sábado, 26 de fevereiro de 2022

NA FINAL DA TAÇA DA LIGA



 Foram guerreiras e estão na final da Taça da Liga!

Nos últimos segundos do jogo, a briosa equipa feminina de futsal do Benfica bateu a Novasemente na semifinal, em Loulé. A conquista do troféu decide-se já neste domingo.
Este jogo foi discutido mesmo até ao fim! Na raça, as "guerreiras" do Benfica, como sintetizou o treinador Luís Estrela, resolveram nos últimos segundos uma partida que poderiam ter sentenciado na primeira parte, superando a Novasemente por 3-2 e apurando-se para a final da Taça da Liga de futsal, a disputar com o Nun'Álvares às 17h15 deste domingo, 27 de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Loulé. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no recinto.
Com agressividade positiva e intensidade, exteriorizando muita energia na quadra, a equipa do Benfica criou várias oportunidades de golo, mandou bolas aos ferros e festejou (apenas) por duas vezes na primeira parte do desafio. Aos 4', aproveitando uma entrada de Inês Fernandes pela esquerda, Dricas acreditou que podia faturar e, com felicidade num ressalto à boca da baliza, assinou o 1-0.
As encarnadas aumentaram a vantagem aos 9'. Dricas recuperou a bola em zona ofensiva, tabelou com Kalê e atirou pela certa para a efusiva celebração do 2-0.
Até ao intervalo, a Novasemente procurou contestar a superioridade evidenciada pelo conjunto benfiquista e construiu um par de lances que puseram à prova Ana Catarina, que ripostou com categoria, ao nível que lhe é reconhecido e que faz dela a melhor guarda-redes de futsal do mundo na atualidade.
No segundo tempo, colocando muita pressão nas ações de conquista da posse de bola, o Benfica atingiu a 5.ª falta muito cedo, havia ainda quase 14 minutos para se jogar, e teve de ser menos vigoroso nas manobras defensivas. A Novasemente, que se aplicava a fundo pela redução da desvantagem, marcou aos 29' por intermédio de Júnior (2-1), tirando partido de um canto trabalhado à esquerda.
A 6.ª falta das encarnadas aconteceu aos 35', e o consequente livre de 10 metros foi batido por Guida, que acertou no poste esquerdo.
Dentro dos derradeiros dois minutos, a Novasemente perdeu Guida (duas faltas, dois cartões amarelos seguidos do respetivo cartão vermelho), mas, arriscando tudo sem guarda-redes num 4x4, provocou um erro e empatou (2-2) num remate de Balona a cerca de 30 segundos do termo do desafio.
Acreditando que ainda havia tempo para chancelar o triunfo antes do prolongamento, o Benfica partiu para o ataque, elaborou com critério, desenhou o desequilíbrio num passe de Inês Fernandes para Dricas, e esta, a cinco segundos do fim, chutou para o vitorioso 3-2!
Na final, aprazada para as 17h15 deste domingo, 27 de fevereiro, em Loulé, o Glorioso enfrentará o Nun'Álvares, que no outro jogo das meias-finais bateu o Sporting por 5-1.
DECLARAÇÕES
Luís Estrela (treinador do Benfica): "As minhas jogadoras foram umas autênticas guerreiras. Houve dois jogos dentro do jogo. Um jogo até aos seis minutos da segunda parte, onde fomos uma equipa em crescendo, dinâmica, agressiva, forte na reação à perda da bola, forte nas transições e nos esquemas táticos. O resultado ao intervalo era injusto, o jogo já deveria estar resolvido, visto que tivemos três bolas nos postes e muitas situações de finalização. A partir dos cinco minutos da segunda parte, a equipa adversária foi mais agressiva do que nós, demorámos a entrar um pouco no ritmo do jogo. No momento em que chegámos às cinco faltas tivemos um segundo jogo, porque não pudemos ser tão agressivos, tivemos de alterar as zonas de pressão. O objetivo era chegar à final para disputar um troféu, acreditámos até ao fim e conseguimos vencer."
Dricas (ala/pivô do Benfica): "Os três golos que marquei sabem bem porque ganhámos, se perdêssemos não valiam de nada. Felizmente conseguimos resolver! Foi um jogo difícil, equilibrado, mas já sabíamos que seria assim. Cometemos alguns erros e acabámos por sofrer [um golo] a acabar o jogo, mas fomos competentes e resilientes e resolvemos ainda antes do prolongamento. Na segunda parte a equipa da Novasemente veio com mais vontade de recuperar o jogo, e depois tivemos a condicionante das faltas. Atingimos as cinco faltas muito cedo, defensivamente ficámos menos agressivas e a Novasemente pôde aproveitar isso."
Benfica-Novasemente
3-2
Pavilhão Municipal de Loulé
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Dricas, Sara Ferreira e Kalê
Suplentes
Maria Inês, Marta Costa, Catarina Lopes, Maria Pereira, Thaila Mertins, Inês Matos, Leninha, Angélica Alves e Beatriz Carrola
Ao intervalo 2-0
Golos do Benfica
Dricas (4', 9', 40')

Sem comentários:

Enviar um comentário