segunda-feira, 15 de abril de 2024

MAIS UMA OPORTUNIDADE FALHADA

 


Boa réplica anulada pela ineficácia

O Benfica saiu derrotado do dérbi da 19.ª jornada da Liga BPI, frente ao Sporting.
O Benfica cedeu no dérbi da 19.ª jornada da Liga BPI (3-1), frente ao Sporting, disputado na tarde deste domingo, 14 de abril. Resultado inglório em face da resposta dada pelas águias na segunda metade do desafio, decidido pela eficácia.
De regresso à competição, após duas semanas de pausa devido aos compromissos das seleções, Benfica e Sporting voltaram a encontrar-se, desta feita em jogo do Campeonato Nacional.
Sublinhando a diferença do momento competitivo na antevisão – isto, porque a última partida foi referente às meias-finais da Taça de Portugal (1-0) –, Filipa Patão apontou que as encarnadas teriam de se apresentar na "melhor versão" para alcançarem um novo triunfo.
Comparando com o dérbi anterior, a técnica das águias promoveu apenas uma alteração no onze inicial, lançando Anna Gasper, que neste dia completou o seu 50.º jogo de águia ao peito, no lugar de Pauleta.
Anna Gasper
No Estádio Aurélio Pereira, o pontapé de saída pertenceu à equipa do Sporting, que, aos 4', criou a primeira situação de perigo, por Brittany Raphino, mas Lena Pauels segurou e, posteriormente, a árbitra assinalou fora de jogo.
Aos 9', Joana Martins cometeu falta sobre Francisca Nazareth, para livre. Na marcação, Anna Gasper fez o passe para Andreia Faria, que tentou colocar o esférico na área contrária, mas a defesa verde e branca afastou.
O Sporting assistiu ao ascendente encarnado no minuto 16, no qual Marie Alidou teve no pé a melhor oportunidade do Benfica, com um remate à trave.
Dois minutos volvidos (18'), Francisca Nazareth, na pequena área, tentou o golo de calcanhar, para defesa de Hannah Seabert. Aos 19', Christy Ucheibe cabeceou para a guardiã leonina agarrar.
Marie Alidou
Instalado no meio-campo adversário, o Benfica continuou a carregar e, aos 26', Marie Alidou obrigou Hannah Seabert a esticar-se para afastar o perigo.
A resposta do Sporting, porém, não tardou e, em situação de contra-ataque, perto da meia hora de jogo (29'), a equipa chegou ao golo da vantagem: Brittany Raphino recebeu de Olivia Smith, ganhou o duelo com Laís Araújo e rubricou o 1-0.
Atrás do resultado, num jogo disputado a bom ritmo e com intensidade, Lúcia Alves, de livre, fez o esférico passar ao lado da baliza adversária (40').
Já no tempo de compensação desta primeira parte (45'+1'), um erro da defesa encarnada deu azo ao 2-0. Numa jogada de insistência, Brittany Raphino intercetou o passe de Laís Araújo para Christy Ucheibe e tentou o remate, mas, sem espaço, entregou a Joana Martins, a encostar para o golo.
Benfica
No reatar, Filipa Patão mexeu na equipa, promovendo as entradas de Jéssica Silva e Nycole Raysla para os lugares de Chandra Davidson e Marie Alidou, respetivamente.
Aos 50', Laís Araújo reduziu para 2-1, na sequência de um livre de Lúcia Alves, mas a árbitra Teresa Oliveira anulou o golo por fora de jogo da média encarnada. Volvidos quatro minutos (54') Carole Costa atirou mesmo a contar, na conversão de uma grande penalidade, por falta de Ana Borges sobre Nycole Raysla.
Resultado de 2-1 na partida, e tudo em aberto, com domínio do Benfica, a ir atrás do empate!
Catarina Amado, aos 64', recebeu de Anna Gasper e, já na área, na altura de rematar, viu Ana Borges cortar-lhe o esférico. No consequente canto, Lúcia Alves atirou para defesa incompleta de Hannah Seabert e, na recuperação, Jéssica Silva rematou em arco, para o 2-2. O golo foi, no entanto, invalidado: no entender da equipa de arbitragem, Nycole Raysla interferiu com a ação da guarda-redes leonina.
Benfica
Aos 69', Francisca Nazareth rematou forte de pé esquerdo, por cima da baliza. Contra a corrente do jogo, face à postura mais ofensiva do Benfica, o Sporting ampliou para 3-1 aos 74'. Passe longo de Andrea Norheim para receção e remate certeiro de Olivia Smith.
Até final, as Inspiradoras ainda tiveram uma boa oportunidade para reduzir, através de uma bola no ferro a remate de Francisca Nazareth (84'). O 3-1, porém, não se alterou. Resultado inglório perante a réplica dada na segunda metade do encontro.
Com este desfecho, o Benfica (47 pontos) lidera a classificação da Liga BPI com vantagem de dois pontos sobre o Sporting, no 2.º lugar.
Segue-se novo dérbi no Estádio Aurélio Pereira, a contar para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. As equipas voltam a enfrentar-se às 17h15 de domingo, 21 de abril.
Benfica
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Não fomos, primeiro que tudo, eficientes na finalização. Tivemos várias oportunidades para fazer golo e não o fizemos. Não fomos competentes no processo defensivo, na reação à perda e na pressão. Os erros pagam-se caro. Nos dois primeiros golos do Sporting, tivemos erros individuais que ficam difíceis de colmatar, mas vamos lidar com eles e gerir da melhor forma. Na segunda parte entrámos muito bem, em cima do Sporting, a tentar dar a volta ao resultado. Infelizmente, não conseguimos fazer o segundo golo, e, a partir do momento em que o Sporting faz o terceiro golo, animicamente, senti a equipa em baixo. Vamos continuar a fazer por nos mantermos no 1.º lugar do Campeonato."
Pauleta (média do Benfica): "Viemos cá para ganhar. Não conseguimos a vitória, mas foi um jogo bem disputado, como os anteriores frente ao Sporting. Na primeira parte tivemos oportunidades de golo e não o conseguimos fazer. Desperdiçámos muitas oportunidades e, num jogo destes, quem desperdiça acaba por sofrer. Não fizemos as coisas todas bem, porque, se o tivéssemos feito, tínhamos saído com a vitória."
Sporting-Benfica
3-1
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Lena Pauels, Christy Ucheibe, Carole Costa, Laís Araújo, Lúcia Alves, Andreia Faria (Andreia Norton, 75'), Anna Gasper (Pauleta, 75'), Catarina Amado (Andrea Falcón, 75'), Francisca Nazareth, Marie Alidou (Nycole Raysla, 46') e Chandra Davidson (Jéssica Silva, 46')
Suplentes
Rute Costa, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Nycole Raysla (46'), Jéssica Silva (46'), Andreia Norton (75'), Pauleta (75') e Andrea Falcón (75')
Onze do Sporting
Hannah Seabert, Andrea Norheim, Fátima Dutra (Mariana Rosa, 87'), Joana Martins, Ana Borges, Brenda Pérez, Olivia Smith (Carolina Santiago, 87'), Brittany Raphino, Diana Silva (Cláudia Neto, 82'), Jacynta Galabadaarachchi (Ana Capeta, 65') e Alícia Correia
Suplentes
Carolina Jóia, Bruna Lourenço, Rita Fontemanha, Ana Capeta (65'), Cláudia Neto (82'), Ana Teles, Carolina Santiago (87'), Rita Almeida e Mariana Rosa (87')
Ao intervalo 2-0
Golos
Benfica: Carole Costa (54' gp); Sporting: Brittany Raphino (29'), Joana Martins (45'+1') e Olivia Smith (74')

Sem comentários:

Enviar um comentário