sábado, 18 de maio de 2024

TRICAMPEÃS NACIONAIS!!!



 O Benfica bateu o ABC de Braga, por 25-29, na 9.ª jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional, e conquistou a competição pela 10.ª vez.

A equipa feminina de andebol do Benfica sagrou-se Tricampeã Nacional neste sábado, 18 de maio, após vencer o ABC de Braga, por 25-29, no Pavilhão Flávio Sá Leite, num desafio da 9.ª e penúltima jornada do Grupo A da fase final do Campeonato.
As águias evidenciaram a ambição de resolver a disputa pelo título desde cedo. Embora as anfitriãs ainda tenham respondido ao tento inaugural de Alexandra Shunu (2-1) e o placar estivesse nivelado à passagem do 7.º minuto (3-3), as benfiquistas, impulsionadas pelo acerto ofensivo de Maria Unjanque, Ana Bolzan e Constança Sequeira, já venciam por quatro golos (3-7) aos 10', momento em que as adversárias pediram um desconto de tempo.
Contudo, a interrupção não inverteu a tendência do jogo e, ao longo dos restantes 20 minutos da primeira metade, as encarnadas, assentes igualmente numa sólida defesa, dispararam para uma vantagem de nove tentos (10-19). Até ao intervalo, as anfitriãs reduziram para 11-19.
O ABC de Braga regressou mais forte dos balneários e encurtou distâncias no marcador, ameaçando reentrar na luta pelo resultado (19-24). Assim, sensivelmente a meio do segundo tempo, João Alexandre Florêncio pediu um timeout.
Reorganizado, o Benfica partiu para mais uma sequência positiva e tornou a expandir o desnível (20-28). A margem averbada foi decisiva para conservar a dianteira nos últimos 10 minutos, fase em que, depois de novo desconto de tempo, a equipa da casa se superiorizou (25-29), mas não conseguiu operar a reviravolta.
Deste modo, as águias selaram o triunfo e a conquista do Campeonato Nacional – com uma jornada ainda por jogar – pelo terceiro ano consecutivo e pela 10.ª vez na sua história!
Findados os festejos, as encarnadas disputarão a última ronda da competição, a 10.ª, frente ao CJ Almeida Garrett, no sábado ou no domingo que vem (ainda a definir), e, no fim de semana posterior, competirão na final four da Taça de Portugal, título que almejam ganhar, de modo a completar o pleno nacional.




DECLARAÇÕES
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "É uma conquista muito difícil e saborosa. Nós interrompemos uma hegemonia do Madeira SAD (15 títulos) e conseguimos fazer três de seguida, mas, mais do que isso, mesmo se não ganharmos a Taça no final da época, fazemos 8 títulos em 10 possíveis. Se ganharmos a Taça, faremos 9 em 10... Isto é um trabalho conjunto, de muita gente, começando no Presidente, e destaco também o vice-presidente Fernando Tavares. Construiu-se aqui uma equipa para o futuro, uma geração de ouro, a melhor geração, que fica para o Benfica e também para Portugal, uma geração que vai agora pela segunda vez a um Campeonato da Europa, que nunca foi a um Campeonato do Mundo, e uma geração que conseguiu, na primeira participação europeia, ir aos oitavos de final, e, na segunda, estivemos tão perto da final. Não podia desejar mais, missão cumprida, esta é uma equipa top, jogadoras que são lutadoras, com ADN Benfica. Estou muito satisfeito e muito orgulhoso! E nunca é demais ressalvar que os nossos adversários também tiveram muito mérito, todas as equipas evoluíram, o andebol português está de parabéns, mas nós estamos na crista da onda. Não me posso esquecer também da Viktoriya [Borshchenko]. Veio na altura certa, é uma jogadora de Liga dos Campeões, chegou aqui, fugiu da guerra [Ucrânia], e agora está com um problema, mas nós nunca a vamos esquecer. Este título também é para ela!"
Mihaela Minciuna (capitã e universal do Benfica): "Primeiro que tudo, uma mensagem para a Viktoriya [Borshchenko], uma dedicatória muito especial para ela, a única atleta que não pôde estar aqui presente hoje e que tanto contribuiu nesta época para esta conquista. Questionaram-me há pouco se somos um campeão justo... claro que somos! Tivemos uma segunda oportunidade, agarrámo-la, trabalhámos como ninguém, inúmeros jogos, viagens, tivemos semanas exaustivas e, mesmo assim, esta equipa deu sempre tudo de si dentro de campo. Todas as competições em que entramos são para ganhar, obviamente que o Campeonato tem sempre uma importância maior, e a frase das últimas semanas era 'Está quase, está quase'. Foi uma época dura, e agora também está quase para a Taça de Portugal, que queremos muito ganhar. O Benfica dá-nos todas as condições e estrutura, e assim permite-nos conquistar títulos. Obrigada ao Benfica."

 

 Adriana Lage (pivô do Benfica): "Tenho muito orgulho nesta equipa, esta é a minha quinta época no Benfica, somos Tricampeãs Nacionais, trabalhámos muito para isso e estou muito orgulhosa da minha equipa e do nosso trabalho. É uma conquista inédita para nós, era o que queríamos desde o início da época, e estamos muito felizes. Hoje celebramos o Tricampeonato, amanhã [domingo] já estaremos a pensar na final four da Taça de Portugal, que também é um objetivo. Queremos trazer mais uma Taça para o nosso Museu. Nós temos um plantel rico em jogadoras com muita qualidade, trabalhamos muito para sermos cada vez melhores, e esse é o nosso segredo."





Ana Bolzan (ponta-esquerda do Benfica): "Chegou a hora de colher os frutos da época. Tem sido uma temporada longa, muitos jogos, semanas com jogos em cima de jogos, e o importante é que conseguimos passar por isso, e agora são mais duas semanas para colher o resto, a vitória na Taça de Portugal. Não estamos satisfeitas, vamos comemorar um pouco, mas a cabeça já está na próxima conquista. Começámos a temporada com a Supertaça, de uma forma bem bonita, e acredito que os jogos que faltam para fechar a época também o vão ser. A Viktoriya [Borshchenko] não está aqui connosco, infelizmente, mas de coração está sempre, e esta é para ela. Amamos-te muito!"
Nádia Rodrigues (pivô do Benfica): "Este título é fruto de muito trabalho, foram anos e anos a trabalhar, e este Tricampeonato não foi o mais fácil, mas conseguimos focar-nos, e agora é fazermos a festa. Estamos muito felizes e ainda temos uma Taça para ganhar, porque queremos muito fazer o pleno e fechar a época da melhor maneira. O Campeonato está cada vez mais forte, esta temporada foi muito difícil, as contas não foram feitas muito cedo, o que era o mais habitual, o que significa que a prova evoluiu e há que continuar a investir para ser cada vez mais forte. Não sei qual é o nosso segredo, mas acredito que tem sido o trabalho, o foco e a dedicação. Esperamos que no próximo fim de semana os Benfiquistas estejam no Pavilhão para receberem o título connosco."
ABC de Braga-Benfica
25-29
Pavilhão Flávio Sá Leite
Formação inicial do Benfica
Isabela Ferrarin, Duda, Sabryne Santos, Maria Unjanque, Alexandra Shunu, Constança Sequeira e Ana Bolzan
Suplentes
Lea Zetovic, Mariana Costa, Madalena Pereira, Adriana Lage, Margarida Sá Pessoa, Joana Semedo, Ana Silva, Nádia Rodrigues e Mihaela Minciuna
Formação inicial do ABC de Braga
Rita Guimarães, Maria Pico, Maria Pinho, Maria Ferreira, Maria Pinto, Margarida Cardoso e Naide Gonçalves
Suplentes
Maria Costa, Rosa Gonçalves, Ana Oliveira, Maria Marques, Joana Pissarra, Inês Laranjeira e Ester Marques
Ao intervalo 11-19
Marcadoras do Benfica
Maria Unjanque (5), Ana Bolzan (5), Constança Sequeira (4), Joana Semedo (3), Alexandra Shunu (3), Duda (2), Ana Silva (2), Mihaela Minciuna (2) Sabryne Santos (1), Adriana Lage (1) e Margarida Sá Pessoa (1)

Sem comentários:

Enviar um comentário