segunda-feira, 15 de abril de 2024

RUI COSTA E SCHMIDT

 


"Os adeptos também se enganam... Não acredita? É regressar ao Benfica de 2013


1
Se há traços comuns a todos os adeptos é que raramente se enganam e nunca têm dúvidas. Em janeiro de 1990, os supporters do Man. United pediam a cabeça de Alex Ferguson, em funções desde novembro de 1986 sem troféus. O escocês foi salvo do despedimento com triunfo sobre o Nottingham Forest na caminhada para a conquista da Taça de Inglaterra desse ano, primeira glória do lendário treinador em Old Trafford. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Em maio de 2013, Jorge Jesus perdeu Liga, Liga Europa e Taça de Portugal, não consta que houvesse um benfiquista a dar crédito ao homem que se ajoelhou no Dragão vergado por Kelvin e que no Jamor quase chegou a vias de facto com Cardozo. Nas duas épocas seguintes, sagrou-se bicampeão nacional. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Em maio de 2019, Sérgio Conceição chorou no Estádio Nacional, perdida a final da Taça com o Sporting, a culminar ano em que o FC Porto desperdiçou vantagem de sete pontos para o Benfica. Sem o estatuto atual, vozes internas e externas questionaram a permanência no Dragão. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Em outubro de 2022, o Sporting foi eliminado da Taça de Portugal pelo Varzim e, mesmo campeão em 2020/21, Rúben Amorim viu sportinguistas desconfiarem dele, sensação agudizada com um quarto lugar na Liga a fechar temporada horribilis. Agora, já quase pode reservar o Marquês e garantiu presença na decisão da prova rainha preparado para tentar dobradinha que escapa aos leões desde 2002. Quem disse que os adeptos raramente se enganam e nunca têm dúvidas?
Alex Feguson, Jorge Jesus, Sérgio Conceição e Rúben Amorim, quatro exemplos de que valeu a pena dar mais uma oportunidade. Será que em maio de 2025 poderemos juntar Roger Schmidt a esta lista que nada abona a favor das certezas dos treinadores de bancada? Com maior ou menor convicção, Martin Edwards segurou Ferguson, Luís Filipe Vieira fez o mesmo a Jesus, Pinto da Costa a Conceição e Frederico Varandas nem hesitou na confiança em Amorim. No caso dos três portugueses, todos tinham já sido campeões nesses clubes, tal como Schmidt.
Palavra a Rui Costa. Veremos se decidirá, em maio de 2024, como adepto ou se seguirá o exemplo de LFV com JJ, pois, à data, até era diretor desportivo e administrador da SAD. Que conselho terá dado a Vieira em 2013 sobre a continuidade de Jesus? Essa é a pergunta para o milhão de dólares...

2
A homenagem do Benfica e dos benfiquistas a Sven-Goran Eriksson é celebração de vida quando a contagem decrescente se aproxima do fim. Após José Maria Pedroto e antes de José Mourinho, o sueco é um dos três treinadores que revolucionaram o nosso futebol.

3
«Não temos tido muita sorte com a terceira equipa», lamentou Sérgio Conceição na antevisão ao jogo com o Famalicão. Admito que o técnico tenha razões de queixa da arbitragem, mas o fiasco na Liga — prioridade de todas as épocas, como diz — em muito se justifica, isso sim, com a falta de golos. À entrada para esta jornada, o FC Porto tinha o quarto melhor ataque, 51 golos, menos 28 que o Sporting. Estará na hora dos dragões... atacarem o verdadeiro problema."

1 comentário:

  1. E não esquecer que o próprio Eriksson que agora homenajeamos foi também assobiado e houve lenços brancos na sua segunda passagem por Lisboa.

    ResponderEliminar