domingo, 3 de julho de 2022

TRIPLETE CONTRA AS LAGARTAS. FOI TUDO NOSSO, MAIS UMA PARA O MUSEU...



 Que desfecho de época para a equipa feminina de hóquei em patins do Benfica! Na final da Taça de Portugal, disputada neste domingo, 3 de julho, as eneacampeãs nacionais venceram por 1-3 e celebraram a 8.ª dobradinha da sua história.

Benfica e Sporting voltaram a encontrar-se num dos momentos decisivos da época, após terem discutido a final do play-off do Campeonato Nacional, conquistado pelas águias. No Pavilhão Municipal Leonel Fernandes, no Seixal, bancadas bem-compostas e repletas de Benfiquistas, onde também esteve presente o Presidente Rui Costa.
As encarnadas entraram em quadra com o mesmo cinco inicial da meia-final com o CACO e apresentaram duas alterações no banco de suplentes: Marta Benfeitas e Sofia Contreiras entraram para os lugares de Rita Albuquerque e Catarina Pedro, respetivamente.
Quanto ao jogo, primeiros minutos muito disputados, mas sem oportunidades flagrantes. Aos 5', golo de Cata Flores! A universal chilena lançou-se em corrida e, isolada, encontrou uma abertura à direita da baliza de Cláudia Vicente, finalizando com sucesso.
Seguiram-se momentos de grande trabalho para as duas guardiãs. Do lado do Benfica, Maria Vieira esteve em bom plano aos 6', com três defesas sucessivas a remates de Rute Lopes, e aos 10', quando impediu o golo a Rita Lopes e Rita Batista. Pelo meio, aos 9', foi Raquel Santos a desafiar a atenção de Cláudia Vicente.


Aos 13' Nuno Pinto pediu time out. No reatar do jogo, duas ocasiões para as encarnadas: Marlene Sousa tentou a picadinha, ao lado da baliza leonina; Maca Ramos, isolada, atirou a centímetros do golo. Estavam dados os avisos!
Volvidos três minutos, o Sporting teve nas mãos a oportunidade de igualar. Uma falta para cartão azul de Beatriz Figueiredo sobre Inês Vieira deu livre direto às verdes e brancas. Na execução, Maria Vieira defendeu o remate de Ana Catarina Ferreira.
Em superioridade numérica, o Sporting empatou aos 17', por Inês Vieira. Dérbi com 1-1 no placard e ainda muito para jogar! No minuto 21, Raquel Santos atirou forte e colocado, mas a guardiã sportinguista segurou. O mesmo não aconteceu aos 23', quando surgiu o 1-2! Após remate de Marlene Sousa, Maria Sofia Silva, na recarga, devolveu a vantagem às águias. Até ao intervalo, o resultado não se alterou.
Margem mínima no reatamento e tudo podia acontecer. O Sporting apresentava-se mais à defesa e o Benfica, por sua vez, continuava a atacar e a pressionar.
Aos 27', o trio Marlene Sousa, Raquel Santos e Beatriz Figueiredo desenhou uma jogada que esteve muito perto de resultar em golo! No contra-ataque, foi a vez da dupla formada pelas irmãs Rute e Rita Lopes criar perigo.



No minuto seguinte, Cata Flores encontrou Maria Sofia Silva ao segundo poste, mas esta não chegou a tempo. Só dava Benfica e, aos 35', Marlene Sousa dilatou para 1-3! Numa jogada trabalhada por Inês Severino e Maria Sofia Silva, a capitã das águias encontrou-se de caras com Cláudia Vicente e atirou para o golo.
O jogo caminhava para o fim e as equipas davam tudo na quadra. Aos 40', Inês Vieira, ela que marcou o golo do Sporting, esteve perto de bisar, mas a bola embateu na guardiã benfiquista. No instante seguinte, Inês Severino atirou ao lado da baliza leonina.
Gerindo o resultado e em controlo da partida, o Benfica manteve o resultado em 1-3 até final e, com esta vitória, ergueu o seu oitavo troféu da Taça de Portugal! Este foi o coroar de uma época perfeita para as comandadas de Paulo Almeida, que, depois da conquista da Supertaça, se sagraram eneacampeãs nacionais e finalizaram a temporada com a prova-rainha.



DECLARAÇÕES
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Quero agradecer a todos os que trabalham comigo, sem eles não seria possível. Foi um grande jogo de hóquei em patins e o Benfica é um justo vencedor. Durante os 50 minutos teve mais oportunidade de golo. O importante é que vamos levar mais um troféu para o [Museu Benfica] Cosme Damião. O pensamento delas é o mesmo que o meu, não se cansam de ganhar nem de bater recordes."
Marlene Sousa (capitã e avançada): "É sempre como o primeiro. Esta equipa não se cansa de ganhar, é muito ADN à Benfica. Viemos um pouco mais confiantes porque ganhámos o Campeonato Nacional há uma semana, mas do outro lado esteve uma grande equipa. Somos uma verdadeira família e isso acaba por ser o segredo. Um enorme obrigado a esta massa adepta que foi sem dúvida o sexto jogador. É por isto que o Benfica é tão grande!"
Maria Vieira (guarda-redes): "Foi uma final muito bem disputada, foi fisicamente muito difícil. Ao intervalo estávamos cansadas, ontem [sábado] também jogámos, o Sporting entrou muito bem, foi superação, resiliência e foi Benfica. Esta moldura humana foi incrível, quero agradecer aos adeptos e ao nosso Presidente, que uma vez mais marcou presença."



Cata Flores (universal): "Conseguimos ganhar os três troféus mais importantes da temporada. Queremos seguir assim e levar mais troféus para o Museu. Agradeço a todos os Benfiquistas e à minha família pelo apoio. Não tenho palavras para os adeptos, fazem-nos sentir sempre em casa e que jogamos com mais um jogador."
Maca Ramos (defesa): "A época foi longa, dura, mas conquistámos três títulos a nível nacional. Agradecer aos adeptos, são incríveis e estão sempre a fazer-se ouvir. Este título é para eles e por eles. Muito obrigado ao Benfica e a eles. Terminar assim é a 'cereja em cima do bolo'."
Maria Sofia Silva (avançada): "É o último jogo da época e era mais um troféu que queríamos conquistar. É sempre bom ajudar a equipa com golos. Estamos de parabéns."
Raquel Santos (avançada): "Agradecer aos adeptos, encheram o pavilhão e foram incansáveis. Além de um grupo maravilhoso, temos adeptos como poucos clubes têm. Força, Benfica!"
Sporting-Benfica
1-3
Pavilhão Municipal Leonel Fernandes
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Marlene Sousa, Cata Flores, Beatriz Figueiredo e Raquel Santos
Suplentes
Marta Benfeitas, Sofia Contreiras, Maca Ramos, Inês Severino e Maria Sofia Silva
Cinco inicial do Sporting
Cláudia Vicente, Inês Vieira, Ana Catarina Ferreira, Rita Lopes e Rute Lopes
Suplentes
Alice Vicente, Inês Açoreira, Inês Arrais, Rita Batista e Margarida Florêncio
Ao intervalo 1-2
Golos
Benfica: Cata Flores (5'), Maria Sofia Silva (23') e Marlene Sousa (35'); Sporting: Inês Vieira (17')
Marcha do marcador
0-1; 1-1; 1-2; 1-3

Sem comentários:

Enviar um comentário