segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

O SEGREDO DO BENFICA

 


"A cola que liga tudo e verdadeiramente explica o bom momento da equipa


Ter jogadores de qualidade excecional, uma estratégia e ideia de jogo que funcionam, também a pontinha de sorte que faz a diferença quando as coisas correm menos bem, de tudo isto é formado o bom momento da equipa do Benfica, mas creio que o principal segredo, que na verdade de secreto não tem nada, é a atitude e mentalidade certas.
Bruno Lage, o treinador, desde que chegou, em setembro, tem insistido no espírito de equipa, na ideia de um coletivo em detrimento do individual, na entrega solidária acima do génio. Passa uma mensagem que claramente os jogadores percebem e com a qual se identificam. Não sejamos injustos, também foi assim na primeira época de Roger Schmidt, mas o anterior treinador do Benfica perdeu pelo caminho o essencial: a garantia de jogadores enquanto grupo, junto e focado nos objetivos.
A roda no relvado depois da vitória no Mónaco, para a Champions, com Bruno Lage de olhos arregalados, de palavras firmes e a esbracejar com os jogadores, em comunhão, foi, efetivamente, um sinal de liderança do treinador e de sintonia.
Desde sempre é uma verdade absoluta no futebol: podes ter os melhores jogadores mas não vai resultar se com eles não formares uma boa equipa. E a cola que liga tudo é a mentalidade; é o ingrediente principal. A mentalidade da equipa do Benfica tem sido a certa. E disso dependerá também o sucesso de João Pereira no comando do Sporting, de Vítor Bruno no FC Porto, ou de Ruben Amorim na liderança do Manchester United."

Nélson Feiteirola, in a Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário