até ao último soar da buzina! Intensidade máxima, apoio das bancadas, cada posse de bola disputada como se da última se tratasse… enorme espetáculo, com os instantes finais a decidirem o vencedor. Os anfitriões foram mais eficazes e venceram por 81-75.
Com este resultado, as águias somam um total de 34 pontos e ocupam agora o 2.º lugar da classificação.
Segue-se mudança de chip! A 6.ª e derradeira jornada da 2.ª fase de grupos da FIBA Europe Cup está marcada para a próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro, com o Benfica a defrontar, na Dinamarca, a formação do Bakken Bears. Este jogo tem início às 17h30 e é decisivo para as contas finais do apuramento!
A Liga Portuguesa de Basquetebol regressa no sábado, dia 8 de fevereiro, com a formação comandada por Carlos Lisboa a voltar ao Pavilhão Fidelidade para receber a equipa do Illiabum. Este jogo é referente à 19.ª jornada da competição e tem início marcado para as 15h00.
Sporting-Benfica, 81-75
FICHA
Local Pavilhão João Rocha
Cinco do Benfica Anthony Hilliard, Eric Coleman, Anthony Ireland, José Silva e Arnette Hallman
Suplentes Gonçalo Delgado, Fábio Lima, Betinho, Gary McGhee, Rafael Lisboa e Damian Hollis
1.º quarto 16-20
2.º quarto 37-43
3.º quarto 64-62
4.º quarto 81-75
Marcadores dos pontos do Benfica Arnette Hallman (10), Eric Coleman (7), Anthony Hilliard (3), José Silva (11), Anthony Ireland (8), Gary McGhee (7), Fábio Lima (9), Damian Hollis (6), Betinho (5) e Rafael Lisboa (9)
DECLARAÇÕES
Carlos Lisboa (treinador do Benfica): "Penso que poderíamos ter feito melhor, principalmente quando estivemos com posse de bola e com possibilidades de ampliar a vantagem, mas não o fizemos. O Sporting é uma boa equipa, tem bons jogadores, e acabou por conseguir encostar o jogo e vencer. Parabéns ao Sporting. Nada está decidido, ainda falta muito Campeonato, está tudo aberto e vamos continuar o nosso trabalho. Já tinha dito que em janeiro e fevereiro íamos pagar algum esforço devido a andar a disputar a competição europeia e o Campeonato Nacional. Isto não é desculpa porque eu não arranjo desculpas quando perco, mas logicamente que acusámos algum cansaço… Vamos continuar o nosso trabalho."

Sem comentários:

Enviar um comentário