Luís Filipe Vieira anunciou, esta quarta-feira, a recandidatura à presidência do Benfica, naquele que, garante, será o último mandato à frente do clube da Luz.
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
VIEIRA ANUNCIA RECANDIDATURA AO ÚLTIMO MANDATO COM «FOCO NA VERTENTE DESPORTIVA»
«SEJAM CAMPEÕES, GANHEM E REBENTEM COM ISTO TUDO!»
O Benfica divulgou imagens dos derradeiros momentos de Rúben Dias como jogador do Benfica, após o jogo de sábado com o Moreirense, incluindo o discurso final do agora jogador do Manchester City.
OBRIGADO, RÚBEN!
Doze anos depois de ter ingressado no SL Benfica, o defesa-central Rúben Dias, produto da Formação do Clube, muda-se para a Premier League inglesa, onde vai representar o Manchester City.
RÚBEN DIAS | O ADEUS DO CAPITÃO
"É oficial: Rúben Dias deixou o SL Benfica rumo ao Manchester City FC, a troco de 68 milhões de euros, mais 3,6 milhões em objetivos.
MÉRITO DE UM PROJECTO
"Os canoístas Fernando Pimenta e Joana Vasconcelos estiveram em excelente plano, no último fim de semana, na Taça do Mundo de velocidade de Szeged (Hungria). Foram registos a merecer destaque na comunicação social, em particular a chegada à 100.ª medalha do limiano em grandes competições internacionais. Não foi fácil, antes, mais uma vez, consequência de muito trabalho. E é aqui, enquadrado numa estratégia de potenciação da capacidade competitiva, que o Sport Lisboa e Benfica se posiciona, com imenso orgulho.
OS “OUTSIDERS” DESPORTIVOS
Howard Saul Becker, sociólogo americano, escreveu um livro muito interessante sobre os “Outsiders: Estudos de Sociologia do Desvio”, em 1963, fornecendo bases teóricas importantes para a teoria da rotulagem. O termo “desvio”, na sociologia americana, tem um sentido mais abrangente do que delinquência e dos comportamentos que transgridem as normas aceites por um determinado grupo social ou por uma determinada instituição. Sabemos que todos os grupos sociais instituem normas e esforçam-se por as aplicar, pelo menos em determinados momentos ou em certas circunstâncias. As normas sociais definem as situações e os modos de comportamentos apropriados: algumas ações são prescritas (o que é “bom”) e outras são interditas (o que é “mau”). Quando um indivíduo transgride uma norma em vigor, ele pode ser visto como alguém particular, em que não se pode confiar. O indivíduo, na perspetiva de Becker, pode ser considerado “estrangeiro” (outsider) ao grupo. Mas o indivíduo que é etiquetado assim pode ver as coisas de uma outra forma. Ele pode não aceitar a norma segundo a qual o julgam e pode recusar ou negar a competência ou a legitimidade daqueles que o fazem. Os transgressores podem estimar que os julgamentos são estrangeiros ao seu universo. Isto pode aplicar-se em muitos domínios, nomeadamente o desporto, que se tornou uma atividade social de primeira importância. Dou um exemplo concreto: os ciclistas que se dopam podem considerar que somos “outsiders” ao seu universo, pelo que não aceitam o nosso julgamento. As pessoas que fumam haxixe podem considerar que aqueles que não fumam nada têm a dizer sobre o assunto. E isso também se pode aplicar ao primeiro-ministro, António Costa, quando defende o seu apoio à recandidatura do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e que isso, afinal, não tem “rigorosamente nada” a ver com a sua vida política ou funções.
URGE O APOIO AOS CLUBES EM PORTUGAL!
Não querendo ser o velho do Restelo, de pouco importa que o desporto seja incluído na versão final da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação de Portugal 2020-2030, VEPRP, apresentado por António Costa Silva, depois da análise dos contributos da consulta pública. A não ser pelo reconhecimento que o desporto pode contribuir para a economia portuguesa com consequências na qualidade de vida dos cidadãos, designadamente ao nível da prevenção e tratamento das doenças crónicas não transmissíveis e da incapacidade funcional, contribuindo fortemente para a redução dos pesados encargos com o Serviço Nacional de Saúde.
PRIMEIRAS PÁGINAS: JORNALEIROS COM AZIA TOTAL
terça-feira, 29 de setembro de 2020
ESTRANHAS FORMAS DE VIDA
"(...)
VOGANDO PELO PASSADO SOB A BRISA DA TARDE
"Absolutamente revolucionária a revista Stadium, sobretudo no aspecto gráfico, que estava muitos anos adiantado no tempo. É um consolo poder abrir as suas páginas e ler toda uma prosa respeitadora da ortografia e da sintaxe sobre a tarde de um Benfica - Sporting de 1942.
BEM-VINDO, OTAMENDI!
FUTEBOL
SL BENFICA B | A EQUIPA COM MAIS POTENCIAL DOS ÚLTIMOS ANOS
"Uma final da UEFA Youth League, um campeonato de juniores e várias presenças na equipa principal do SL Benfica são um elo de ligação entre muitos dos jogadores da equipa B. Nos lugares cimeiros da Segunda Liga, a equipa secundária dos “encarnados” tem seis pontos em 12 possíveis e marcou 13 golos (média de 3,25 golos por jogo).