segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SL BENFICA EM DESTAQUE NA “THESE FOOTBALL TIMES”


PUBLICAÇÃO INGLESA ENALTECE NOVA FILOSOFIA DOS ENCARNADOS

'These Football Times', ligada ao 'The Guardian', fez trabalho sobre o Benfica
O site 'These Football Times', ligado ao jornal 'The Guardian', dá destaque à nova filosofia do Benfica, que apelida de 'plano centrado na juventude para dominar em Portugal e desafiar na Europa'. Num artigo de fundo, aquela publicação recorda a fase dominadora do FC Porto e a entrada numa outra era, com o Benfica também a conquistar títulos. Tudo começou em 2009, com Jorge Jesus, agora treinador do Sporting. "As sementes do renascimento foram plantadas em 2009, quando o Benfica recebeu o enigmático treinador Jorge Jesus", pode ler-se, recordando-se ainda uma equipa na qual constavam David Luiz, Ramires e Angel Di Maria.

"Jesus deu uma estabilidade pouco habitual ao Benfica e muitos dos seus problemas foram afastados pela absurda natureza do seu treinador, cuja personalidade reflete uma versão portuguesa do lendário treinador checo Zdenek Zeman", escreve o mesmo texto, que depois recorda o facto de Jesus "não estar preparado para dar oportunidade" aos jovens da formação do Seixal. Tudo mudaria, então em 2015. "O ressurgimento do Benfica não ficaria completo sem a intervenção do seu terceiro mais importante clube, o Sporting", analisa o mesmo artigo, recordando a saída de JJ para os leões.

Seguiu-se então Rui Vitória e a aposta na juventude: "Essa política prendia-se com o uso máximo da sua academia". Uma aposta que rendeu muito milhões, conforme recorda o mesmo texto, mas que levou também a várias revelações. "Desde a chegada de Rui Vitória, jogadores jovens como Victor Lindelöf, Gonçalo Guedes, Ederson e Zé Gomes ajudaram na equipa principal, com Lindelöf e Ederson a ser notavelmente influentes". Para lá da aposta na juventude da casa, as "contratações inteligentes, baratas e jovens" também são destacados. São os casos de Alex Grimaldo, Franco Cervi, André Horta, Nelson Semedo, Andrija Zivkovic, Danilo Barbosa ou Rafa Silva, ainda que a inclusão de Semedo seja, muito provavelmente, um engano por parte do seu autor, já que o lateral direito já está nas águias desde 2012.

Destacando o arranque de temporada efetuado em 2016/17, o 'These Football Times' enaltece a consistência da equipa, que tem "o experiente Ljubomir Fejsa no centro de tudo", mas a análise também rende palavras de elogio a Lisandro López, André Horta, Cervi e Guedes.

Por fim, o TFT recorda a "tarefa enorme que será reduzir o passivo" do clube, ainda que "as fundações para o minimizar dessa dívida" estejam já "perfeitamente assentes". "Isto é importante porque, com grande segurança financeira, o Benfica poderá conseguir mais facilmente segurar os seus talentos. Isto terá o potencial de elevar os campeões portugueses de uma equipa produtora de elite para uma verdadeira equipa da elite europeia", prevê o mesmo texto, que deixa ainda uma consideração final.

"Eventualmente, alguns dos seus maiores talentos irão sair do clube, provavelmente por enorme quantias de dinheiro. Muitos irão substitui-los e irão também ser vendidos. Mas mesmo durante este período de formação, o Benfica irá continur a exercer um domínio que deixará os seus adeptos entusiasmados. Enquanto isso, as aventuras nas fases a eliminar da Champions, os títulos nacionais e um futebol fantástico começam a tornar-se norma no Estádio da Luz".

Sem comentários:

Enviar um comentário