quarta-feira, 8 de março de 2023

VENDAVAL ENCARNADO CARIMBOU "QUARTOS"



 Benfica goleou Club Brugge por 5-1, em jogo da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e apurou-se para a próxima eliminatória.

O Benfica apurou-se nesta terça-feira, 7 de março, para os quartos de final da Liga dos Campeões. Com mais uma exibição de gala, as águias golearam o Club Brugge por 5-1, em jogo da 2.ª mão dos oitavos de final.
Ambiente infernal na Luz, aquecido à "priori" pelo DJ Kamala, em mais uma grande noite do futebol benfiquista. Com Chiquinho de regresso à equipa (Neres iniciou a partida no banco de suplentes) e nove jogadores da Formação na ficha de jogo, os encarnados cedo levantaram os adeptos das cadeiras. Aos 2', na primeira grande jogada do encontro, Bah descobriu João Mário, que desviou para a baliza de calcanhar. Gritou-se golo na Catedral, mas, alertado pelo VAR, o árbitro Halil Umut Meler anulou o tento por fora de jogo de Gonçalo Ramos no início do lance.
Com total controlo do encontro, o Benfica esteve novamente perto de marcar aos 15', mas Florentino desperdiçou o passe letal de João Mário. O camisola 20 esteve também perto de finalizar, em mais uma bela jogada de envolvimento, mas o remate do médio foi negado na linha de golo por Meijer (melhor em campo da equipa belga).
O Brugge usou e abusou do jogo direto. Aos 23', Vanaken cabeceou ao lado, naquele que foi um dos raros momentos em que os belgas levaram algum perigo à baliza defendida por Odysseas.
Prego a fundo do lado benfiquista, e o golo merecido dos encarnados chegou finalmente aos 38'. Rafa (considerado Homem do Jogo pela UEFA) aproveitou de forma sublime um passe, igualmente extraordinário, de Gonçalo Ramos, e de trivela fez o 1-0. 12.º golo de Rafa na temporada, o centésimo do Benfica na época 2022/23!
"Erupção vulcânica" na Luz com o golo inaugural, com forte réplica ainda antes do intervalo. O camisola 88, que momentos antes tinha assistido para o 1-0, fez também ele o gosto ao pé. Um trabalho irrepreensível de Gonçalo Ramos, que terminou a jogada com um remate fulminante. Estavam decorridos 45'+2' da 1.ª parte, e o Benfica recolheu às cabinas a vencer por 2-0.
O único revés nos primeiros 45 minutos foi o cartão amarelo mostrado a Otamendi, que o afasta da 1.ª mão dos quartos de final.
A vencer por 2-0 ao intervalo e com um pé e meio nos quartos de final, os encarnados continuaram a carregar no acelerador.




O Brugge, já sem Noa Lang (substituído por Onyedika), foi impotente para impedir a avalancha encarnada. Aos 57', após mais uma bela jogada de envolvimento do Benfica, Gonçalo Ramos, assistido por Grimaldo, fez o 3-0 na Luz e assinou o 23.º golo na temporada.
Scott Parker tirou Yaremchuk e Clinton Mata e lançou Jutglà e Odoi aos 62', e no minuto seguinte Roger Schmidt também mexeu. O treinador do Benfica retirou Chiquinho e Bah e lançou Neres e Gilberto.
No minuto seguinte, Gonçalo Ramos quase fez o hat-trick, mas Mignolet desta vez conseguiu negar a tentativa do avançado. Os encarnados entraram em gestão, porém sempre com os olhos na baliza. Com naturalidade o Benfica chegou ao quarto golo.
Gilberto foi derrubado dentro da área aos 70', e João Mário, em novo frente a frente com o guardião belga (marcou de penálti no 0-2 da 1.ª mão), não perdoou e fez o 4-0. 20 golos do camisola 20, que marcou pelo quinto encontro consecutivo na Liga dos Campeões.
Aos 74', nova alteração de Roger Schmidt, que lançou no encontro Morato (para o lugar de Otamendi) e João Neves (para o lugar de João Mário).
Em mais um notável lance coletivo, o jovem jogador do Benfica precisou de três minutos para ter influência no desafio. Neres, assistido por João Neves, fez o 5-0 na Luz.
Já em descompressão e com o apuramento garantido, os encarnados permitiram o golo da consolação à turma belga. Meijer, aos 87', com um remate indefensável, fechou o marcador em 5-1.
Halil Umut Meler pouco depois apitou para o final do encontro e a equipa do Benfica festejou o apuramento para os quartos de final (pelo 2.º ano consecutivo, o que é inédito no atual formato da prova) junto dos 61 018 espectadores que marcaram presença na Catedral.
Os encarnados ficam a conhecer o próximo adversário na Liga dos Campeões no dia 17 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário