quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

BRIO NO FECHO DA ETAPA EUROPEIA



 Na 6.ª e última jornada da fase de liga da UEFA Women's Champions League, o Benfica empatou com o PSG (1-1), no encontro disputado no Estádio da Luz, nesta noite de quarta-feira, 17 de dezembro.

Apesar de não terem somado os 3 pontos, as Inspiradoras evidenciaram brio e garra e poderiam ter alcançado o objetivo.
Afastado da luta pela fase seguinte, tal como o emblema francês, o Benfica não teve a entrada desejada. Uma perda de bola de Beatriz Cameirão permitiu que Jennifer Echegini avançasse em posse pelo corredor central e rematasse à baliza. Lena Pauels não conseguiu travar o disparo da centrocampista das visitantes (0-1, aos 5').
Sem o contributo de Caroline Møller, que ficou de fora devido a uma entrada agressiva no último jogo da Taça de Portugal, a reação encarnada aconteceu no minuto seguinte: cruzamento de Marit Lund e de cabeça, na grande área, Chandra Davidson cabeceou à figura de Katarzyna Kiedrzynek. Sem cessar na procura do golo da igualdade, aos 13', Cristina Prieto apercebeu-se do adiantamento da guarda-redes adversária e tentou o chapéu de fora da área, errando o alvo.
O PSG, atual vice-líder da liga francesa, também conseguiu criar espaços na defesa das Inspiradoras e, aos 14', Frøya Dorsin esteve perto de marcar.
Tendo em Lúcia Alves uma das jogadoras mais velozes e acutilantes nas saídas para o ataque, o Benfica acercou-se da baliza do PSG. Aos 20', à entrada da área, Anna Gasper atirou sobre a trave.
Depois, aos 30', Lúcia Alves avançou com bola a partir da esquerda, invadiu a grande área do PSG e foi derrubada em falta por Élisa de Almeida, que já estava amarelada. A grande penalidade foi assinalada de imediato, sem sanção disciplinar para a capitã da turma gaulesa.
Da marca dos 11 metros, Carole Costa, exímia marcadora de pontapés de penálti, fez balançar as redes e empatou o encontro (1-1), motivando os festejos dos Benfiquistas. Estavam cumpridos 32 minutos.
A equipa francesa contra-atacou e, aos 36', Frøya Dorsin, em boa posição na grande área encarnada, rematou sobre a barra.




O embate estava vivo, com ocasiões de perigo para ambos os lados. Inteligente na ocupação de espaços no meio-campo, Anna Gasper abriu para Chandra Davidson, que não perdeu tempo e disparou cruzado de pé direito. Katarzyna Kiedrzynek aplicou-se e defendeu para canto (37').
Aos 40', lance polémico na Luz. Catarina Amado recuperou a bola em zona atacante e Nycole Raysla, com o esférico controlado na área, foi derrubada por Tanté Diakité. A juíza entendeu que não houve infração e o jogo prosseguiu. Ao intervalo, persistia a igualdade (1-1).
Na segunda metade, o primeiro sinal de perigo pertenceu às visitantes. Aos 52', na sequência de um canto, a bola sobrou para Anaïs Ebayilin, que, na pequena área, atirou para uma boa defesa de Lena Pauels.
Aos 61', Ivan Baptista operou 4 alterações. Pauleta, Letícia Almeida, Rakel Engesvik e Lara Martins entraram para os lugares de Nycole Raysla, Catarina Amado, Lúcia Alves e Chandra Davidson.
Pouco depois, Merveille Kanjinga introduziu a bola na baliza encarnada, após canto, mas o lance esteve em análise pelo VAR durante cerca de 7 minutos e o golo foi invalidado por fora de jogo da avançada do PSG.
Aos 73', nota para a entrada de Ana Clara Oliveira, que somou os primeiros minutos na Champions League.
Com o duelo muito dividido, aos 75', após mais uma bola parada, Merveille Kanjinga surgiu na pequena área do Benfica e por duas vezes atirou ao poste.
A partir daqui, as pentacampeãs nacionais mostraram-se mais pressionantes. Aos 85', uma recuperação de bola de Ana Clara Oliveira propiciou que Lara Martins surgisse na área, mas o remate da jovem avançada portuguesa foi intercetado.
Sobre os 90', servida por Beatriz Cameirão, Cristina Prieto, à entrada da área, disparou por cima. O resultado manteve-se até ao final dos 9 minutos de compensação e houve divisão de pontos (1-1).
Concluído o desempenho na renovada Champions League – o Benfica somou 2 pontos –, as Inspiradoras centram-se agora na Liga BPI. Já no domingo, 21 de dezembro, as encarnadas deslocam-se ao Estádio José Alvalade, recinto onde será disputada a 8.ª jornada da Liga BPI, às 17h30.




DECLARAÇÕES
Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Quando não é a vitória, nunca é o resultado que desejamos. Entramos nos jogos para ganhar, tal como entrámos hoje. Acho que é preciso ter muita noção de quem nós encontrámos hoje, uma equipa que nos últimos 4 anos foi por 2 vezes às meias-finais da Liga dos Campeões. Ainda que tenha tido uma campanha menos positiva neste ano na Liga dos Campeões – tal como nós, do ponto de vista das nossas expetativas –, é uma equipa com recursos fantásticos, fortíssima, e dominar o PSG como nós dominámos em muitos momentos do jogo, não é para qualquer equipa. Acima de tudo, a análise do jogo é um bocadinho essa, foram 2 equipas que quiseram jogar bem. Estavam sem complexos, do ponto de vista de que matematicamente já não era possível o apuramento. Não tinham nada a perder nesse aspeto, mas tinham muito a ganhar do ponto de vista da imagem que queriam dar."
UEFA Women's Champions League (fase de liga) | 6.ª jornada | 17/12/2025
Benfica-PSG
1-1
Estádio da Luz
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado (Letícia Almeida, 61'), Diana Gomes, Carole Costa, Marit Lund, Anna Gasper (Ana Clara Oliveira, 73'), Beatriz Cameirão, Chandra Davidson (Lara Martins, 61'), Nycole Raysla (Pauleta, 61'), Lúcia Alves (Rakel Engesvik, 61') e Cristina Prieto
Suplentes
Thaís Lima, Salomé Prat, Joana Silva, Letícia Almeida (61'), Christy Ucheibe, Rakel Engesvik (61'), Lara Martins (61'), Pauleta (61'), Ana Clara Oliveira (73'), Carolina Tristão, Carissa Boeckmann e Neide Guedes
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze do PSG
Katarzyna Kiedrzynek, Thiniba Samoura (Florianne Jourde, 65'), Élisa de Almeida (Isabela Chagas, 46'), Jennifer Echegini, Frøya Dorsin, Eva Gaetino, Elimbi Gilbert, Ornella Graziani (Léa Morissaint, 65'), Tanté Diakité (Jackie Groenen, 46'), Anaïs Ebayilin e Merveille Kanjinga (Noémie Fatier, 83')
Suplentes
Mary Earps, Océane Toussaint, Vitória Yaya, Florianne Jourde (65'), Isabela Chagas (46'), Jackie Groenen (46'), Romée Leuchter, Noémie Fatier (83'), Baby Jordy Benera e Léa Morissaint (65')
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Carole Costa (32' gp); PSG: Jennifer Echegini (5')
SL Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário