segunda-feira, 5 de agosto de 2024

SEM SENTIDO...

 


Estatística sem qualquer sentido

UM CAMPEONATO NÃO VALE MAIS
DO QUE AS TRÊS TAÇAS JUNTAS?
1. Pense nisto: se você tiver 5 pequenos apartamentos num dos dormitórios à volta de Lisboa e eu 4 belíssimas mansões, daquelas com jardim e piscina, situadas no centro histórico da cidade, você tem mais um imóvel do que eu, mas quem é que tem o património mais valioso? Não sou eu?
2. Que sentido faz somar campeonatos com supertaças, taças de Portugal e taças da Liga para ver quem tem mais? Desde quando um campeonato vale o mesmo do que uma taça de Portugal, uma taça da Liga ou uma supertaça? (As taças também não valem todas o mesmo.)
3. Se, por hipótese, todos os anos fossemos campeões e o Porto ganhasse as três taças, garanto-vos que ficava satisfeito: nós com 1 e eles com 3 contributos para o tal somatório de "títulos" que não tem qualquer interesse analítico ou histórico.
4. Eles agarram-se a esta história da soma dos "títulos" como a uma boia de salvação para alegarem uma grandeza histórica ao nível ou maior do que a nossa. E nós damos-lhe troco, como que a puxar a corda da boia para os trazer para dentro do barco?
5. Já vos estou a imaginar: diz isso porque não é o Benfica que tem mais "títulos". Nada disso, podia ser ao contrário que para mim era exatamente igual: debati 5 anos na Sporttv com adeptos do Porto e nunca lhes atirei à cara o argumento da soma dos títulos - e nessa altura esse argumento era-nos, como até ontem, favorável.
6. Por fim: a supertaça é um troféu que resulta de um jogo apenas, ao qual se chega por inerência de prestações da época anterior. Tudo bem que seja disputado nestes moldes, nada contra, quando o Benfica participa gosto de ver e quero muito que ganhe, não estou a desvalorizar, mas por favor não lhe chamem título: é apenas um troféu.

Jaime Cancella de Abreu, in Facebook

2 comentários:

  1. O SLB, com o plantel do ano passado, tinha a obrigação de ter ganho mais titulos, por isso concordo que o histórico tem de ser visto de outra forma, mas no presente mandato da Direção, o saldo é negativo. Isso é incontornável.

    Agora a CS tem a tendência (perseguição) em rebaixar o nosso GRANDE Clube, ao invés dos restantes que são hiper-valorizados nos sucessos enquanto que os infurtúnios são acompanhados de "paninhos quentes".

    O problema base é a comunicação do SLB, ao contrário por exe. do clube de contúmil, que ao ter tido prestações europeias positivas num passado próximo, foi catapultado para os píncaros da vertente desportiva.

    O SLB que valorize melhor os seus feitos desportivos (presentes e passados) e que tenha a mesma postura que outros têm com a CS - se bem me recordo, o cd'contúmil processava amiúde jornalistas e órgãos de CS sempre que se sentia diminuído ou injustiçado (já para não falar do pato d'o nojo).

    Abram novamente o Canal Benfica, retringindo-o apenas nos conteúdos com obrigações contratuais com terceiros, e assumam uma postura idêntica aos restantes, de "provocar muito e indignarem-se por pouco".

    Infelizmente o povo português segue muito os que as capas e noticiários da CS apresentam, e isso causa um dano reputacional enorme quando as épocas desportivas ou financeiras não correm de feição - contudo os nossos adversários não são prejudicados da mesma forma.

    No final do mandato avaliar-se-ão os feitos da Direção e analisar-se-ão as alternativas - que infelizmente não me parecem hoje fortes o suficiente para quebrar com más gestões de pastas que vêm do passado.

    RM

    ResponderEliminar
  2. Visto que este não sou eu, será provavelmente o jotapetas a falar sozinho outra vez...

    ResponderEliminar