quarta-feira, 23 de julho de 2014

BENFICA - AJAX, DOIS COLOSSOS DO FUTEBOL EUROPEU NA EUSÉBIO CUP

Frente-a-frente de dois colossos do Futebol europeu na Eusébio Cup
Frente-a-frente de dois colossos do Futebol europeu na Eusébio Cup

7.ª edição é este sábado

Frente-a-frente de dois colossos do Futebol europeu na Eusébio Cup

A Eusébio Cup foi criada na pré-época de 2008/09 como forma de homenagear o nome maior do Futebol do Sport Lisboa e Benfica e um dos maiores do Mundo. Nas seis edições anteriores, vários emblemas de destaque pisaram o relvado da “Catedral” e elevaram bem alto o nome de Eusébio da Silva Ferreira com a qualidade dos seus executantes.

O “King” faleceu a 5 de Janeiro último e na primeira edição póstuma a qualidade não podia descer. Desta forma, o Benfica convidou o Ajax. O colosso holandês tem 33 Campeonatos – tantos como o Benfica – vai trazer consigo uma série de jovens de valor e o Futebol positivo, tão típico na Holanda como as tulipas.

O jogo, que se realiza sábado, às 19h45 será o sétimo entre os dois emblemas, sendo que nos seis anteriores, o clube de Amesterdão leva ligeira vantagem. Tudo começou na longínqua época de 1968/69. O Benfica tinha conquistado duas Taças dos Clubes Campeões Europeus e marcado presença em várias Finais da competição; o Ajax começava a construir a equipa que daria fama ao clube, que daria o nome de “laranja mecânica” à Holanda e que conquistaria, anos depois, o “Tri” na competição maior de clubes na Europa. Nesses quartos-de-final, Benfica e Ajax ganharam por 3-1 cada um dos desafios e teve de haver um terceiro jogo para desempatar. Os holandeses foram mais fortes e venceram por 3-0.

Novo encontro em 1971/72 e de novo o Ajax a sair por cima. Meia-final da TCCE, o conjunto de Amesterdão vence 1-0 em casa e na Luz aguenta o nulo nos 90 minutos. Mais recentemente, em 2009/10, durante a pré-temporada, os clubes encontram-se na Arena de Amesterdão para disputar o Torneio da cidade. O Benfica vence por 2-3, com uma excelente exibição e golos de Aissati na própria baliza, de Di María e de David Luiz.

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário