sábado, 22 de dezembro de 2018

"DAR SEQUÊNCIA AOS TRIUNFOS"


FUTEBOL
O Benfica recebe o SC Braga este sábado (17h30) no jogo da 14.ª jornada da Liga NOS.
O SL Benfica está em quatro competições e vai "disputá-las de forma convicta". Foi esta a garantia deixada por Rui Vitória na véspera da receção ao SC Braga (domingo, às 17h30), no jogo da 14.ª jornada da Liga NOS que será, segundo o técnico encarnado, "disputado em cada palmo do terreno".
Este jogo com SC Braga tem o mesmo grau de dificuldade do que se fosse um FC Porto ou um Sporting?
É um adversário com qualidade, que está no topo da tabela, portanto, é um adversário difícil, e eu diria que sim. Temos essa noção, mas vamos para o jogo com uma grande vontade e uma grande determinação. Será um jogo muito bem disputado, disputado em cada palmo de terreno, de forma bem vincada, frente a um adversário que nos vai colocar alguns problemas, mas estamos perfeitamente identificados com eles. Tem uma saída de bola cá a trás, diferente daquilo que a maioria das equipas faz, com uma saída de três, com o lateral a fazer o terceiro homem mais na zona de construção. Depois, com dois homens mais avançados, com mobilidades e movimentos interessantes, jogo interior bom… mas uma equipa que também tem algumas lacunas em algumas zonas do campo… Antevejo um jogo bem disputado, com duas equipas a quererem ganhar e nós, a jogar na nossa casa, queremos dar sequência às vitórias que temos vindo a ter.

O Benfica venceu os últimos seis jogos mas os últimos quatro ganhou-os pela margem mínima. Isto dá-lhe seguraça ou acredita que o Benfica terá de elevar os índices exibicionais para vencer amanhã um SC Braga forte?
Nós teremos de estar fortes amanhã para vencer um SC Braga forte! Isso concordo! Mas temos de estar fortes em todos os jogos e nesta fase de retoma era fundamental ganhar e era também fundamental entrar nesta rota de estar em todas as competições prontos para as disputar. Felizmente, nesta altura estamos. Do ponto de vista da qualidade ainda pode melhorar? Pode! Mas quais são as equipas que na realidade têm esse nível exibicional constante desde o início da época? O que é que nos vale termos feito talvez a primeira melhor primeira parte da época do Campeonato em Belém? Ganhámos algum ponto? O que é que fez a nossa exibição com o Ajax? Ganhámos algum ponto? Nesta altura, o importante é estarmos na rota do Campeonato e estamos nesta altura nas quatro competições. Podíamos ter jogado muito bem um jogo destes últimos e podíamos ter perdido e agora estávamos mais longe! Era isso que não queríamos e não queremos. Estamos nas quatro competições e vamos disputá-las de forma determinada e convicta. Amanhã [domingo] sabemos que é um jogo importante para as duas equipas. Nós, a jogar em casa, Estádio da Luz cheio a dois dias do jogo… vamos querer naturalmente ganhar! Isso é claro, seja com melhor ou pior exibição. O nosso propósito é jogar bem e ganhar!
Estando o Benfica atrás do SC Braga no Campeonato, este jogo é mais importante por isso, ou já é importante porque o Benfica é o Benfica?
É importante porque, de facto, o Benfica é o Benfica! Seja qual for o adversário, importa sim ganhar, somar três pontos e passar as próximas eliminatórias e tudo isso. É o Braga, é uma boa equipa, que está a fazer um belíssimo Campeonato, é este o adversário que temos pela frente, como já apanhámos outros de grau de dificuldade elevado. Também sabe que do outro lado está uma equipa que está preparada e que vai querer ganhar no seu Estádio e com o apoio dos Benfiquistas e quando esta ligação se estabelece ficamos ainda mais fortes!
Quando é que a equipa vai ultrapassar a fase de retoma e, mais do que vencer, vai começar a convencer?
A fase de retoma é fundamental! Desde o jogo com Moreirense tivemos oito vitórias, uma derrota e um empate e era fundamental irmos alcançando estes objetivos… e quais foram? Já que não se conseguiu passar para os oitavos de final da Liga dos Campeões, entrar como cabeça de série na Liga Europa, mantermo-nos na luta pelo Campeonato, passar a próxima eliminatória da Taça de Portugal e semos líderes do nosso Grupo da Taça da Liga. Isso tudo está alcançado! Há momentos melhores do que outros na épocas, já tivemos momentos melhores do ponto de vista exibicional e esses momentos vão voltar a aparecer. Os índices de confiança e de tranquilidade dos jogadores também vão subir – é nisso que acreditamos! – e a qualidade está cá e vai revelar-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário