segunda-feira, 2 de março de 2020

TRAMBOLHÃO PARA O 2º LUGAR


Benfica derrapa frente ao Moreirense e perde liderança para o FC Porto.
O Benfica empatou, esta segunda-feira, frente ao Moreirense (1-1) em partida a contar para a 23.ª jornada da I Liga e perdeu a liderança do campeonato para o FC Porto.
Na ressaca da eliminação da Liga Europa, o Benfica procurava manter a liderança da Liga para não ser ultrapassado pelo FC Porto na liderança da prova.
Os encarnados enfrentavam um Moreirense moralizado que já não sabia o que era perder há quatro jogos, depois de ter somado dois empates e duas derrotas.
Bruno Lage fez uma promessa antes do jogo que acabou por cumprir, ao conceder nova titularidade para Samaris. O grego juntou-se a Weigl no meio campo, com Rafa a fazer companhia a Vinícius e com Taarabt também em posições mais adiantadas.
Com o jogo marcado para uma segunda-feira e a horas impróprias (20h45), o estádio da Luz apresentou-se mais despido do que o habitual.
No início da partida, como era de esperar, foi o Benfica a tentar chamar para si o comando do encontro. Samaris tentou dar o primeiro sinal, logo à passagem do minuto 11´. Pizzi deixou atrasado e o jogador grego tentou encaixar de primeira o primeiro golo da partida, mas a bola saiu por coma.
Contudo, o Moreirense não vinha para servir de mero espectador e queria ter uma palavra a dizer no encontro e assim confirmar o bom momento.
Os visitantes responderam de pronto. Num lance algo confuso, a bola acabou por sobrar para Fábio Abreu que rematou ao lado.
Com maior pendor ofensivo, o Benfica estava bastante expectante e não pressionava o adversário no momento da construção.

Ainda assim, os encarnados conseguiam criar perigo na frente. Ao minuto 24´, Vinícius esteve perto do primeiro. O brasileiro apareceu isolado, passou pelo guarda-redes, mas já sem ângulo de remate atirou ao lado.
E se não era o desacerto dos jogadores mais avançados do Benfica, era Pasinato a evitar males maiores. Ao minuto 26´, Pizzi deixou em Taarabt que atirou para defesa do guardião forasteiro.
Mas o cónegos não desarmavam. Ao minuto 31´, João Aurélio cabeceou, quando estava sozinho, mas por cima.
Os últimos minutos da primeira parte só deram Benfica, mas com os 'encarnados' a patentearem uma ineficácia pouco habitual. Aos 37´, Rúben Dias esteve perto de ser feliz, depois de uma assistência de Rafa mas fez o mais difícil, ao falhar o alvo, depois de um bom envolvimento no ataque.
Aos 39´, Grimaldo com uma cruzamento em trivela atirou ao ferro, antes do intervalo.
No descanso e com a notícia do triunfo do FC Porto, as águias estavam pressionadas para somar os três pontos para assim manterem a liderança do campeonato.
Logo aos três minutos do segundo tempo (48´), o Benfica dispôs de uma grande penalidade, depois de braço de Gabrielzinho.
Na conversão, Pizzi atirou ao lado para desespero dos adeptos encarnados nas bancadas.
No entanto, um minuto depois, os encarnados chegaram mesmo ao primeiro. Cruzamento de Tomás Tavares, Pizzi desvia e Rafa atira para o fundo das redes. Contudo, depois de análise com recurso ao VAR, o tento foi anulado.
A precisar de arriscar Lage tirou Weigl e lançou Dyego Sousa, ficando o Benfica a jogar com dois avançados.
Demasiadamente exposta, a equipa benfiquista abria espaços e foi o Moreirense que chegou ao golo. Abdu Conté fugiu na esquerda, cruzou para a área onde apareceu Fábio Abreu a finalizar num autêntico de balde de águia fria no estádio da Luz.
A equipa do Benfica não estava nos seus dias e foi exemplificativo disso o falhanço de Vínicius (minuto 73´) depois de assistência de Grimaldo.
Com o treinador do Benfica a substituir Taarabt e Rafa Silva para fazer entrar Cervi e João Filipe, as águias perderam capacidade de criação e também discernimento da hora da decisão.
Demasiado balanceado, o Moreirense teve tudo para fazer o 2-0. João Aurélio serviu Pedro Nuno (82´) que com tudo para fazer o golo, atirou ao lado.
Os cónegos acabaram por pagar o desperdício, já que ao minuto 89´, Pizzi foi novamente tentar bater Pasinato depois de assinalada nova grande penalidade. Na conversão, o jogador do Benfica permitiu a defesa de Pasinato, mas à segunda conseguiu fazer o empate.
Com oito de minutos de compensação, os encarnados foram em desespero à procura do golo, mas o resultado não sofreu mais alterações. O Benfica cedeu e o FC Porto é o novo líder do campeonato, com um ponto de vantagem sobre as águias que já tiveram à sua disposição sete pontos de avanço.

Sem comentários:

Enviar um comentário