Mais garra na segunda parte não foi suficiente
No dérbi da 8.ª jornada da Liga BPI, o Benfica, que teve um golo anulado, foi derrotado pelo Sporting (1-3), mas mantém a liderança isolada.
Apesar da reação na segunda parte, a equipa feminina de futebol do Benfica não conseguiu superiorizar-se ao Sporting, no dérbi disputado neste domingo, 26 de novembro, referente à 8.ª jornada da Liga BPI. Mesmo com o resultado final adverso (1-3), as encarnadas mantêm-se na liderança isolada da prova.
No Benfica Campus, as encarnadas tiveram um início de jogo titubeante. Ainda não estava cumprido o minuto inicial quando Diana Silva, após canto de Fátima Dutra, deu vantagem às leoas, com um remate de cabeça.
Resposta imediata das águias. Pela direita, Jéssica Silva galgou terreno e cruzou para a área leonina. Hannah Seabert impediu que o esférico chegasse a Nycole Raysla, que estava bem posicionada.
A internacional brasileira, que formou uma frente móvel com Marie Alidou e Jéssica Silva, ficou perto da igualdade, num remate cruzado rente ao poste (12').
Porém, o Sporting, que partiu para esta ronda a cinco pontos das águias, foi mais intenso nos duelos. Aos 13', Olivia Smith atirou para defesa de Lena Pauels com um pé.
Com algumas precipitações nas transições, o Benfica consentiu o segundo golo. Lena Pauels ainda se opôs ao remate de Jacynta Galabadaarachchi, mas nada pôde fazer na recarga de Cláudia Neto (0-2, aos 27').
Faltavam soluções às tricampeãs nacionais. De fora da área, Andreia Faria tentou contrariar o rumo dos acontecimentos com um remate rasteiro para intervenção de Hannah Seabert.
A perder por 0-2, o Benfica conseguiu reduzir antes do intervalo. Lançada em velocidade por Andreia Faria, Jéssica Silva foi derrubada na área de rigor por Hannah Seabert. Na conversão da grande penalidade, Carole Costa fez o 1-2, aos 45'+3'.
Foi com este resultado desfavorável às águias que se chegou ao intervalo, num dérbi que teve o Espaço Casa como Match Day Sponsor.
Com uma excelente moldura humana no apoio às Inspiradoras, nota para a presença do Presidente Rui Costa também no Benfica Campus, cujas bancadas contaram com 2237 espectadores. No reatar da partida, Filipa Patão lançou Christy Ucheibe e Francisca Nazareth para os lugares de Catarina Amado e de Nycole Raysla.
O Benfica tornou-se mais acutilante, principalmente pelos corredores laterais. Pressionantes, as Inspiradoras recuperaram mais bolas e mostraram garra para inverter o marcador.
Apesar do ímpeto, o Sporting ampliou por Ana Capeta, que trabalhou na área encarnada e rematou à baliza. Lena Pauels ainda tocou na bola, mas não evitou o golo (1-3, aos 62').
Três minutos depois, num livre lateral de Anna Gasper, Christy Ucheibe cabeceou ao lado (65'). Também Francisca Nazareth, servida por Lúcia Alves, deixou Ana Borges para trás de forma sublime, mas não conseguiu bater a guarda-redes do Sporting, que travou as intenções da camisola 10, aos 68'.
Num dérbi quente, com várias entradas mais ríspidas sobre as atletas encarnadas que não mereceram sanção disciplinar, Christy Ucheibe, numa subida à área rival, marcou de cabeça (75'), mas o 2-3 foi invalidado.
Alertada pelo VAR, a árbitra Filipa Cunha visionou as imagens e considerou que Marie Alidou cometeu falta sobre Olivia Smith neste lance.
Incrédulas com a decisão, as Inspiradoras não deixaram de lutar pelo golo. Aos 82', Hannah Seabert defendeu o remate de Laís Araújo sobre a linha de baliza, mas foi assinalado fora de jogo à atleta encarnada.
Nota ainda para a expulsão de Mariana Cabral, treinadora do Sporting, que recebeu ordem para abandonar o banco na sequência de protestos, aos 83'.
Apesar do desfecho, os Benfiquistas aplaudiram as Inspiradoras, que retribuíram com o agradecimento para as bancadas. Após oito jornadas na Liga BPI, as águias continuam isoladas na liderança, com dois pontos de avanço sobre as verdes e brancas.
Segue-se uma pausa competitiva de cerca de duas semanas devido aos compromissos das seleções nacionais. O próximo duelo das encarnadas será frente ao Freamunde, fora de casa, a 8 de dezembro, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "As três equipas têm de melhorar. Queremos jogar futebol e é isso que faz falta ao nosso futebol. É impossível promover um bom espetáculo se não quisermos que o jogo decorra normalmente. O jogo esteve constantemente parado, com faltas, em comparação com o que acontece na Liga dos Campeões. Tal como nós temos de melhorar, e acredito que o Sporting também queira melhorar, a terceira equipa em campo também tem de melhorar bastante para que haja um salto qualitativo no futebol feminino. Aqui, temos a demonstração do que tenho dito. Não é o VAR que vai resolver os problemas da arbitragem em Portugal, mas é a qualidade da arbitragem que o fará. Se a árbitra for condescendente, será normal que a jogadora se atire para o chão várias vezes. O Benfica não fez uma boa primeira parte, esteve muito irregular e com muitos erros cometidos, que fizeram a diferença. Não estivemos à altura do que temos feito. Na segunda parte estivemos muito melhor, mas não foi suficiente para darmos a volta. Tivemos mais lucidez em posse, faltou-nos o golo. O terceiro golo do Sporting deitou-nos um pouco abaixo, mas as jogadoras reagiram. A anulação do nosso segundo golo sentenciou o jogo. A equipa quebrou um pouco, mas, após duas semanas com quatro jogos, as jogadoras foram irrepreensíveis na forma como lutaram na segunda parte. Há que melhorar e evoluir. Posso prometer aos adeptos o que temos feito. Independentemente do resultado, continuamos em primeiro e só dependemos de nós."
Marie Alidou (média do Benfica): "Perdemos, mas não vamos apontar o dedo a quem quer que seja. Temos de refletir sobre a derrota e continuar a trabalhar sobre os erros que cometemos. Agradeço aos adeptos pelo fantástico apoio. Eles são muito importantes para que a equipa seja bem-sucedida. Pedimos desculpa por este resultado. Há que trabalhar ainda mais."
Benfica-Sporting
1-3
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa, Catarina Amado (Christy Ucheibe, 46'), Lúcia Alves, Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton, Marie Alidou, Nycole Raysla (Francisca Nazareth, 46') e Jéssica Silva
Suplentes
Rute Costa, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Christy Ucheibe (46'), Letícia Almeida, Marta Cintra, Lara Martins, Andrea Falcón e Francisca Nazareth (46')
Onze do Sporting
Hannah Seabert, Ana Borges, Andreia Norheim, Fátima Pinto, Fátima Dutra (Mariana Rosa, 82'), Joana Martins, Maiara Niehues (Brenda Pérez, 66'), Olivia Smith, Cláudia Neto (Ana Capeta, 58'), Diana Silva e Jacynta Galabadaarachchi
Suplentes
Carolina Jóia, Mariana Rosa (82'), Rita Fontemanha, Brenda Pérez (66'), Inês Gonçalves, Ana Teles, Andreia Bravo, Ana Capeta (58') e Maísa Correia
Ao intervalo 1-2
Golos
Benfica: Carole Costa (45'+3' gp); Sporting: Diana Silva (1'), Cláudia Neto (27') e Ana Capeta (62')
Sem comentários:
Enviar um comentário