Renovação do contrato de Jesus: sim ou não?
Autor: FILIPE SOUSA, 25 ANOS, TÉCNICO DE CARDIOPNEUMOLOGIA
Sou benfiquista e cresci na fase mais negra da
história do meu clube. Camiões e mais camiões de jogadores de qualidade duvidosa (ou nem isso), prestações vergonhosas na Europa - e até épocas em que nem lá fomos - ou humilhações contra os rivais (ou até contra clubes de menor nomeada) foram o "prato do dia" durante muito tempo. Todavia, apesar de nunca ter convivido com os tão proclamados sucessos europeus do meu clube, acho que a própria grandeza do mesmo me fez perceber o que foi o Benfica e o que ainda deveria ser hoje, não fosse o surgimento de uma série de "personagens" que tentaram servir-se do clube, ao invés de o servirem. Artur Jorge, Manuel Damásio, Vale e Azevedo e muitos outros.
Serve esta pequena introdução para dizer que tenho vindo a apreciar o trabalho de Jorge Jesus, muito embora tenha cometido alguns erros graves, mas com algumas reticências. Se me perguntarem se quero JJ no Benfica mais tempo? Não sei bem, mas acima de tudo penso que devemos esperar pelo final da época para tirar conclusões e tomar decisões. Acho que JJ é um dos melhores treinadores portugueses dos últimos 30 anos, mas funcionaria muito melhor numa estrutura mais competente. Apesar de não nutrir a mínima simpatia pelo FC Porto, não me custa muito admitir que, se lá estivesse, JJ não teria apoio nas suas birras (relativas a determinados jogadores) ou nas suas teimas em insistir em jogadores medíocres (como Emerson, na época passada). Não faria gestões suicidas de plantel como há 2 épocas, não jogaria de forma suicida (como aquele famoso jogo em Guimarães na época passada, em que jogou com Matic e Aimar sozinhos no meio campo)... Enfim, teria um aproveitamento muito melhor, por via de um acompanhamento mais ajustado.
Tudo isto para dizer o quê? Que fui a favor da saída do treinador no final da época passada, mas que actualmente penso de forma diferente. Não é a direcção que segura JJ; é JJ que segura a direcção. JJ, apesar de teimoso, inventou um meio campo muito competente após as saídas (que não foram devidamente acauteladas) de 2 titulares da época passada; JJ transformou Matic num "6" (com tendências de "8") de classe mundial; JJ transformou um extremo mediano num "8" de grande qualidade; JJ moldou Ola John, um jogador que só sabia atacar e agora também já faz bom trabalho defensivo; JJ tranformou a dupla Cardozo-Lima numa sociedade goleadora temível. A isto tudo, junte-se a fortuna que o clube fez com David Luiz, Javi, Coentrão, Di Maria ou Witsel e temos uma quantidade bastante razoável de méritos. Para nem falar no futebol de grande qualidade.
No reverso da medalha, temos alguns dos defeitos que referi acima, que já nos custaram alguns títulos. Mas agora pergunto eu: e se a direcção funcionasse devidamente, pusesse cobro a actos irresponsáveis e fizesse ver a JJ que, acima dele, está o clube, pelo que este tem que se submeter às suas regras e deixar de parte as suas teimosias?
Nesse caso, talvez o FCP não tivesse sido campeão na época passada e provavelmente por esta altura ainda estaríamos na Liga dos Campeões e não na 2ª competição europeia.
Pensem nisto!
Força Benfica!
Sem comentários:
Enviar um comentário