Parceria perfeita a elevar o coletivo
Na 2.ª jornada da Liga BPI, ante o Marítimo, Francisca Nazareth, com três golos, e Lúcia Alves (um remate certeiro e duas assistências) destacaram-se na goleada por 5-0.
Com uma exibição coletiva consistente, a equipa feminina de futebol do Benfica impôs-se sobre o Marítimo (5-0) e isolou-se, à condição, na liderança da Liga BPI.
Frente às insulares, o embate foi de sentido único. Anulando as unidades ofensivas das rivais, entre as quais Telma Encarnação, o Benfica controlou a bel-prazer.
Instaladas no meio-campo verde-rubro, as águias criaram a primeira ocasião de golo aos 10'. Catarina Amado serviu Andreia Norton, que fintou Sofia Silva, rematou e viu Paula Fernandes cortar a bola que ia na direção da baliza.
Aos 12', Laís Araújo reclamou mão de Joana Silva na bola na área de rigor, mas Catarina Campos mandou jogar.
À procura de furar a estrutura defensiva do Marítimo, Marta Cintra ficou perto de faturar. Na sequência de um cruzamento de Andrea Falcón, a avançada brasileira, no coração da área, atirou por cima (15').
Aos 22', Marta Cintra voltou a ser protagonista com um remate cruzado, que saiu rente ao poste. No lance seguinte, o encontro foi desbloqueado: cruzamento de Lúcia Alves para o voo de Francisca Nazareth, que cabeceou com êxito (1-0, aos 23').
Endiabrada, no regresso das Inspiradoras à competição, após paragem para os compromissos das seleções, a passe de Andreia Norton, a camisola 10 aplicou um remate colocado com o pé direito, sem hipóteses de defesa para Bárbara Santos (2-0, aos 25').
Seguiram-se duas tentativas acrobáticas de Francisca Nazareth, ambas travadas pela guarda-redes maritimista, aos 27' e aos 36'.
Numa parceria perfeita entre Lúcia Alves e a avançada encarnada, o hat-trick aconteceu aos 41'. Projetada pelo corredor direito, a lateral trocou as voltas a Joana Silva e cruzou para a segunda assistência à camisola 10. Na pequena área, a avançada encostou para o 3-0.
A finalizar o primeiro tempo, aos 45'+3', Lúcia Alves, com um remate em jeito, quase faturou...
Após o intervalo, o Benfica manteve a atitude. Andreia Norton e Marta Cintra (46' e 51', respetivamente) criaram perigo na área contrária.
Dominadora, a formação comandada por Filipa Patão continuou a acelerar. Aos 53', Francisca Nazareth arrancou com bola e abriu para Lúcia Alves. O remate cruzado da internacional lusa foi defendido por Bárbara Santos.
Da capacidade ofensiva de Lúcia Alves nasceu o 4-0, aos 63'. A camisola 13 cruzou para o cabeceamento de Andreia Norton, que acertou na trave. No ressalto, Marta Cintra faturou!
Já com Svava Gudmundsdóttir em campo (a avançada estreou-se de águia ao peito), Lúcia Alves ampliou, aos 69', na sequência de um remate que ainda sofreu um desvio em Paula Fernandes (5-0).
A vencer por cinco golos, o Benfica abrandou o ritmo, mas poderia ter dilatado ainda mais o resultado. Andreia Faria, de fora da área, disparou ao poste (75'), e, aos 90'+5', Marie Alidou rematou por cima.
Numa goleada incontestável frente a um rival que venceu o Famalicão na 1.ª ronda, Francisca Nazareth foi eleita a melhor em campo.
Nota ainda para as distinções a Carole Costa, Christy Ucheibe, Nycole Raysla e Francisca Nazareth, que receberam das mãos do vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, placas a alusivas aos 100 jogos de águia ao peito, já alcançados.
Na quarta-feira, 4 de outubro, as Inspiradoras voltam a entrar em ação. Pela frente, na 1.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga, no Benfica Campus, as encarnadas terão o Atlético Ouriense.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Não devemos menosprezar o Marítimo olhando para este resultado. O Marítimo tinha ganhado ao Famalicão e demonstrou ter muitas valências neste ano. O Benfica esteve muito estável, muito dinâmico e perfeito em todos os momentos de jogo. Cumprimos à risca o plano preparado, e as jogadoras foram irrepreensíveis na ocupação do espaço e nas dinâmicas. A partir daí, torna-se muito mais fácil, até pela qualidade individual e técnica das nossas jogadoras, que, em espaços curtos, conseguem resolver problemas. Teremos agora três semanas muito intensas com muitos jogos em casa, nos quais precisaremos dos nossos adeptos e de uma casa como tivemos hoje, casa cheia. Será determinante para que este mês nos corra bem. Os adeptos são a bomba de oxigénio de que precisaremos."
Benfica-Marítimo
5-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa, Catarina Amado, Lúcia Alves (Paige Almendariz, 84'), Andreia Faria (Beatriz Nogueira, 84'), Anna Gasper, Andrea Falcón (Nycole Raysla, 64'), Andreia Norton, Francisca Nazareth (Marie Alidou, 64') e Marta Cintra (Svava Gudmundsdóttir, 64')
Suplentes
Rute Costa, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz (84'), Christy Ucheibe, Marie Alidou (64'), Nycole Raysla (64'), Beatriz Nogueira (84') e Svava Gudmundsdóttir (64')
Onze do Marítimo
Bárbara Santos, Rebekka Frederiksen, Paula Fernandes, Sofia Silva (Diana Freitas, 72'), Joana Silva, Lara Costa, Nicole Nunes, Telma Pereira (Carolina Nunes, 84'), Mariana Jaleca (Érica Costa, 64'), Laura Luís (Clara Nóbrega, 46') e Telma Encarnação (Carolina Ferreira, 84')
Suplentes
Carolina Rodrigues, Clara Nóbrega (46'), Érica Costa (64'), Diana Freitas (72'), Carolina Ferreira (84'), Carolina Nunes (84') e Leandra Gregório
Ao intervalo 3-0
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (23', 25' e 41'), Marta Cintra (63') e Lúcia
Sem comentários:
Enviar um comentário