segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

VENCER E CONSOLIDAR LIDERANÇA




Marcar, gerir e consolidar a liderança!
Na receção ao Ouriense, em jogo da 14.ª jornada da Liga BPI, o Benfica construiu uma vitória por 6-1, e é 1.º classificado com sete pontos de avanço sobre o 2.º da tabela.
A equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Ouriense, por 6-1, neste domingo, 18 de fevereiro, no Benfica Campus, em jogo da 14.ª jornada da Liga BPI. Com um golo e duas assistências, Andrea Falcón foi eleita a Melhor em Campo.
À procura de mais um triunfo e de manter a senda vitoriosa, o Benfica, líder da Liga BPI, recebeu o Ouriense (10.º lugar), uma equipa que precisava de pontuar e que é capaz de criar problemas aos adversários, como disse Filipa Patão na antevisão.
Assim, a estratégia encarnada passaria por não dar espaço ao adversário e "remetê-lo ao seu meio-campo defensivo". No relvado, as águias fizeram isso mesmo, traduzindo o claro domínio em golos!
Anna Gasper deu o primeiro sinal aos 2', fazendo o esférico passar rente à baliza de Ana Rita Oliveira. Soltando-se da pressão inicial exercida pelas visitantes, o Benfica desfez o nulo no marcador aos 4'. Pela esquerda do ataque, Andrea Falcón abriu para Marie Alidou, numa primeira investida a rematar contra a figura de Eliane Manbolamo. Recuperando a bola, a camisola 2 das águias atirou, certeiro, às redes do Ouriense.
Estava feito o 1-0, e não demorou muito até as tricampeãs nacionais ampliarem a vantagem. No minuto 8, Daiane Fogel fez falta sobre Marie Alidou na área. A árbitra do encontro, Sofia Gama, apontou para a marca de grande penalidade, onde Carole Costa se posicionou para assumir as despesas. Depois de vários minutos de espera, devido à análise do lance, aos 13' a defesa do Benfica converteu, fixando o resultado em 2-0.
Quatro minutos volvidos (17'), Paige Almendariz rubricou o 3-0, servida por Andrea Falcón. A guarda-redes ainda esteve perto de segurar, mas o esférico deslizou para o fundo das redes.
Seguiram-se momentos de várias iniciativas: aos 20' Marie Alidou cabeceou sem sucesso, e, aos 24', Andrea Falcón atirou à malha lateral. Antes, no minuto 23, Lúcia Alves combinou com Marie Alidou e entregou a Andrea Falcón, que, em frente à baliza contrária, não chegou a tempo de encostar.
Aos 28', novo golo de Marie Alidou! Recuperação e condução de Andrea Falcón pela direita, a adiantar para Andreia Faria, que, pela esquerda, serviu a camisola 2 do Benfica para o 4-0.




Até ao intervalo, Marie Alidou (32'), Catarina Amado (33') e Paige Almendariz (36') tiveram boas oportunidades, mas a mais flagrante ocorreu aos 41'. Pauleta, com um grande passe, colocou a bola em Lúcia Alves, que a entregou a Marie Alidou, a atirar por cima da baliza. O 4-0 não se alterou.
Durante o descanso, Marta Cintra recebeu a placa alusiva aos seus 100 jogos de águia ao peito, entregue pelo vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Fernando Tavares.
Cinco minutos jogados na etapa complementar e... novo golo (50')! Servida por Paige Almendariz à boca da baliza, Andrea Falcón tocou a bola de cabeça, apontando o seu primeiro golo do encontro, após duas assistências (5-0).
Aos 57' Lara Martins esteve perto de dilatar, com um cabeceamento, e aos 62' foi Carole Costa quem protagonizou uma boa ocasião, não tivesse a bola embatido no rosto da guarda-redes.
Seguiu-se uma grande defesa de Ana Rita Oliveira (64'), a estirar-se para afastar o remate de Paige Almendariz.
Mais atrevido, o Ouriense chegou algumas vezes à área encarnada, sem perigo de maior para Rute Costa, que, aos 74', refira-se, defendeu um promissor remate de Eliane Manbolamo.
No minuto 86, Daniela Silva, que rendeu Marie Alidou aos 58', rematou para o 6-0, na sequência de um canto batido por Anna Gasper. Em cima dos 90', Eliane Manbolamo estabeleceu o 6-1 com que terminou o encontro.
Fruto de uma grande exibição, Andrea Falcón foi considerada a Melhor em Campo.
Com este resultado, e depois do desaire do Sporting perante o Rancing Power (1-0), o Benfica fortalece a liderança, tendo agora 37 pontos (mais sete que o rival, 2.º classificado)!
O Glorioso regressa à competição em março, devido à pausa para os compromissos das seleções nacionais. No dia 3, às 11h00, as encarnadas deslocam-se ao reduto do Clube de Albergaria, em jogo da 15.ª jornada da Liga BPI.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Começámos a ganhar cedo, isso ajudou a equipa a encontrar algum conforto e confiança no jogo. Dilatámos a vantagem e acabámos por resolver o desafio numa primeira parte bem conseguida. A segunda parte foi mais em gestão, tendo em conta a quantidade de jogos que tivemos. Finalmente, acabámos este mês de fevereiro, com muitos jogos, mas acima de tudo com objetivos cumpridos. Continuamos em primeiro, alargámos a vantagem e agora é pensar nesta data FIFA, recuperar as jogadoras que precisamos de recuperar. Outras jogadoras vão para as seleções, desejo-lhes a melhor sorte e que ninguém se lesione. Que venham bem, para um mês de março desafiante, mas importante na nossa caminhada."
Benfica-Ouriense
6-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Rute Costa, Ana Seiça (Sílvia Rebelo, 66'), Carole Costa, Catarina Amado, Lúcia Alves (Chandra Davidson, 66'), Andreia Faria, Pauleta (Lara Martins, 46'), Anna Gasper, Andrea Falcón (Beatriz Nogueira, 58'), Paige Almendariz e Marie Alidou (Daniela Silva, 58')
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo (66'), Laís Araújo, Daniela Silva (58'), Marta Salvador, Beatriz Nogueira (58'), Lara Martins (46'), Jéssica Silva e Chandra Davidson (66')
Onze do Ouriense
Ana Rita Oliveira, Eliane Manbolamo, Daiane Fogel, Margarida Caniço (Beatriz Pinheiro, 52'), Leonor Seiça (Lorena Santana, 26'), Cristiana Duarte (Angelina Santos, 87'), Tiffany Eliadis, Lícia Cruz (Alexia Lima, 26'), Catarina Mairos (Jéssica Pacheco, 87'), Jéssica Gonçalves e Kelli Swenson
Suplentes
Ana Alves, Angelina Santos (87'), Daniela Pereira, Lorena Santana (26'), Jéssica Pacheco (87'), Maria Vital, Bianca Antunes, Alexia Lima (26') e Beatriz Pinheiro (52')
Ao intervalo 4-0
Golos
Benfica: Marie Alidou (4' e 28'), Carole Costa (13' gp), Paige Almendariz (17'), Andrea Falcón (50') e Daniela Silva (86'); Ouriense: Eliane Manbolamo (90')

Sem comentários:

Enviar um comentário