quarta-feira, 5 de outubro de 2022

HISTÓRICO!



 Força coletiva para uma sensacional vitória na Champions

Pela primeira vez na Liga dos Campeões, o Benfica vincou posição e fez história, ao bater o VEF Riga por diferença expressiva (76-89).
Sensacional estreia do Benfica na Liga dos Campeões! Na Letónia, o campeão nacional protagonizou uma grande exibição e venceu o VEF Riga por 76-89, um resultado que mostra a superioridade encarnada contra um rival cotado, como o treinador Norberto Alves alertara na antevisão ao encontro.
A receita para a vitória passava pela força coletiva e concentração totais, que permitissem acerto defensivo e eficácia no ataque.
No 1.º quarto, diante dos seus adeptos, o VEF Riga entrou melhor e, com a inspiração de Nysier Brooks, dispôs de nove pontos de vantagem (24-15), altura em que Norberto Alves solicitou um time out. A faltarem dois minutos e meio para o final do parcial, as palavras do treinador do Benfica resultaram e a reentrada em campo foi extraordinária. Com um parcial de 3-10, os campeões nacionais equilibraram o desafio e mantiveram aspirações intactas para o 2.º quarto.
Nesta fase, consequência das ações na luta pelas tabelas e de maior agressividade na defesa, os encarnados aproveitaram para saltar para a frente. Do outro lado da barricada estavam avisados para a capacidade individual de Ivan Almeida, evidenciada na final da ronda de qualificação com o Brose Bamberg (39 pontos), e o extremo do Benfica foi o centro das atenções do VEF Riga, só conseguiu marcar os primeiros pontos a um minuto do final do 2.º quarto, com um lançamento de dois pontos.
A partir daí, Ivan Almeida contribuiu para o espetáculo dado pelos encarnados, que silenciaram os apoiantes da equipa da casa.
Consentindo somente 11 pontos ao adversário no 2.º quarto, o Benfica chegou ao intervalo com quatro pontos de vantagem.
No parcial seguinte, após dois roubos de bola culminados com afundanços, Ivan Almeida deixou as águias a um ponto do VEF Riga (56-55), que tinha recorrido ao tiro exterior para assumir a dianteira.
Os letões acumularam turnovers e o 3.º quarto terminou de forma categórica, com mais um roubo de bola de Betinho Gomes e dois pontos para Toney Douglas. Magistral, o base encarnado ainda assistiu Broussard para um triplo que fez disparar o Benfica (65-71).
Ao iniciarem o derradeiro parcial com outro triplo de James Ellisor, os encarnados agigantaram-se e contrariaram o jogo do VEF Riga com enorme classe e trabalho coletivo, pincelado com momentos de espetáculo.
Conquistada a primeira vitória na inédita presença na Liga dos Campeões, já no sábado, 8 de outubro, as águias recebem o CAB Madeira no Pavilhão Fidelidade (16h00).
E na Champions segue-se o Limoges, na terça-feira, 11 de outubro, no Pavilhão dos Desportos de Beaublanc (19h30).
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "O Benfica jogou de forma coletiva durante todo o jogo. Entrámos um pouco nervosos e, na primeira parte, quando o Riga vencia por nove pontos, mudámos algumas coisas, mas mantivemos a união. Na segunda parte foi visível a melhoria da equipa em termos defensivos, houve crença coletiva e um grande esforço da equipa. Estou orgulhoso de todos os jogadores. Fizemos um grande jogo e vamos lutar em todos os jogos para vencer. Somos um grande clube, com grande história e é importante que a nossa equipa esteja a competir a este nível. Vamos fazer tudo para corresponder à confiança que o nosso Presidente tem em nós e no nosso trabalho e dar alegrias a todos os Benfiquistas. Agradeço o apoio dos Benfiquistas na bancada, porque isso dá-nos uma força extra."
Toney Douglas (base do Benfica): "Sabíamos que seria um jogo difícil, mas acreditámos uns nos outros. Desde que nos qualificámos para a fase de grupos, temos evoluído todos os dias e sabemos que metas queremos cumprir. No nosso grupo, que é fantástico, o objetivo é vencer e não nos interessa quem é o melhor marcador da equipa."
VEF Riga-Benfica
76-89
Arena de Riga
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Maik Zirbes, Tomás Barroso, James Ellisor, Diogo Gameiro e Sérgio Silva
Cinco inicial do VEF Riga
Artis Ate, Daniel Hamilton, Anrijs Miska, Nysier Brooks e Kristers Zoriks
Suplentes
Ilja Gromovs, Vitaliy Zotov, Jamar Abrams, Roberts Berzins, Maris Gulbis, Emils Krumins e Peteris Pinnis
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
27-25 38-42 65-71 76-89
Pontuadores do Benfica
Toney Douglas (17), Ivan Almeida (16), Aaron Broussard (15), Betinho Gomes (12), Maik Zirbes (10) Terrell Carter (6), James Ellisor (5), Makram Ben Romdhane (5) e José Barbosa (3)

Sem comentários:

Enviar um comentário