segunda-feira, 4 de junho de 2018

BEM-VINDO, CASTILLO!


FUTEBOL
O avançado, de 25 anos, é internacional pelo Chile e reforça o Benfica para 2018/19. Ficou impressionado com a grandeza do Clube, com a imponência do Estádio e com o carinho que recebeu dos adeptos. Quer responder em campo “o mais rápido possível”.
Nicolás Castillo, avançado chileno de 25 anos, é reforço da equipa de futebol do Benfica para a temporada 2018/19. Depois dos habituais exames médicos, assinou por cinco épocas e assumiu estar cheio de vontade de começar a "dar tudo em campo".
O internacional pelo Chile já teve oportunidade de conhecer o Estádio da Luz, local que será a sua casa nos próximos cinco anos.
É muito bonito. Já me disseram que os adeptos são muito fiéis e isso é sempre bompara nós, jogadores. Esperamos responder no relvado. O Estádio é bonito e espero cá jogar o mais rápido possível”, afirmou Castillo, em declarações exclusivas.
O avançado teve oportunidade de ver vídeos de jogos do Benfica e o que espera para as partidas é “um ambiente incrível”.
“Já tive oportunidade de ver vídeos dos jogos e sei que há sempre muito apoio”, acrescentou, adiantando ainda: “É a primeira vez que o visito. É muito imponente, todo vermelho. Quero jogar aqui o quanto antes.”
Castillo
Ao pisar o relvado, Castillo esteve perto da águia, o símbolo vivo do Clube que não deixa ninguém indiferente.
Ao ver a águia, apercebo-me que é muito simbólico para as pessoas do Clube, mas também para os estrangeiros. É um orgulho poder estar aqui”, sublinhou.
Os Benfiquistas são uns adeptos exigentes, mas também muito próximos da equipa, algo que o reforço demonstrou conhecer.
Já me disseram que os adeptos estão sempre com a equipa”, comentou, revelando que havia recebido mensagens destes, mal começaram as notícias que indicavam a mudança do avançado para a Luz: “Os adeptos já sabiam que vinha para cá, mostraram o seu carinho nas redes sociais. Estou muito contente.”

Castillo esteve na loja do Estádio da Luz onde pôde vestir a camisola com o seu nome estampado nas costas e, ao mesmo tempo, privar com adeptos pequenos e graúdos.
“Foi muito bonito. É algo com que todos os jogadores sonham quando chegam a uma equipa nova. Ver a camisola com o teu número e nome é algo muito importante”, afiançou.
Castillo admitiu, ainda, que demorou muito pouco tempo para aceitar a proposta do Benfica.
“Mal soube do interesse do Benfica, o que queria era vir. É um clube grande, conhecido mundialmente, com muitos adeptos e muito falado, e nem demorei um minuto a decidir vir para cá”, revelou.
Castillo

“Luisão é o capitão e um histórico”

Andando com a fita para trás, foi altura de recordar os primeiros momentos de Castillo no futebol. O chileno lembrou como tudo começou.
“Quando jogava na rua, em pequeno, já sonhava ser jogador de futebol. Tive a sorte de ter pais que sempre me levaram aos jogos, bem como o meu avô. Tenho de lhes agradecer. Foi assim que começou o sonho e que me permitiu chegar aqui”, assinalou.
Hoje, Castillo é um avançado temível para as defesas contrárias. “Quando era mais novo jogava noutras posições, mas a partir dos 16 anos comecei a ter uma posição mais fixa”, reconheceu.
Castillo
Nem tudo é novo para o chileno. Castillo assumiu que “já conhecia o Benfica, mas também a cidade, que é muito bonita, ou mesmo a liga portuguesa”. “Conheço o Di María, que jogou aqui, o Luisão, que é o capitão e um histórico. Admiro-os muito”, completou.
De um avançado esperam-se golos. Castillo diz-se pronto para responder na relva e ajudar a equipa.
“Essa é a minha ideia, a minha meta. Venho para ajudar o Clube, para que continue a ser o mais importante de Portugal. Não vejo a hora de jogar perante os adeptos”, frisou.
E objetivos? Sempre com os pés assentes no chão, apontou a uma partida de cada vez.
Sempre que chego a uma equipa penso partida a partida. Todos os jogos são difíceis”, realçou.
Castillo
O Benfica será a segunda experiência na Europa depois de ter jogado no Velho Continente entre 2013 e 2016.
“Cheguei jovem, um pouco imaturo. Agora estou a 100%, passei de novo pelo Chile, estive no México e isso ajudou-me muitíssimo. Joguei em ligas incríveis, em todas aproveitei e aprendi. Agora venho com a ideia de jogar e ajudar no que a equipa precisar”, reforçou. “Estou com muita motivação e com foco no Benfica”, acrescentou.

“Estar no Benfica é uma grande responsabilidade”

Passados os exames médicos e conhecido o Estádio da Luz era hora de assinar o contrato que oficializa a ligação ao Clube.
Castillo e Luís Filipe Vieira
“Tudo correu como queria. Estar no Benfica é uma grande responsabilidade, mas também uma motivação para continuar a somar títulos”, destacou, assegurando que vai “ajudar o Benfica” e “tentar crescer pessoal e profissionalmente”.
Aos adeptos agradeceu as mensagens de carinho enviadas via redes sociais: “Muito obrigado por todas as mensagens que me enviaram. O que quero é dar tudo em campo em todas as partidas.” E revelou o que dele podem esperar: “Podem esperar um Castillo que vai procurar marcar golos para ajudar a equipa.”
PERFIL DE CASTILLO
FUTEBOL

Admirador do estilo de Ibrahimovic, o internacional chileno “é um avançado que escolhe o melhor caminho e finaliza rapidamente”, nas palavras de Michel Preud’homme, que o treinou na Bélgica. O reforço benfiquista colecionou golos no Chile e no México, mas também elogios: “É um matador, um ‘animal’, sempre com vontade de que alguém o assista para fazer golo.”
Nicolás Ignacio Castillo Mora, ou simplesmente Castillo, é reforço da equipa de futebol do Benfica para a época 2018/19. O avançado, de 25 anos, representava os mexicanos do Pumas onde fez vibrar os adeptos com os dotes goleadores que já mostrara no Universidad Católica, do Chile, onde nasceu a 14 de fevereiro de 1993.
Filho de Humberto, antigo futebolista de um pequeno clube chileno chamado Lourdes, Castillo ganhou o gosto pelo futebol com o progenitor. Desde tenra idade exibia talento para o futebol com os amigos nas ruas de Rinca, bairro onde vivia em Santiago do Chile.
Aos quatro anos, Castillo entrou nas escolas do Lourdes onde permaneceu até aos sete. Adepto do Universidad Católica por influência do avô, que o levava aos jogos da equipa, Castillo, ainda assim, ingressou nos escalões de formação do Colo Colo. Em 2005, porém, começou a realizar o sonho de vestir a camisola do emblema chileno com que mais se identificava, ali permanecendo até 2013. Passou pelos vários escalões jovens e em 2010, com apenas 17 anos, assinou o seu primeiro contrato profissional.
Castillo
ALGUNS NÚMEROS DE CASTILLO
ClubeGolos
Pumas (México)26
Universidad Católica (Chile)58
Brugge (Bélgica)13

Leonardo Zamora

Leonardo Zamora: “É muito potente, gosta de jogar e faz jogar a equipa”

Sem ser um avançado muito alto (1,80 m), El Zlatan, alcunha por que é conhecido por ser admirador do estilo do sueco Zlatan Ibrahimovic, Castillo é descrito por quem o conhece como muito forte e letal na hora de atirar à baliza.
Em declarações exclusivas ao Site Oficial, Leonardo Zamora, que foi treinador adjunto de Mario Salas na seleção de Sub-20 do Chile e no Universidad Católica em 2016, retratou um jogador que conhece tão bem como as palmas das suas mãos.
“Nicólas é um avançado muito potente, que remata muito bem. Além de ser um bom ponta de lança, é um avançado de área, um bom jogador de equipa, que gosta de jogar e fazer jogar a equipa. Tem um remate muito bom, tem um bom jogo aéreo, não sendo um avançado muito alto. Funciona bem como avançado referência”, revelou.
O pé direito é o mais forte, mas também marca golos com o pé esquerdo. É igualmente um bom executante de livres diretos e grandes penalidades”, acrescentou o treinador sobre o internacional chileno.
Castillo
Castillo já teve experiência no Velho Continente. Passou pela Europa entre 2013 e 2016 e agora está de regresso. Leonardo Zamora considera que este é o momento ideal e o clube certo.
“Parece-me que Castillo está num momento, pessoal e de maturidade, que o posiciona melhor agora do que quando esteve na Europa pela primeira vez. Parece-me que Portugal, pelo futebol que joga e pelo país em si, que é mais latino do que os países onde esteve, permitirá que se sinta mais confortável para exibir as muitas qualidades que tem. Já viveu uma temporada fora, no México, e parece-me mais bem preparado. O futebol português é mais exigente. Porém, com a mentalidade que tem agora, com a evolução que fez, com a sua maturidade atual e pelo profissional que é, não tenho dúvida de que, se mantiver o nível que mostrou no Universidade Católica e no México, vai ter sucesso no Benfica”, assegurou.
E a pressão dos adeptos e do Benfica enquanto clube que luta para conquistar todas as provas em que participa? “Castillo é um rapaz que sempre demonstrou que sabe aguentar a pressão e lutar pelo campeonato numa equipa grande. No Universidad Católica foi bicampeão e foi goleador”, apontou.
Michel Preud'homme

Michel Preud’homme: “Verdadeiro avançado que finaliza rapidamente”

Aos 20 anos, Castillo registava 29 golos no Universidad Católica e chamou à atenção do Club Brugge, que o contratou. Na Bélgica, foi treinado por Michel Preud’homme, antigo guarda-redes do Benfica, que naquela altura multiplicou elogios sobre o internacional chileno.
“É um verdadeiro avançado, que procura finalizar rapidamente. Se vê uma oportunidade de finalizar, não há dúvida de que vai marcar. Procura sempre o melhor caminho”, disse então Preud’homme à Imprensa belga.
Um dos aspetos que mais saltam à vista em Castillo é a capacidade que demonstra nas bolas paradas, nomeadamente nos livres diretos e nos penáltis, e na pressão que coloca sobre as defesas contrárias.
“Treina bastante os livres diretos. Já sabíamos que ele era bom nesse aspeto quando o adquirimos. É agressivo no ataque e pressiona imenso os defesas”, elencou Preud’homme.
Castillo

“Um matador sempre com vontade de que alguém o assista para fazer golo”

Seguiram-se curtas passagens por Mainz (Alemanha) e Frosinone (Itália) antes de regressar ao Chile. Castillo juntou o talento inato à maturidade, fez golos em catadupa, mormente um póquer na vitória, por 2-6, frente ao Deportes Iquique e juntou-lhe mais quatro bis. Tal acutilância deixou o avançado que, entretanto, se estreara pela principal seleção do Chile, nos radares do Pumas.
No país dos sombreros entrou a todo o gás e deixou rendidas algumas glórias de outros tempos do Pumas. Luis García considerou Castillo “um matador, um ‘animal’”, alertando que ele “está sempre com vontade de que alguém o assista para fazer golo”.
Enrique Borja seguiu pelo mesmo diapasão: “Castillo é um grande goleador. Pode estar sempre a concretizar.”
Castillo
Mal chegou, em 2016/17, para jogar no Torneio Clausura, Castillo registou a impressionante média de 1,08 golos por jogo, terminando essa temporada com 21 tentos em 25 encontros.
A vida corria bem ao avançado dentro e fora dos relvados – assumiu, em entrevista à FOX Sports, sentir-se bem e poder usufruir neste país de outros hóbis como o golfe ou o ginásio que tinha em casa – e isso refletia-se nos números. Em 2017/18 deu seguimento ao faro pelo golo, terminando a época com 18 golos – três bis e um hat-trick (este em abril, há pouco mais de um mês, frente ao Puebla) – em 32 jogos em todas as competições pelo Pumas, sendo que registou, ainda, três assistências.
Agustin Marchesin, guarda-redes do América do México, cruzou-se no campo com o agora reforço das águias e ficou rendido: “É um grande jogador que vem demonstrando uma qualidade imensa. É sempre bom enfrentar jogadores com esta classe.”
Castillo

Carreira recheada de golos e títulos

Aos 25 anos, Nicolás Castillo soma 97 golos ao serviço de clubes. Desde cedo se destacou dos demais e isso deu origem a vários PRÉMIOS individuais na formação e nos seniores:
  • Melhor jogador da formação do Universidad Católica (2010);
  • Goleador do Campeonato Sub-17 (2011);
  • Melhor jovem jogador da Taça Sul-Americana (2012);
  • Eleito para o onze ideal do Campeonato Sul-Americano de Sub-20 (2013);
  • Melhor marcador da primeira divisão no Chile - Torneio Apertura e Clausura (2016).
Castillo
Em termos coletivos, CONQUISTOU:

  • 1 Copa América;
  • 1 Taça da Bélgica;
  • 1 Liga Clausura do Chile;
  • 1 Liga Apertura do Chile;
  • 1 Taça do Chile;
  • 1 Supertaça do Chile.

Sem comentários:

Enviar um comentário