sábado, 31 de dezembro de 2022

PRIMEIRA DERROTA COM EXIBIÇÃO MISERÁVEL



 Reentrada em falso

No regresso dos jogos da Liga Bwin após o Campeonato do Mundo 2022, o líder Benfica foi ao Minho perder (3-0) com o SC Braga.
O Benfica regressou às lides da Liga Bwin 47 dias depois do duelo com o Gil Vicente. No Estádio Municipal de Braga, diante do SC Braga, desaire do líder (o primeiro da temporada), por 3-0, na 14.ª jornada. Na próxima ronda há receção ao Portimonense.
Antes do apito inicial cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Pelé, antigo futebolista lendário falecido aos 82 anos.
Nas quatro linhas, um Benfica no habitual 4x2x3x1, com um meio-campo mais povoado: Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Aursnes, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos; os bracarenses mudaram do habitual 4x3x3 para o 4x4x2 com Matheus, Victor Gómez, Niakaté, Paulo Oliveira, Sequeira, Uros Racic, Al Musrati, André Horta, Iuri Medeiros, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Apito inicial de João Pinheiro e tudo a correr de feição para o SC Braga. Livre de Sequeira, insistência minhota, a bola sobrou para Abel Ruiz, que, de pé esquerdo, bateu Odysseas e fez o 1-0 (2'). Com a equipa da casa na frente, o que se viu foi um SC Braga a fazer até aos 10 minutos o que poucas equipas conseguiram fazer ao Benfica em 2022/23: ter mais posse de bola, pressionar alto e condicionar a construção ofensiva encarnada.



A partir dos 15 minutos da partida, o Benfica sacudiu a pressão através de um corredor central mais denso e com laterais a subirem pelo corredor, a dar largura. Ainda assim, as oportunidades escasseavam. Aos 22', Florentino lançou João Mário em profundidade, deixou-o numa situação privilegiada, mas Matheus foi lesto a sair da baliza e fez a mancha. As águias sentiam dificuldades em descompensar a defesa contrária, bem como em parar o contra-ataque. Num desses lances, aos 25', Uros Racic atirou para Odysseas agarrar. Dois minutos volvidos – 27' –, o SC Braga recuperou o esférico em zona adiantada, com Abel Ruiz a obrigar Odysseas a aplicar-se.
Os minhotos cresciam no jogo e aos 32' chegaram ao 2-0. Triangulação na área benfiquista entre Iuri Medeiros, Abel Ruiz e Ricardo Horta, com este último a rematar para o golo. O Benfica queria responder e reduzir antes do intervalo. Aos 35', um cruzamento-remate de Rafa quase surpreendeu Matheus (a bola ainda embateu no poste). Ponta final da primeira parte animada com Victor Gómez a disparar da meia-direita para defesa de Odysseas (39') e Otamendi, aos 45'+1', num pontapé de canto, a cabecear a centímetros da barra da baliza minhota.
A perder por 2-0, Roger Schmidt mexeu ao intervalo, fazendo entrar Musa para o lugar de Florentino. O Benfica reentrou melhor e esteve globalmente acima na segunda parte, mas não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos no regresso dos jogos da Liga Bwin após o Mundial 2022.
Aos 48', Gonçalo Ramos não chegou a um cruzamento de João Mário por centímetros; aos 52', Aursnes, do meio da rua, viu o remate travado por Matheus. O Benfica a tentar tomar conta dos acontecimentos, com mais bola, muita circulação entre os corredores; o SC Braga, a vencer, apostava nas saídas em transição, aproveitando as linhas subidas dos da Luz. Aos 66', Rafa arrancou pela esquerda, ultrapassou vários adversários, entrou na área, a defesa bracarense tentou afastar, mas o esférico ficou em Aursnes, que tentou a sorte. Um pouco contra a corrente do jogo, aos 70', o 3-0. Matheus lançou longo, Bah falhou a interceção, Iuri Medeiros ganhou na dividida e ofereceu o golo a Ricardo Horta.
Com o jogo praticamente resolvido na Pedreira, ambos os treinadores mexeram nas equipas. Roger Schmidt lançou Gilberto e Draxler (que estavam prontos para ir a jogo antes do 3-0...) e ainda Chiquinho e João Neves (o jovem da Formação em estreia oficial na primeira equipa do Clube); Artur Jorge fez entrar Tormena, Hernâni, Castro, Vitinha e Rodrigo Gomes.
Até final, a tendência manteve-se, com o Benfica em busca de mitigar distâncias, mas sem sucesso. O jogo chegou ao fim com a derrota (a primeira da época) das águias, por 3-0. Na sexta-feira, 6 de janeiro de 2023, às 19h00, no Estádio da Luz, o Benfica recebe o Portimonense, na 15.ª ronda da Liga Bwin.

1 comentário: