domingo, 21 de abril de 2024

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL ASSEGURADA



 No dérbi da 2.ª mão da meia-final da prova-rainha, no Estádio Aurélio Pereira, o Benfica empatou com o Sporting (1-1), resultado que possibilitou garantir o objetivo traçado.

Objetivo alcançado! A equipa feminina de futebol do Benfica está na final da Taça de Portugal!
Depois de ter vencido o Sporting, na 1.ª mão da meia-final (1-0), as águias carimbaram o regresso ao Jamor, neste domingo, 21 de abril, no Estádio Aurélio Pereira. E, no jogo que poderá valer o 2.º troféu referente à prova-rainha do seu historial, o adversário será o Racing Power, que ultrapassou o Braga na outra semifinal.
Em Alcochete, o dérbi eterno começou dividido. Aos 6', um grande corte de Ana Seiça impediu que Fátima Dutra conseguisse rematar à baliza.
Confiantes, as tricampeãs nacionais obrigaram Hannah Seabert a reagir (9'). Após lance dividido entre Jéssica Silva e Fátima Dutra, que ficaram caídas no relvado, a bola sobrou para Anna Gasper que atirou à baliza. A guarda-redes leonina defendeu de forma incompleta.
Sporting-Benfica
Com o Sporting a tentar explorar a profundidade em saídas rápidas para o ataque, as águias responderam com o golo inaugural. Sensacional passe de Nycole Raysla a solicitar Jéssica Silva, que avançou em velocidade, sem que Alícia Correia conseguisse travá-la. Com Seabert pela frente, Jéssica Silva faturou, aos 14', e deixou as águias na frente.
"Glorioso, SLB", ouvia-se da bancada! Com facilidade de remate, Marie Alidou voltou a visar a baliza das verdes e brancas, de fora da área. Seabert defendeu (21'). Sem encontrar soluções para ultrapassar a estrutura defensiva encarnada, o Sporting sentiu dificuldades.
Aos 25', contrariedade para as Inspiradoras. Em trabalho defensivo, Jéssica Silva recuperou a bola, em duelo com Brittany Raphino, que acertou na internacional portuguesa, que saiu em lágrimas, de maca, aplaudida por todos os adeptos.
Sporting-Benfica
Filipa Patão lançou Catarina Amado, que ocupou funções na defesa, libertando Lúcia Alves para posições mais avançadas. Aos 31', lance polémico. Marie Alidou foi derrubada por Ana Borges na área de rigor, e após indicação do VAR, a árbitra Sílvia Domingos mandou seguir.
Em desvantagem, o Sporting tentou atacar mais. Aos 40', Diana Silva atirou ao lado, mas o Benfica nunca deixou de procurar ampliar. Aos 44', Marie Alidou, em excelente posição, não acertou bem na bola e o lance perdeu-se nas mãos de Seabert.
Do lado oposto, Lena Pauels fez a primeira intervenção digna de registo, aos 45'+4', negando a igualdade a Olivia Smith.
Sporting-Benfica
Ao intervalo, vantagem justa para as águias num dérbi cuja segunda metade teve um arranque frenético. Aos 48', Marie Alidou aproveitou um desentendimento entre Ana Borges e Brenda Pérez para ganhar a bola, e ver o seu remate travado com uma grande defesa de Hannah Seabert.
Logo a seguir, aos 49', Brittany Raphino serviu Olivia Smith, e a canadiana concluiu o contragolpe com o golo da igualdade.
De imediato, o Benfica esteve perto do 1-2, aos 53'. Com outra boa defesa, Seabert negou a intenção de Marie Alidou, mais uma vez. Depois, aos 60', Pauleta caiu na grande área leonina, em lance com Andrea Norheim. Nada foi assinalado.
nycole
O dérbi entrou numa toada morna, sem precipitações por parte das águias. Até que, num atraso de bola de Christy Ucheibe para Lena Pauels, aos 80', Brittany Raphino disputou o lance e num ressalto após alívio da guarda-redes encarnada, introduziu a bola na baliza do Benfica. Porém, após indicação do VAR, a juíza invalidou o golo, explicando que houve mão na bola da avançada verde e branca.
Até ao final, o resultado manteve-se e serviu a pretensão encarnada, que pode conquistar todas as provas nacionais em 2023/24. A final da Taça de Portugal está agendada para 18 de maio, no Estádio Nacional. O Benfica torna agora a entrar em campo, no sábado, 27 de abril. A contar para a 20.ª jornada da Liga BPI, as águias, líderes da prova, recebem o Länk Vilaverdense, no Benfica Campus (Campo n.º 1), às 11h00.




Sporting-Benfica
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Foi um bom jogo, tínhamos uma vantagem de 1-0 e jogámos estrategicamente. Sabíamos que não tínhamos de expor-nos em pressões altas, mas conseguimos pressionar o Sporting. Tivemos mais oportunidades para marcar que o Sporting e isso demonstra a capacidade de defender bem e transitar bem, acima de tudo. Conseguimos fazer um golo e numa transição defensiva, após canto, em que defendemos muito mal, o Sporting fez o 1-1. Fomos compactas, muito competentes a defender e a lutar pela final da Taça, que conseguimos. Mentalmente focadas para a nossa obrigação de lutar por todos os troféus. Estamos em todas as frentes e vamos fazer de tudo para ganhar."
Andreia Faria (média do Benfica): "Foi um jogo equilibrado entre duas equipas que se conhecem muito bem e muito competentes. Tivemos de dar o nosso melhor para conseguir a passagem à final da Taça de Portugal. Estamos muito contentes e preparadas para as cinco finais que teremos pela frente. Ter a possibilidade de conquistar o pleno em Portugal é um orgulho para nós. É para isso que vamos trabalhar."
Sporting-Benfica
1-1
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Lena Pauels, Lúcia Alves, Carole Costa, Ana Seiça, Christy Ucheibe, Pauleta (Andreia Faria, 62'), Anna Gasper, Andreia Norton, Jéssica Silva (Catarina Amado, 30'), Marie Alidou e Nycole Raysla (Chandra Davidson, 69')
Suplentes
Rute Costa, Sílvia Rebelo, Laís Araújo, Catarina Amado (30'), Andreia Faria (62'), Andrea Falcón, Valéria Cantuário, Francisca Nazareth e Chandra Davidson (69')
Onze do Sporting
Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Alícia Correia (Maísa Correia, 88'), Fátima Dutra, Joana Martins (Cláudia Neto, 75'), Brenda Pérez, Olivia Smith, Jacynta Gala (Ana Capeta, 69'), Diana Silva (Fátima Pinto, 69') e Brittany Raphino
Suplentes
Carolina Jóia, Bruna Lourenço, Mariana Rosa, Rita Fontemanha, Fátima Pinto (69'), Cláudia Neto (75'), Carolina Santiago, Maísa Correia (88') e Ana Capeta (69')
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Jéssica Silva (14'); Sporting: Olivia Smith (49')

Sem comentários:

Enviar um comentário