quarta-feira, 30 de setembro de 2020

OBRIGADO, RÚBEN!



 Doze anos depois de ter ingressado no SL Benfica, o defesa-central Rúben Dias, produto da Formação do Clube, muda-se para a Premier League inglesa, onde vai representar o Manchester City.

O desafio de dia 26 de setembro, diante do Moreirense (2.ª jornada da Liga NOS 2020/21), foi o último do defesa ao serviço das águias. Um jogo emocionante do início ao fim, onde Rúben foi protagonista. Autor do golo que inaugurou o marcador, foi eleito "Man of The Match". No momento de se dirigir a quem assistia à emissão exclusiva da BTV, o defesa-central não escondeu a emoção que sentia.
"Foi um jogo muito importante para mim. Poder consagrar este jogo com um golo foi muito especial. As pessoas marcam-me... [emocionado] e o Clube também, foi muito especial para mim. Jogar com a braçadeira também foi muito especial", explicou no final da partida.
Já no balneário, em privado, num momento de despedida muito sentido, Rúben dirigiu-se aos (ex-)companheiros com palavras carregadas de emoção.
"O meu maior desejo é que vocês [colegas de equipa] 'rebentem' isto tudo e sejam campeões. Eu próprio já estava muito no espírito e custa-me sair por isso, mas é uma coisa que não poderia deixar de dizer: tenham o maior sucesso. O míster está cá para isso mesmo, para vos guiar e para vos ajudar a chegar ao top. Espero muito que ganhem e que 'rebentem' com isto tudo, porque nós estamos muito bem. Boa sorte!", exclamou Rúben no remate da sua mensagem, que pode ser vista e lida na íntegra AQUI.
A subir, sempre a subir!
Rúben Dias é sem dúvida um dos rostos mais acentuados do projeto de formação no Benfica Campus. O jogador (23 anos) ingressou no Clube no início da época 2008/09 e foi capitão de equipa em todos os escalões de formação do emblema encarnado. Um registo notável de um atleta que fez mais de 100 jogos oficiais pela equipa principal – 137 partidas e 12 golos apontados.
Em 2008, depois de duas épocas no Estrela da Amadora (o clube da cidade onde nasceu), Rúben Dias experimentou pela primeira vez a sensação de vestir a camisola oficial do Benfica, iniciando o seu percurso nos escalões de formação das águias. Fez-se notar logo pela vontade de se aperfeiçoar no dia a dia e, com trabalho, aproveitar e explorar todo o potencial que lhe era reconhecido no papel de defesa-central.
Campeão Nacional de Iniciados em 2012 e de Juvenis em 2013, Rúben Dias cresceu no Benfica e esse desenvolvimento teve expressão paralela: começou a torna-se presença regular nas seleções jovens nacionais. Foi internacional Sub-16 (cinco jogos), Sub-17 (18), Sub-19 (21), Sub-20 (15) e Sub-21 (4).
Na época 2015/16 subiu à equipa B e principiou uma nova etapa na sua caminhada, competindo no segundo escalão do futebol profissional, um espaço de valorização, reconhecimento e também de imposição para novos e ambiciosos voos. Nessa temporada, Rúben Dias participou em 27 desafios e marcou um golo. A taxa de utilização no Benfica B aumentou em 2016/17: o jovem central foi chamado a alinhar em 31 jornadas da II Liga. Em 2017/18 subiu ao plantel principal.
Um verdadeiro exemplo dentro e fora das quatro linhas, Rúben Dias sempre foi reconhecido pelo empenho e pela garra com que envergou o Manto Sagrado. De águia ao peito e ao serviço da principal equipa do futebol encarnado, o defesa conquistou um Campeonato Nacional (2018/19) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2019).
Rúben terminou a primeira temporada (2017/18) com 30 jogos realizados e quatro remates certeiros pela equipa sénior. A estreia aconteceu em 16 de setembro de 2017. Dia em que o Benfica se deslocou ao Bessa para defrontar o Boavista. O central atuou ao lado de Luisão, um histórico do Clube.
O primeiro golo estava guardado para 29 de dezembro de 2017. A vítima? O V. Setúbal. Já o primeiro tento no Estádio da Luz aconteceu a 3 de fevereiro de 2018 num triunfo contundente (5-1) diante do Rio Ave. Seguiram-se duas temporadas de consolidação (2018/19 e 2019/20), 104 jogos em duas épocas desportivas! Rúben foi um dos jogadores mais utilizados, dando sempre o seu contributo até ao último esforço.
As boas prestações ao serviço do Benfica levaram a que Fernando Santos, o selecionador nacional, integrasse o atleta da formação encarnada no seu lote de escolhas para as várias competições internacionais.
Rúben é hoje um dos principais pilares defensivos da Seleção e esteve presente naquela que foi a conquista da primeira Liga das Nações (eleito MVP na final ganha por Portugal à Holanda).
O defesa ruma agora a Inglaterra, onde irá representar as cores do Manchester City. A equipa atualmente treinada por Pep Guardiola já contava no seu plantel com três jogadores também formados no Benfica Campus – Ederson, João Cancelo e Bernardo Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário