"DEVER E NÃO PAGAR É MAIS UMA FORMA DE INVERDADE DESPORTIVA!
1. Muitos amigos e seguidores me pediram que fizesse um post a explicar a questão dos capitais próprios e as suas implicações. Aí vão breves notas.
2. De uma forma simplista, o ativo é aquilo que uma sociedade tem ou lhe devem e o passivo é aquilo que ela deve. Se o ativo for superior ao passivo, a sociedade está bem, porque aquilo que tem chega para pagar aquilo que deve e ainda sobra algum (capitais próprios positivos). Mas se o passivo for superior ao ativo, a sociedade encontra-se tecnicamente falida, porque o que tem não chega para pagar o que deve (capitais próprios negativos). Por isso, quando vos falarem de um passivo sem olhar ao respetivo ativo, isso não tem qualquer sentido. É atirar areia para os olhos dos menos informados.
3. O BENFICA é de longe a SAD que se encontra em melhor situação económico-financeira. O SPORTING beneficiou dos perdões das VMOCs para se encontrar positivo. Uma situação de flagrante concorrência desleal proporcionada pelo Millennium ao clube. O PORTO está em péssima situação, com mais de 175 milhões de euros de capitais próprios negativos. E fica a pergunta: dever e não pagar não é também uma forma de concorrência desleal?
4. É hora de a Liga de Pedro Proença (e o Governo!) estabelecer regras sérias sobre questões económico-financeiras para que a verdade desportiva da prova seja respeitada. Acreditas que ele algum dia o fará? Eu não!"
Sem comentários:
Enviar um comentário