terça-feira, 8 de abril de 2025

BENFICA vs SPORTING: ISTO DECIDE-SE NA LUZ

 


O campeonato mudou quando Ruben Amorim saiu do Sporting e agora que se cumpriu uma volta desde então, o Benfica ganhou mais pontos que o rival.

Este campeonato não ficará na História pelo futebol jogado, pelo campeão ou um rival ter uma equipa que ficou na memória pela beleza estética em campo. Houve equipas que ficaram para sempre porque mereciam bem mais do que tiveram, jogadores que mereciam ser campeões e não o foram- Preud’homme, Balakov, isto só para falar entre águias e leões – e outras que, incrivelmente, eram o oposto e, com o título, ninguém mais a esqueceu: o Benfica de Trapattoni o grande exemplo disto.
Esta Liga teve um Sporting que começou de forma tremenda e esse período foi do melhor que se viu no futebol nacional nos últimos anos - não em exclusivo, ainda assim, ou parece que já toda a gente se esqueceu do início de Roger Schmidt? – mas o campeonato mudou quando Ruben Amorim saiu do Sporting e agora que se cumpriu uma volta desde então, o Benfica ganhou mais pontos que o rival e por isso lidera a corrida: por «um metro», mas lidera.
Este leão, se campeão, ficará sempre na história pelo feito do bicampeonato e pelo homem chamado Viktor Einar Gyokeres. Quando se for lá atrás ver o que se escreveu aquando da saída de Amorim, vai aparecer muito texto a lembrar isso mesmo: que o técnico saía, mas enquanto Gyokeres ficasse, o Sporting tinha todas as hipóteses e, quiçá, continuaria favorito. O sueco confirma isso mesmo a cada jogo, com a certeza de que para se tirar pontos ao leão, é preciso fazer golos, porque Gyokeres marca sempre pelo menos um. Frente ao SC Braga, lá veio o da ordem, mas uma distração basta para que o líder da Liga mude.
Mesmo que não fique na memória pelo futebol jogado, este campeonato ficará para sempre na história como aquele em que o Benfica goleou o FC Porto por duas vezes- houve quem tivesse vivido toda a vida sem ver algo como o que sucedeu no domingo no Dragão - e quebrou uma supremacia psicológica que os portistas tinham nos duelos entre ambos. Depois de 2024/25, o Benfica tem de mandar para trás das costas um receio cénico que parecia surgir nos duelos com os azuis e brancos, mas será incrível, também, que a águia goleasse por duas vezes o rival nortenho e não fosse campeã.
O Benfica aparece agora em melhor forma que o Sporting- o mercado de janeiro terá alguma coisa a ver- e a seis jogos do fim continuo com a convicção que no final do dérbi da Luz haverá campeão. A vantagem mudou, porém, e esse pormenor, que ainda está por decidir até lá, poderá fazer toda a diferença na abordagem ao jogo, quando chegarmos a 10 de maio.
Luís Pedro Ferreira, in a Bola

1 comentário:

  1. Então, só depois de o Benfica atingir o 1º lugar é que este escrevinhador manhoso de A BOLA vem com esta conversa? Então, mas é bruxo? Adivinho? É algum guru premonitório da Índia?
    Não consigo entender como é que um blog como este "eternamenteBenfica" dá visibilidade a um gajo manhoso que ao ser lido nas entrelinhas teve sempre como objectivo colocar o lagartêdo como virtual campeão.
    A isenção jornalística deste escrevinhador é uma falácia. A mim não me engana com os seus disfarces. Até o "mêdo cénico" foi buscar. O "mêdo cénico" ao longo de anos e anos foi o clima de terror na Inbicta Corrupta quando qualquer equipa do Benfica e não só a de futebol enfrentava e enfrenta e foram os árbitros que se fartaram de ROUBAR o Benfica, borrados de mêdo no antro corrupto e mesmo na Luz, consequência das ameaças e coacções dos macacos pretorianos chefiados por um criminoso até agora impune. Isto é que o jornalista de pacotilha deveria denunciar. Mas não. É sempre a mesma porcaria com os jornalistas desportivos
    deste pobre país.
    Apesar do meu desagrado pela publicação deste arrazoado manhoso as MINHAS SAUDAÇÕES GLORIOSAS.
    MV

    ResponderEliminar