domingo, 26 de fevereiro de 2023

ÁGUIA VOOU EM VIZELA...



 Voo de labor e calculismo

O Benfica lidera a Liga Bwin com 59 pontos após ter vencido o Vizela (0-2) em desafio da 22.ª jornada.
Três pontos conquistados com labor e calculismo foi o que se viu na difícil deslocação do Benfica ao terreno do Vizela, em jogo realizado neste sábado, 25 de fevereiro, referente à 22.ª jornada da Liga Bwin. Na 6.ª vitória consecutiva, João Mário bisou e isolou-se na frente da lista dos melhores marcadores da competição com 14 golos!
Bah, Neres e Gonçalo Guedes nos lugares de Gilberto, Chiquinho e Rafa, ficando Aursnes no meio-campo ao lado de Florentino, foram as novidades na equipa do Benfica face ao jogo da última ronda com o Boavista. Aos 3', o coletivo encarnado deu o primeiro sinal de perigo por Gonçalo Guedes. O atacante partiu da esquerda para o corredor central e, em cima da linha limite da grande área, disparou em força, valendo Bruno Wilson a desviar a bola para canto.
Assumindo a iniciativa do jogo, coube a Gonçalo Ramos fazer nova ameaça, aos 9', atirando fraco à figura do guardião Buntic. No minuto seguinte, aos 10', Gonçalo Guedes respondeu a um cruzamento atrasado de Aursnes da esquerda para finalizar por cima da baliza.
Aos 15' viu-se uma excelente transição rápida dos comandados de Roger Schmidt concluída com perigo. Neres passou para Guedes, que assistiu Gonçalo Ramos na área, sobre a esquerda, mas a bola rematada com selo de golo esbarrou em Anderson e saiu pela linha de fundo.
O Vizela criou perigo aos 26'. Kiko Bondoso, lançado em profundidade entre António Silva e Bah, surgiu na cara de Odysseas e viu a mancha do guardião internacional grego negar-lhe o golo. No mesmo minuto, na resposta, Gonçalo Guedes rematou rasteiro para as mãos de Buntic.
Dois minutos depois, aos 28', nova oportunidade de golo clara para o Benfica. Neres, na direita, encontrou espaço nas costas do lateral-direito contrário, zona onde Grimaldo recebeu a bola e ganhou posição para finalizar, no entanto, Bruno Wilson desviou a bola rematada pelo lateral-esquerdo.
A formação da casa voltou a criar perigo aos 35'. Passe de António Silva para Odysseas, o domínio com o peito deixou a bola na área para Osmajic, que assistiu Nuno Moreira. Valeu o remate alto do médio dos minhotos.
O Benfica voltou à carga e, aos 36', foi a vez de Gonçalo Ramos cabecear para defesa fácil de Buntic, após passe de cabeça de Gonçalo Guedes.




Guedes voltou a ser protagonista no lance que abriu o marcador em Vizela. A formação da casa estava no ataque, quando, aos 38', Aursnes recuperou a bola na área do Benfica e a endossou para Guedes, e este arrancou. O internacional português correu cerca de 30 metros com o esférico, foi carregado, mas a bola sobrou para Neres. Depois foi a qualidade do internacional brasileiro a conduzir o lance pela esquerda e a oferecer a finalização bem-sucedida de João Mário no coração da grande área (0-1). Que excelente transição!
A segunda parte começou com o Benfica a criar perigo, com Neres, aos 47', a rematar cruzado para defesa de Buntic.
Seguiu-se o melhor período da formação da casa no encontro, primeiro Claudemir a rematar para defesa de Odysseas, aos 51', depois foi Nuno Moreira aos 53' que viu a bola sobrar para Osmajic atirar ao lado. O avançado montenegrino, aos 57', cabeceou por cima após um pontapé de canto.
Roger Schmidt lançou Chiquinho aos 60' no lugar de Guedes, colocando Aursnes na esquerda.
Aos 65', o Vizela teve duas oportunidades flagrantes para marcar. Osmajic, na sequência de um cruzamento da direita, desviou a bola para a barra da baliza de Odysseas, com a mesma a sobrar para Kiko Bondoso. Este finalizou com o esférico a passar junto ao pé direito do guardião encarnado e a embater no poste.
Daí em diante o Benfica puxou do calculismo, gerindo o encontro e a posse de bola. Rafa e Musa foram a jogo aos 83', substituindo Neres e Gonçalo Ramos.
Musa acabou por ser travado em falta por Anderson aos 87' e o juiz Nuno Almeida exibiu o segundo cartão amarelo ao defesa brasileiro por nova infração (a primeira admoestação derivou de uma entrada dura sobre Neres).
O Benfica ficou mais confortável no desafio, mas o técnico encarnado ainda foi obrigado a mexer na equipa aos 90'. Chiquinho, com queixas na coxa esquerda, deu o lugar a João Neves.
A fechar o encontro surgiu o segundo golo do Benfica! Grimaldo foi travado por Matias Lacava dentro da área aos 90'+3' e, no respetivo penálti, João Mário, dois minutos depois, enganou Buntic e estabeleceu o resultado (0-2) do encontro, isolando-se na frente da lista dos melhores marcadores da competição com 14 golos.
O Benfica segue na liderança da competição, agora com 59 pontos, após ter somado três pontos no terreno de uma formação que nos últimos quatro jogos em casa tinha somado 10 pontos em 12 possíveis. Aliás, esta foi a primeira vez que o Benfica, na Liga Bwin 2022/23, somou quatro vitórias seguidas fora de casa (Santa Clara, Paços de Ferreira, Arouca e Vizela).
Na próxima ronda, a 23.ª, o Benfica recebe o Famalicão no Estádio da Luz, em jogo agendado para sexta-feira, 3 de março, às 21h15.

Sem comentários:

Enviar um comentário