segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

FECHAR O ANO A VENCER



Consistente, o Benfica B levou a melhor sobre o Académico de Viseu, por 1-2, no jogo da 16.ª jornada da Liga 2, disputado na manhã deste domingo, 28 de dezembro, no Estádio Municipal do Fontelo.
Vinda de um triunfo sobre o Sporting B (1-0) na ronda anterior, a equipa orientada por Nélson Veríssimo procurava continuar na senda vitoriosa, diante de um oponente que não perdia no Campeonato desde 27 de setembro de 2025.
Muito disputado nos primeiros minutos, o duelo teve poucos lances de perigo junto das duas áreas na fase inicial. Aos 36', eficazes, as águias abriram o ativo, por intermédio de Leandro Santos, que finalizou uma boa jogada coletiva. Na grande área, Gonçalo Moreira assistiu o defesa que rematou cruzado de pé direito para o 0-1.
Do outro lado, a equipa da casa tentou contrariar a desvantagem, mas não conseguiu superar a defensiva encarnada.
Ao intervalo, o Benfica B vencia por 0-1.
O Académico de Viseu procurou a igualdade no recomeço. Aos 48', de fora da área, Zamora atirou colocado e a bola passou perto do poste esquerdo.




Aos 57', o emblema viseense empatou. De cabeça, João Guilherme correspondeu a um cruzamento a partir da direita e igualou (1-1).
A reação encarnada não tardou. Servido por Olívio Tomé, aos 60', Gonçalo Moreira surgiu na grande área sem oposição e rematou de pronto à base do poste direito.
Aos 67', Robinho foi admoestado com a cartolina amarela por infração sobre Peter Edokpolor. O VAR interveio, Hélder Malheiro visionou as imagens do lance e reverteu a decisão, exibindo cartão vermelho direto ao jogador do Académico de Viseu (70'). "Após revisão, o jogador n.º 9 (Robinho) comete falta grosseira. Decisão final: cancelar o cartão amarelo e exibir cartão vermelho", anunciou o juiz.
Pouco depois, aos 72', num contra-ataque, André Clóvis apareceu na grande área encarnada em boa posição, mas Ricardo Ribeiro negou-lhe o golo com uma grande intervenção.
O 2.º remate certeiro dos encarnados aconteceu aos 85' e teve como intervenientes 3 atletas lançados na etapa complementar.
Pela direita, em velocidade, Daniel Banjaqui, imparável, arrancou para o ataque, endossou para Miguel Figueiredo, autor do cruzamento para a área. O guarda-redes do Académico de Viseu afastou a bola e esta sobrou para Peter Edokpolor – eleito o Homem do Jogo – que não desperdiçou a oportunidade para atirar à baliza e fixar o resultado final (1-2).
Consumada a conquista dos 3 pontos, o Benfica B volta a competir no dia 5 de janeiro de 2026 (segunda-feira), data da receção ao FC Porto B, na 17.ª ronda da prova.
DECLARAÇÕES
Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "[O que fez a diferença?] Acima de tudo, a eficácia. Nós acabámos por ser mais eficazes do que o Viseu. Foi um jogo muito difícil. De longe, o Académico de Viseu foi a equipa mais forte que apanhámos. Não nos permitiu ter um bom início de jogo, tivemos muitas dificuldades em pegar no jogo da forma de que gostamos. Também houve muitas escorregadelas, não nos conseguimos adaptar ao relevado. Muito mérito do Viseu pela pressão que exerceu. Acabámos por ser muito eficazes na primeira oportunidade de golo. O Viseu, depois, acaba por empatar, e, logo a seguir, nós temos também uma situação de golo, com um remate do Gonçalo Moreira ao poste. Depois, uma grande defesa do Ricardo Ribeiro, já após a expulsão [no Académico de Viseu]. A partir daí, conseguimos de alguma forma equilibrar. Também fomos mexendo no jogo no sentido de transmitir alguma capacidade para a equipa ter bola, algum equilíbrio emocional de que precisávamos. Acima de tudo, acho que ficou um jogo que foi muito competitivo. Nós não entrámos bem, fomos crescendo com o jogo, fomos muito eficazes na forma como tivemos as oportunidades que acabámos por criar e depois concretizar. Os jogadores estão de parabéns pelo jogo que fizeram."
Peter Edokpolor (avançado do Benfica B, Homem do Jogo): "Sinto-me muito feliz. Demos o nosso melhor, demos tudo até ao fim. Estou feliz pelo golo, pela equipa e pela nossa vitória."




Martim Ferreira (médio do Benfica B): "Sabíamos que o jogo ia ser complicado. O Académico de Viseu tem vindo a fazer uma boa sequência de jogos, nos últimos 9 jogos [até este domingo] não perdeu, e nós viemos com a mentalidade de ganhar desde o primeiro minuto. Foi um jogo bem disputado. Não houve muitas oportunidades da nossa parte, o Académico de Viseu também não teve assim tantas oportunidades. Soubemos aproveitar as oportunidades que tivemos. Ainda mandámos aquela bola ao poste, pelo Gonçalo Moreira, após o golo do Académico, e aguentámos até ao final. Procurámos sempre o golo da vitória, foi isso que aconteceu. Estamos muito felizes. A equipa tem vindo a ganhar maturidade jogo após jogo. É isso que vamos continuar a fazer e entrar em cada jogo para ganhar."




Liga 2 | 16.ª jornada | 28/12/2025
Académico de Viseu-Benfica B
1-2
Estádio Municipal do Fontelo
Onze do Benfica B
Ricardo Ribeiro, Rui Silva (Daniel Banjaqui, 81'), Martim Ferreira, João Fonseca, Leandro Santos, Diogo Prioste, João Veloso (Tomás Cruz, 49'), José Neto, Gonçalo Moreira (Peter Edokpolor, 62'), Olívio Tomé (Ivan Lima, 62') e Jelani Trevisan (Miguel Figueiredo, 81')
Suplentes
Alexander Sandahl, Daniel Banjaqui (81'), Miguel Figueiredo (81'), Federico Coletta, Peter Edokpolor (62'), Tiago Parente, Ivan Lima (62') e Tomás Cruz (49')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do Académico de Viseu
Gril, Michelis, Luís Silva, Robinho, Messeguem, Kahraman (Tomás Domingos, 73'), João Guilherme, Zamora, André Clóvis (Simão Silva, 86'), Rúben Pereira e Gu Costa
Suplentes
Bruno Brígido, Pedro Barcelos, Samba Koné, Rodrigo Guedes, Tomás Domingos (73'), Lorougnon Gohi, Francisco Machado, Tomás Silva e Simão Silva (86')
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica B: Leandro Santos (36') e Peter Edokpolor (85'); Académico de Viseu: João Guilherme (57')
Boletim clínico do Benfica B
Leandro Martins (lesão muscular na coxa direita); Eduardo Fernandes (lesão muscular na coxa esquerda); e Tiago Freitas (lesão traumática no joelho direito)
Factos relevantes
Académico de Viseu: Robinho expulso aos 70' (cartão vermelho direto)
SL Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário