domingo, 28 de abril de 2024

A UMA VITÓRIA DO PENTA

 


Garra e coração aproximam as águias do penta

O Benfica venceu o Sporting, por 3-1, no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional e ficou a um triunfo de sagrar-se campeão pela quinta vez consecutiva.
O Benfica recebeu e venceu o Sporting, por 3-1 neste domingo, 28 de abril, no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional. Vencendo na próxima quarta-feira, 1 de maio, no Pavilhão João Rocha, as águias sagram-se pentacampeãs.
Como tem sido hábito nesta decisão, a partida iniciou-se sob uma toada de grande equilíbrio e foi a equipa do Benfica a primeira a conseguir uma vantagem significativa, com Felipe Banderó, muito ativo e eficaz na zona 2, a empurrar a equipa rumo a um 20-17.
No entanto, as águias não conseguiram manter o ritmo alto, permitiram a reação do Sporting e o 1.º set acabou decidido nas vantagens. O Benfica ainda evitou um primeiro match-point recorrendo a um video check (toque na vareta de um jogador leonino), mas foi, também, através do auxílio da tecnologia (falta na linha de Pablo Natan) que os verdes e brancos fecharam o 1.º set com um 29-31.
No 2.º set, o Benfica entrou muito agressivo no ataque, esteve sempre na frente do marcador e voltou a construir uma vantagem de 20-17. Contudo, desta feira, a equipa de Marcel Matz manteve os níveis de concentração e contou com o empurrão do público, que, mesmo num ponto perdido (21-19) ovacionou de pé a equipa após um longo e emocionante rally. A decisão do 2.º set voltou a ter o "dedo" da tecnologia: o video check detetou uma falta na linha do Sporting e transformou um 23-22 num 24-21 que lançou as águias para o triunfo, por 25-21.
Com o Pavilhão n.º 2 da Luz em ebulição, o Benfica mostrou ainda mais confiança e rapidamente chegou ao 11-7, no 3.º set. Em vantagem, a equipa anfitriã soube gerir as emoções e continuou assertiva em todos os momentos do jogo. Com Japa a grande nível nos ataques da zona 6, as águias embalaram para uma vitória, por 25-20.
Galvanizado pela reviravolta, o Glorioso voltou com tudo para o 4.º set e mostrou maior frescura física que o adversário, fator que fez toda a diferença na eficácia de serviço e na discussão dos pontos. Com uma vantagem consolidada desde muito cedo, o Benfica dominou o 4.º set de fio a pavio e venceu, por 25-17, para fechar o triunfo por 3-1. Uma belíssima exibição que mereceu uma ovação do Presidente Rui Costa, que assistiu ao dérbi no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Com uma vantagem de 2-1 na final do play-off do Campeonato Nacional, o Benfica tem novo encontro marcado com o Sporting às 17h00 da próxima quarta-feira, 1 de maio, no Pavilhão João Rocha. Vencendo o jogo 4, a equipa comandada por Marcel Matz sagra-se pentacampeã nacional.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Representa que estamos uma vitória mais perto do penta. É uma vitória indiscutível, em casa, jogando bem, com o apoio do público. Os jogadores sentiram a derrota [no jogo 2], voltaram com a cara muito fechada e trabalharam muito. Não podia não lhes dizer que tinha a certeza de que íamos jogar bem e tínhamos chances de fazer um 3-0. A postura deles na sexta, no sábado e hoje de manhã foi incrível. Isso mostra a nossa força. Agora temos um jogo fora, vamos tentar ganhar, mas se não conseguirmos ganhar lá, temos mais um aqui com o apoio dos nossos adeptos. Quando jogamos aqui o ambiente é sensacional para nós, quando jogamos lá, é bom para eles. Temos de aproveitar e ser fortes dentro da quadra, ter uma boa interação entre a bancada e a quadra. Feliz de quem pode decidir os jogos em casa."
Felipe Banderó (oposto do Benfica): "Foi um jogo muito difícil para nós. Principalmente para mim, consegui dar o meu melhor e ser positivo para a equipa. A equipa está de parabéns, fez uma exibição de gala. Estou muito feliz por ter ajudado. Esta vitória é mais um degrau, temos muita coisa para fazer ainda, temos mais um jogo na quarta-feira. Não temos muto tempo para trabalhar, então é fazer ajustes, e pensar no próximo jogo. Os adeptos do Benfica são maravilhosos, são o 7.º jogador em campo. Apoiam-nos nos momentos de dificuldades e nos bons momentos estão connosco. Muito obrigado pelo apoio."
Benfica-Sporting
3-1
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Tiago Violas, Pearson Eshenko, Pablo Natan, Felipe Banderó, Lucas França, Japa e Ivo Casas (L)
Suplentes
Rapha, Bernardo Silva, Peter Wohlfährtstatter, Hugo Gaspar, Luís Rodrigues, Nuno Marques e Eduardo Brito (L)
Formação inicial do Sporting
Tiago Barth, Martin Licek, Wagner Silva, Armando Escalante, Jan Galabov, Lucas Vanberkel e Gonçalo Sousa (L)
Suplentes
Tiago Pereira, Kevin Kobrine, Vinícius Silveira, Kelton Tavares, Imanol Tombion, José Angulo e Gil Pereira (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
29-31 25-21 25-20 25-17

Sem comentários:

Enviar um comentário