"A chegada da tecnologia à arbitragem desumanizou o erro. E quando isso aconteceu, foi retirado aos árbitros a jargão do «não vi» ou ainda do «tudo aconteceu numa fracção de segundo», com que normalmente justificavam as más decisões. O vídeo, em suma, acabou com a desculpa da falibilidade humana que conduzia à má decisão. E erradicou a tolerância que derivava da solidão do árbitro no momento de apitar. Hoje, com todos os meios auxiliares de diagnóstico colocados ao serviço da arbitragem, o que está a ser posto a nu é a incompetência de boa parte dos juízes de campo e de televisão, que mostram escassos argumentos para exercerem tal função.
Não sendo este um problema estritamente português - ainda esta semana houve em Espanha mosquitos por cordas pela validação de um golo amplamente irregular de Luís Suárez - vai sendo por vá que as ondas de choque são mais sentidas. Não é pois, fácil, a tarefa do presidente do Conselho de Arbitragem, que gere um plantel medíocre, que não tem assento, aliás, na elite medíocre, que não tem assento, aliás, na elite europeia. O que fazer, então? Será necessário que venha uma nova fornada de árbitros com maior qualidade e isso não só não é certo como demora alguns anos. Entretanto, haverá que viver com a pobreza franciscana vigente e com os danos que isso causa à credibilidade do futebol. De qualquer forma, seria bom que Fontelas Gomes viesse esclarecer os critérios de classificação e as fórmulas de promoções e despromoções, quer para os árbitros de campo quer para os VAR. Porque há casos em que venha quem vier, pior não há de ser...
Benfica e FC Porto, pelo que fizeram e pelo que jogaram, num dos clássicos mais interessantes de seguir nos últimos anos, não mereceram um trabalho tão desastrado dos seus árbitros escalados. Mas no fim só um é que riu..."
José Manuel Delgado, in A Bola
Pensos, pensos e mais pensos que o insuspeito JMDelgado tenta pôr nas nossas feridas, causadas pela podridão e pelo anti-Benfiquismo organizado que grassa nos bastidores do Futebol Português. LFV só agora abriu a boca...mas já vai tarde demais ; o mal está espalhado e agora o Benfica que se aguente. Após o jogo, nas suas declarações a condenar o que se passou em Braga, com o VAR e a arbitragem , teve que meter a fífia saloia do costume ao afirmar…" não são precisos reforços, porque os reforços estiveram ali dentro do campo…" ??? Para já, quase NINGUÉM concordará com ele...e depois CABE AO TÉCNICO BRUNO LAGE E SÓ A ELE, a decisão sobre quem faz falta ou não . LFV, falando assim, reduz o Técnico a um mero pau mandado. Reforça ou não reforça...mas decide isso internamente, cara a cara com B.Lage. Ponto. A maioria dos SÓCIOS ainda não esqueceu o AMADORISMO , A SOBRANCERIA E A SALOICE que nos fizeram perder o Penta , situação em que o DUO LFV/R.Vitória fica MUITO MAL NA FOTOGRAFIA.(Estou convicto que haverão repercussões disso nas próximas eleições.) Não é só a FPF do "amigo" F.Gomes (do Apitoo Dourado…) e do P.Proença ( também do Apito Dourado…) que estão em causa. Ainda hoje o MP, como que de propósito, revelou que vai fazer apelo para tentar levar o Benfica a Tribunal…!!! Ele é a Justiça, é a Polícia...tudo contra o Benfica . E os processos, em "banho-maria" , propositadamente ou não , cujo desenlace é cheio de incertezas, servem para se ir destilando aqui e ali, notícias a uma imprenas ávida de títulos anti-Benfica. Muita gente pensava que após a detenção do Ladrão Informático, os espíritos se acalmariam. Não é o caso e percebe-se que "do outro lado" deve haver todo um arsenal, pronto, para abater ainda mais o Benfica. O Varandas, cujo clube está ENLAMEADO pelo "Cashball",(corrupção com provas recolhidas pela Polícia…) continua a falar do Benfica , e isto faz-me pensar que a condenação do scp á descida de divisão, em pelo menos 4 modalidades...está-se a revelar uma quimera. Deixaram a porta escancarada no Apito Dourado ao não condenarem OS LADRÕES...sem que o Benfica tenha reagido, note-se, e agora servem-nos "O Regresso do Apito Dourado.2", a cores e em estéreo,(dois clubes em vez de um só.)!!!
ResponderEliminarTodos conhecem o jogo e futebol não é com certeza! E, o que está a ser posto a nu, não é a mediocridade dos juízes mas sim aquilo que é previamente premeditado e a promiscuidade entre estes e outros agentes da nojeira que é o futebol Português. Alguém duvida que existam bons árbitros em Portugal? Talvez não cumpram é os padrões no critério de selecção conforme as conveniências de quem é procurado para os seleccionar. Com esta classe dirigente e administrativa o murro na mesa era "fechar" o futebol em Portugal por período incerto ... pois gente séria, honesta e de escrúpulos, além de não terem o mínimo interesse por posições relevantes no que gravita em torno do futebol, não têm sequer a mínima hipótese de almejar tais cargos.
ResponderEliminarCORTAR relações com os FRUTEIROS para já. Será pedir demais a LFV ???!!! Depois DESMASCARAR a SANTA ALIANÇA, cuja estratégia é utilizar o próprio VAR em seu benefício, utilizando o próprio VAR, como provas audio e imagem, para colocar em cima a mesa como PROVAS de MANIPULAÇÂO RESULTADOS, e apresentar propostas para alterar a utilização do mesmo… na continuidade condenar o silêncio da FPF, LIGA, CA, e a falta de capacidade de serem estes a ASSUMIR o FALHANÇO do VAR nos moldes atuais e a apresentarem as propostas necessárias. Será isto pedir muito a LFV e à sua equipa de comunicação, ou vamos continuar com algumas explosões extemporâneas do PRESIDENTE com a constatação dos fatos seguidas de SILÊNCIO !!! OS BENFIQUISTAS, já sabiam que isto ia acontecer, só a tal estrutura dos dez anos á frente é que NÂO...Caro Presidente siga a LUZ dos SÓCIOS, ASSOCIADOS e ADEPTOS e dê umas tréguas às que lhe surgem pela calada da noite porque essaspodem ser SOPROS de alguém que se especializou em assuntos do CALOR da NOITE, e daí nada de bom pode vir ...
ResponderEliminar