Após um dos inúmeros desarmes que fez durante o encontro, João Neves saiu a jogar com um passe soberbo a solicitar a desmarcação de Rafa. Este, já na área, temporizou antes de cruzar para a entrada de Arthur Cabral, que rematou para o fundo das redes. O relógio marcava 31' quando o reforço para 2023/24 festejou o seu 1.º golo na Liga Betclic.
Determinado a aumentar o seu pecúlio, o camisola 9 dos encarnados voltou a aquecer as mãos de Luiz Júnior, aos 33', com um forte remate de pé esquerdo.
A fechar uma primeira parte de intenso domínio, os encarnados desenharam uma bela jogada ao primeiro toque pelo lado esquerdo, onde o toque de calcanhar de Rafa com a intenção de isolar João Mário foi cortado, in extremis, pela defesa do Famalicão.
No regresso do intervalo, os minhotos aumentaram os níveis de pressão sobre a saída de bola do Benfica e, logo aos 46', Topic rematou ao lado, após intercetar um passe de António Silva para João Neves. As águias responderam à ameaça adversária no minuto seguinte com nova investida de Rafa. O camisola 27 tabelou com Tiago Gouveia, rompeu pelo lado esquerdo, invadiu a área, mas foi desarmado por Mihaj.
Um minuto depois de uma vistosa mancha de Trubin no frente a frente com Théo Fonseca, num lance que acabou anulado por posição irregular do avançado do Famalicão, o Benfica voltou a criar perigo, aos 56'. Na sequência de uma grande combinação entre Kökcü e João Mário, a bola ficou com João Neves, que finalizou de trivela para intervenção atenta de Luiz Júnior.
Aos 59', Trubin voltou a dizer "presente", desta feita num lance a valer. Moura lançou Chiquinho no espaço entre Aursnes e Tomás Araújo e o remate do extremo, apertado pelo jovem central das águias, foi travado pelo guarda-redes ucraniano com a mão esquerda.
O Benfica voltou a criar perigo aos 62', de bola parada. Num livre descaído para o lado direito, Kökcü tentou surpreender com um remate direto à baliza, que desviou em Chiquinho antes de Luiz Júnior afastar o esférico pela linha de fundo.
Um minuto volvido, João Neves fez um passe a rasgar para Rafa, que arrancou, entrou na área e serviu Arthur Cabral. Este encheu o pé e foi o ombro direito de Luiz Júnior a evitar o bis do brasileiro, que podia ter sentenciado a partida.
Motivado por conseguir adiar o 2-0, o Famalicão viveu o seu melhor momento do jogo e dispôs de boas oportunidades, aos 65' e aos 72'. Na primeira delas, Chiquinho encontrou Théo Fonseca sozinho na área e este rematou para grande defesa de Trubin. Depois – já com Florentino, Guedes e Musa nos lugares de Tiago Gouveia, Kökcü e Arthur Cabral –, Zaydou Youssouf acertou no poste esquerdo da baliza do Benfica. A bola continuou "viva" e Moura cruzou para Gustavo Sá, que, no coração da área, cabeceou ao lado.
Queixoso após uma disputa de bola com Chiquinho, Aursnes deu lugar a Jurásek aos 74' e a mudança originou uma remodelação na defesa encarnada, com Tomás Araújo a lateral-direito, António Silva e Morato no eixo e o internacional checo no seu lugar de origem: lateral-esquerdo.
As alterações promovidas por Roger Schmidt trouxeram frescura às águias, que, perante o tudo ou nada do Famalicão, aproveitaram o espaço para fazer a diferença. Com um passe que quebrou a primeira linha de pressão minhota, Tomás Araújo colocou a bola em João Mário, e este, sozinho, encontrou Rafa, que imediatamente a tocou para Guedes. Este passou o esférico para Musa, que fez a parede sobre Otávio e serviu Rafa, para um remate em arco rumo ao fundo das redes, aos 85'. Estava feito o 2-0 num jogo especial para o camisola 27!
Com o Estádio da Luz em ebulição, o treinador do Benfica promoveu a estreia de Gustavo Marques. Utilizado em 14 jogos da equipa B, o central cedido pelo América Mineiro entrou para o lugar de Tomás Araújo aos 88' e somou os primeiros minutos pela equipa principal das águias, ficando para outras núpcias momento semelhante para Gerson Sousa e Hugo Félix, que não saíram do banco.
Beneficiando de uma transição em velocidade iniciada com um pontapé longo de Trubin, Rafa controlou a bola à entrada da área do Famalicão e lançou Musa, que, perante a saída de Luiz Júnior, atirou de pé esquerdo para fazer o 3-0.
Com o público todo de pé a desfrutar da robusta vitória, o avançado croata ainda teve uma grande oportunidade para bisar. Desmarcado, uma vez mais, por Rafa, o camisola 33 isolou-se perante o guardião do Famalicão, mas o seu disparo saiu a rasar o poste.
Alcançada a quarta vitória consecutiva para todas as competições e aumentada a série invicta no Campeonato para 14 jogos, o Benfica vai-se estrear em 2024 com a deslocação a Arouca, na 16.ª jornada da Liga Betclic. O duelo está agendado para as 18h00 do dia 6 de janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário